Dom Casmurro - Machado de Assis ( Breve Resumo e Análise)

"Dom Casmurro"


Resumo 


Bentinho, chamado de Dom Casmurro, (O nome o qual significa, O Introspectivo),  por um rapaz de seu bairro, decide atar tomar uma decisão em sua vida. A partir daí, inicia contando sua história,  "Importante salientar esse detalhe"! Morando em Matacavalos com sua mãe Dona Glória, viúva, José Dias o agregado, Tio Cosme advogado e viúvo e a viúva prima Justina, Bentinho possuía uma vizinha que conviveu como  sua irmã-namorada, Capitolina  "Capitu" . O projeto de vida de Bentinho  já estava traçado, sua mãe havia feito uma promessa o qual  o Jovem iria para um seminário e tornar-se-ia um Padre. Cumprindo a promessa Bentinho foi para  o seminário, mas sempre desejando sair, pois se tornando Padre não poderia casar se com Capitu. José Dias sempre foi contra ao namoro dos dois,  o qual consegue retirar Bentinho do seminário convencendo Dona Glória que o jovem deveria  estudar no exterior, José Dias era fascinado por Direito e pelos estudos fora do país. Quando retornou dos estudos, Bentinho  casou -se com Capitu; e desde os tempos de seminário havia fundamentado amizade com Escobar que agora estava casado e sempre foi o amigo íntimo do casal. Nasceu o filho de Capitu, Ezequiel. Escobar, o amigo íntimo, faleceu e durante o seu velório Bentinho percebeu que Capitu não chorava, mas aguçava um sentimento fortíssimo. A partir desse momento começa o drama de Bentinho,  Ele percebe que seu filho se assemelha a muito com Escobar e ele já havia encontrado, às vezes, Capitu e Escobar sozinhos em sua casa. Embora confiasse no amigo, que era casado e tinha até uma  filha, o desespero de Bentinho era  imenso, por isso decidiu ir  para Europa.
 Capitu escreveu-lhe cartas, a essa altura, a mãe de Bentinho já havia morrido, assim como José Dias. Depois de muito tempo, Já "Maduro" voltou a Brasil. 
Ezequiel um dia veio visitar o pai e contou da morte da mãe. Pouco tempo depois, Ezequiel também morreu, mas o único fato que não morre no romance é Bentinho e sua dúvida.

Sobre Machado de Assis

"Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil.Para o crítico literário norte-americano Harold Bloom, Machado de Assis é o maior escritor negro de todos os tempos.Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Testemunhou a Abolição da escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império, além das mais diversas reviravoltas pelo mundo em finais do século XIX e início do XX, tendo sido grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.Após a Morte de sua Esposa fico triste e demasia e adquiriu Depressão, "o amor  é a falta que ninguém substituí'".


Análise e um pequeno comentário


 O livro Dom Casmurro de Joaquim Maria Machado de Assim lançado em 1899 foi um dos romances mais intrigantes e mirabolante de todas as obras de Machado de Assis; os olhos oblíquos e dissimulados de Capitu demonstram as duas pontas da história da vida de Bentinho: seu primeiro beijo na amada ocorre mediante a percepção daqueles belíssimos olhos de ressaca e seu drama é, justamente, a percepção no velório dos mesmos olhos de Capitu. Ainda na infância coligada com Capitu também contribui para a afirmação de Bentinho, pois ela sempre esteve com o espírito de dissimulação que o deixava abismado nos momentos que ela conseguia enganar o próprio pai , o velho Pádua, (   Machado de Assis destaca o olhar de Capitu de forma subjetiva, "olhais de cigana oblíqua e dissimulada"; olhos grandes de ressaca como mar enviando suas ondas suaves e matreiras inundando a Orla, quer dizer que Capitu tinha um olhar sagaz, de quem faria o que fosse necessário para alcançar seus objetivos) .Dom Casmurro é um livro complexo e cada leitura origina uma nova interpretação. Segundo Fábio Lucas, prefacionista de uma das edições de Dom Casmurro: "É o triângulo ideal que traduz a certeza de uma consciência conturbada , a de Bentinho "cujo nome, Bento Santiago, Santo representa o Bem e Iago no drama Othello é a consciência perversa, ou seja, afusão entra o "bem e o mal", e resulta, para o destinatário de seu discurso mesclado de objetividade e de ressentimento "subjetivismo", numa ambigüidade insolúvel". Machado de Assis faz em Dom Casmurro um fato inacreditável em sua narrativa: "Ele cria um narrador que afirma algo ou seja, diz que foi traído" e o leitor não consegue decidir se ele está mentindo ou não. E aquela famosa pergunta que é a trilogia do romance, não só entre os brasileiros, mas também como os estudiosos do livro de outros países: Teria sido Capitu culpada de adultério, ou era coisa da mente de Bentinho, devido a sugestão do transtorno psiquiátrico  de personalidade paranoide,  "caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificadas dos outros que envolve interpretar seus motivos como malicioso";  é algo o qual "Machado de Assis" foi um gênio em deixar essa dúvida para a eternidade.


Mais sobre esse assunto



Fontes: Livros de Literatura, Wikipédia

Comentários

  1. O que chama atenção do leitro é a perdonagem Bentinho questionado-se, se foi ou não traido por Capitu,
    se n fosse a duvida; A obra n teria graça,
    o que é de tamanha significancia é pessonagen exitando...Pois não pode -se saber se ele foi ou não taido, se é coisa da cabeça de bentinho ou real,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, não teria graça mesmo, Machado de Assis realmente é um gênio de nossa Literatura!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção