sábado, 24 de outubro de 2009

EMILY BRÖNTE


Emily Jane Brontë (Thornton, 30 de julho de 1818 - Haworth, 19 de dezembro de 1848) foi uma escritora e poetisa britânica, autora do cultuado livro O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights). Ela escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell.




Emily nasceu no Thornton, em Yorkshire, na Inglaterra, irmã mais nova de Charlotte Brontë e a quinta de seis crianças. Em 1820, sua família mudou-se para Haworth, onde o pai de Emily foi um curador, e nestes arredores o seu talento literário floreceu. Depois da morte de sua mãe, as três irmãs e o seu irmão Branwell criaram terras imaginárias (Angria, Gondal, Gaaldine), que aparecem nas histórias que eles escreveram. Poucos dos trabalhos de Emily neste período sobreviveram, exceto por alguns poemas (The Brontës' Web of Childbood, Fannie Ratchford, 1941).



Ela publicou, então, sua única obra em prosa, O Morro dos Ventos Uivantes, em 1847. Embora tenha recebido críticas na época em que foi lançado, posteriormente o livro foi incluído no cânone dos clássicos da literatura inglesa. Recebeu quatro versões oficiais no cinema e inúmeras adaptações.



Ela morreu em 19 de dezembro de 1848 com tuberculose e foi enterrada na igreja de St. Michael and All Angels Cemetery, Haworth, Oeste de Yorkshire, Inglaterra....
 
 
Sua principal obra foi...... Wuthering Heights ....(Morro dos Ventos Uivantes)....
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário