Mundo Narrado e Mundo Comentado





Mundo Narrado e Mundo Comentado na Comunicação: Breve Comentário

Na lingüística temos dois mundos: o mundo narrado e comentado..Para distinguir um do outro basta saber os tempos verbais e saparar por mundo.
Verbos conjugados nos tempos pretérito "perfeito, imperfeito, mais que perfeito) e presente do Indicativo", pertencem ao mundo narrado; verbo no "infinitivo, futuros(simples, futuro do pretérito) e todos do subjuntivo" são mundo comentado.

O significado dos dois mundos na comunicação é a veracidade da ação comunicativa entre um interlocutor para o ouvinte, ou seja, se o interlocutor conjugar verbos do mundo narrado significa que as palavras deles  supostamente são verdadeiras, mas se usar verbos do mundo comentado, o qual indica "incerteza" a ação comunicativa supostamentenão é verossímel.

NOTA: OBSERVE OS EXEMPLOS A SEGUIR:

DISCURSO DE POLÍTICO: "EU FAREI OBRAS EM SÃO PAULO PARA MELHORAR A VIDA DO TRABALHADOR"....As palavras em itálico contém verbos indicando ações no futuro simples e infinitivo, os quais indicam uma ação pouco provável de acontecer, portanto essa frase está no "MUNDO COMENTADO" (não verossímel).


O MESMO EXEMPLO NO MUNDO NARRADO: "EU FIZ AS OBRAS EM SÃO PAULO QUE MELHOROU A VIDA DO TRABALHADOR"...Nota-se que os verbos conjugados no passado dão veracidade na frase pelo fato do interlocutor está citando o que fez, fazendo com que o ouvinte lembre-se de fatos já consumados, os quais dão credibilidade ao interlocutor.

Uma rápida conclusão que temos sobre esses dois mundos acerca das funções dos tempos verbais nas ações comunicativas, são fontes de argumentos, os quais podem determinar possivelmente a veracidade ou incerteza nas ações interlocutórias e de um modo geral estabelecer estratégias para o convencimento de um receptor.


Por Lady Hannah

Fontes: Koch, Ingedore Villaça. Argumentação e linguagem, 3.ed. São Paulo: Cortez, 1993


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção