Drácula 2000

 


Drácula 2000, uma adaptação Interessante

Direção: Patrick Lussier
Filme de Wes Craven, 2000

De todos os filmes até hoje adaptados acerca da obra do escritor Bram Stoker, a única que  é verossímel é  o filme de 1992 "Drácula de Bram Stoker" de Francis Ford Copolla, mas com um "porém", a personagem do vampiro  é  mais interessante, um vampiro com mais sentimentos e com  final muito sentimental. As adaptações  da década de 60 e 70 com os imortais atores Christopher Lee e Peter Coching, não foram felizes, no entanto,  imortalizou esse obra prima de Bram Stoker, mas a personagem do vampiro era na obra "frio e calculista", mas mesmo assim, o filme foi bem fiel a obra
Dracula 2000, não teve uma crítica positiva, mas teve duas continuações, essa adaptação, apesar de também não ter muito a ver com a obra, mas o intuito do Vampiro "Gerard Butler" era pegar de volta o que fora  tirado dele "seu sangue" e imortalidade, por Mattew Van Helsing "Christopher Plummer" que através de sangues sugas, tirou o sangue imortal do vampiro para viver até achar um modo de matá-lo, mas Van Helsing, teve uma filha nesse ínterim, e passou para ela o sangue do vampiro, de certa forma,  é um contexto diferente para o vampiro ir em busca de sua musa, no mínimo interessante. 
Tudo começa com Solina "Jennifer Espósito"  empregada do Sr Van Helsing, na verdade ela fazia parte de uma gangue de ladrões  para roubar os bens do Senhor, o que eles não sabiam que iriam libertar o morto-vivo "Drácula", dos recintos de carfax, aonde ele estava trancado. No dia combinado, Solina abriu a porta, os demais conteram os seguranças, e adentraram no mausoléu do Drácula, isso custou uma vida, mas os outros nem se importaram muito, pegaram o esquife do vampiro e decolaram com ele para Nova Orleans, a essa altura, o Vampiro já havia pego toda a quadrilha de ladrões, bebeu o sangue deles; quando o avião caiu ele fez mais duas vítimas, a Repórter "Jeri Ryan"que estava no local da queda e o Cameraman.
Mary "Justine Waddell"  perseguida por pesadelos com um homem que ela nem conhecia, agora, sonhava acordada com aquela pessoa que a perseguia em sonho. Drácula a descobriu em Nova Orleans, porque ele e a Jovem tinham uma conexão muito forte, afinal de contas, ela tinha o sangue dele. 


Mary e sua amiga Lucy "Vitamin C" trabalhavam e moravam juntas, o morto-vivo foi até a loja de Cds procurar Mary, mas se contentou por enquanto com Lucy, que o levou até a casa delas, ele usou como argumento ser um amigo de Mary, ela o convidou para entrar "nunca se convida um vampiro para adentrar em casa" e ali ele a infectou com a maldição do vampirismo.
Simon "Johnny Lu Miller" o assistente do Sr Van Helsing e ele próprio voaram para Nova Orleans em busca do vampiro, e para proteger Mary, O jovem foi para outro local, enquanto Van Helsing


 fora para a casa de Mary, o vampiro já estava lá o esperando e assim o matou sem dó e nem piedade, a essa altura, Mary chega da igreja, e se depara com Lucy, Solina e Valery as três noivas de Drácula e enciumadas de Mary a questiona , do porquê ela havia sido escolhida.
Depois de tanto fugir do morto-vivo, Mary se entrega a ele. Drácula mostra a jovem quem era ele, nada mais nada menos que "Judas Iscariotes" que recebeu essa mandição por trair Jesus, atribuindo toda a culpa ao Nazareno por essa vida de vivo-morto.


Nesse interim, as três lindas mulheres estavam reunidas, para consolidar a total entrega de Mary e infectar Simon, mas a jovem forjou morder Simon, e Lucy a descobriu; de repente, ela enlaça seu algoz pelo pescoço, assim ele tem paz e morre.

A maioria das adaptações de Drácula de Bram Stoker, realmente não foram muito fiéis a obra, exceto a produção de 1992, de Francis Ford Copolla.
Todas elas com enredo diferentes da original, sempre causa um certo euforismo aos amantes de "Drácula", um ser sobrenatural, imortal, 


sedutor, que se alimenta de sangue, pois o "sangue é vida".
O eterno Drácula "Christopher Lee" e o eterno Dr Van Helsing "Peter Cushing", marcaram uma geração e Bela Lugosi teve seu reinado também, atores excelentes por sinal.
Voltando à produção Drácula 2000 "o primeiro filme", há muitas curiosidades acerca do filme, o museu de antiguidades Carfax que guardava na verdade um vampiros confinado dentro de esquife com sangue sugas, para retirar-lhe o sangue, para servir de imortalidade ao Van Helsing, até o mesmo achar um modo de aniquilar de vez o Vampiro; Mary, a filha de Van Helsing, a qual continha o sangue do vampiro 


em seu corpo e vivia tendo pesadelos com o morto-vivo; ao invés do navio Deméter, foi utilizado um avião de carga para o transporte de Drácula;  Lucy e Mary trabalham em uma loja de Cds, a televisão moderna, até a personagem do  psiquiatra "Dr Seward, realmente refletem os tempos modernos; mas a religiosidade está à frente no enredo como "remissão dos pecados", até o próprio Drácula "Judas Iscariotes" anseava pelo perdão, que a cada ação que o fazia lembrar de sua traição e pecado o deixava pesaroso, tal como algo com a cor dourada caiu aos seus pés o fez lembrar das moedas que havia ganhado para trair Jesus, não só isso dava "dicas" ao expectador mas também, a língua aramaica do tempo de Jesus, o repúdio da prata cor das moedas que Judas recebera, o crucifixo "a crucificação de Jesus pela traição" e tudo que era católico.
Ao assistir pela primeira vez o expectador fica até revoltado com a estória de judas Iscariotes ser o Vampiro, por outro lado, foi bem pensado, pois até hoje nunca tivemos uma adaptação dessa forma.

Trailer do Filme 



Por Lady Hannah

Fontes: sites cinematográficos, Livros Literários


Comentários

  1. You're brilhant, I love movies of Count Dracula, this I already watched, but boa I ll again with another eyes, congrats, Lady Hannah

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção