Romeo e Julieta - William Shakespeare


 
 
Romeu e Julieta, uma tragédia de amor de dois jovens, é o título dessa peça teatral  de Shakespeare (1597), uma obra imortal da literatura Inglesa e Universal que se inicia  com: "Duas famílias importantes de  Verona, transformam em guerra as desavenças antigas, manchando de sangue as suas mãos. E dessas  duas famílias inimigas surge um casal predestinado pelo amor".

A estória acontece em Verona, na Itália, enfatizando a  rivalidade entre as famílias  dos Capuleto e dos Montéquio, que se envolviam constantemente  em brigas . Romeu, filho dos  Montéquio, era o único que se afastava das brigas o que intrigava as duas famílias. Uma uma vez,  o 
Rapaz disse ao seu primo Benvólio que enamorou-se  por Rosalina. Entretanto, a Senhora Capuleto revelou à sua filha Julieta, jovem de tenra idade,  que o seu primo Páris pretendia casar-se com ela. 

Numa festa da família Capuleto, Romeu e os seus amigos  adentraram disfarçados com a curiosidade de ver o que se passava. Romeu viu, pela primeira vez, Julieta e, encantou-se  com a sua beleza e atitude.  Um homem da casa dos Montéquio, o primo Tebaldo, descobriu que o jovem disfarçado era Romeu e quis atacá-lo. No entanto, o pai Capuleto impediu-o,  pois ele estava lá pacificamente, e a poderação era uma virtude dos  cidadãos de Verona. 

Romeu,  pensava que Julieta era uma convidada da família, cortejou-a e beijou-a, antes de saber, pela ama de Julieta, que esta era uma Capuleto. Quando a festa acabou, Julieta perguntou à ama quem era o jovem que tanto a impressionara e descobriu que estava apaixonada por Romeu Montéquio, filho da família rival. Romeu cortejou Julieta às escondidas, no jardim da casa dos Capuleto, e ambos fizeram juras de amor eterno, e nem a pressão da família de ambos os fariam desistir de tamanho amor. 

Mais tarde, Romeu confessou a Frei Lourenço o seu amor por Julieta, e este aceitou casá-los, em segredo. Romeu pediu à ama de Julieta que o encontrasse   no confessionário de Frei Lourenço para aí se casarem, tendo, todavia, de voltar depois às suas casas.

Numa praça de Verona, Tebaldo encontrou Romeu e desafiou-o, assim como aos seus companheiros. Apesar de Romeu não querer lutar, Tebaldo feriu de morte Mercúrio, um dos seus amigos. O jovem Romeu viu-se, assim, obrigado a matar Tebaldo e por causa  desse ato, foi expulso de Verona, por ordem do príncipe Escalo.

Julieta pediu à ama que preparasse um encontro de despedida com o seu marido Romeu, que estava escondido na cela de Frei Lourenço. Desesperado, Romeu pensou em suicidar-se, mas Frei Lourenço acalmou-o e aconselhou-o a esconder-se em Mântua enquanto os ânimos não serenassem; em seguida, anunciaria o casamento, que poderia proporcionar a reconciliação entre as famílias.

Entretanto, o pai Capuleto pretendia que Julieta se casasse com Páris logo que terminasse o luto pela morte de Tebaldo. Romeu despediu-se de Julieta, visitando-a secretamente no seu quarto e, quando saiu, entrou a mãe Capuleto, que informou a filha não só da sua intenção de mandar envenenar Romeu, como também do casamento com Páris. Perante a mãe e o pai, Julieta invocou várias razões para não se casar, menos a verdadeira, contudo o pai Capuleto, não lhe escutou.

Páris foi marcar com Frei Lourenço o casamento e no mesmo instante, entrou Julieta para confessar-se ao clérigo. A sós, Frei Lourenço contou a Julieta um plano  para impedir o seu casamento com Páris. Julieta deveria fingir que aceitava o casamento. Beberia uma poção que a daria como morta e quando estivesse no túmulo dos Capuleto, seria resgatada por Romeu, fugindo ambos  para Mântua.

Julieta assim fez, mas, à cautela, guardou, entre as vestes, um punhal para utilizar caso a poção não resultasse. Tudo aconteceu conforme o planejado, só que Romeu foi apenas avisado da morte de Julieta e não da trama de Frei Lourenço explicada numa carta a Frei João, que não conseguiu entregá-la a Romeu. Em Mântua, Romeu comprou um veneno letal e dirigiu-se, em seguida, ao túmulo de Julieta, em Verona.

Páris  visitava o túmulo de Julieta nesse momente, escondeu-se, quando Romeu e o seu criado Baltasar se aproximaram do túmulo. Romeu despediu-se do criado, entregando-lhe uma carta para o pai. Mas Baltasar, temendo pelas ações de Romeu, escondeu-se também. Assim,  Páris revelou-se a Romeu e, após uma luta, Páris caiu morto. Romeu, inconsolável com a morte da amada, bebeu o veneno e caiu ao lado do túmulo de Julieta.

Chega  Frei Lourenço aproximou-se para libertar Julieta do seu túmulo e do seu sono. Julieta acordou e, encontrando o seu amado morto, decidiu morrer também. Dado que Romeu não deixou nem uma gota de veneno no frasco, pegou no punhal e cravou-o no peito.

Quando os guardas chegaram, depararam com todo o horror e logo chamaram  os Capuletos, os Montéquios e o Príncipe Escalo, que se inteiraram de toda a verdade pelas revelações de Frei Lourenço e pela carta de Romeu. As famílias, chocadas pela tragédia e pelo ódio que a originou, resolveram reconciliar-se ali mesmo. Assim jaz em um leito eterno o  amor intenso e trágico que nem a morte conseguiu separar.



Um pouco sobre a Peça

A peça de Shakespeare, estreada em 1595, obteve um sucesso enorme e foi impressa, pela primeira vez, em 1597. Apesar da história ser fictícia, tal como é referido na peça, "uma tragédia imaginada genuinamente, através das tragédias gregas que geralmente envolviam mitologia. Foi, no entanto, Luigi de Porto o primeiro a utilizar os nomes Romeu e Julieta.
Esta versão foi traduzida para inglês, em 1562, por Arthur Brooke, em Tragical History of Romeo and Juliet, fonte na qual se Shakespeare baseou-se para escrever a peça.
Romeo e Julieta é um drama com aspectos muito inerentes sobre à alusão de amores impossíveis, a sociedade da época impunham valores para um enlace matrimonial, seja social, racial, pelo poder, condições financeiras etc. Ainda existem tais fatos no mundo Contemporâneo, infelizmente o "preconceito" impera na atitude das pessoas. Julieta é uma personagem de "atitude", como a maioria das personagens femininas das obras de Shakeaspere citando uma "Pórcia"  do Mercador de Veneza "ambas" de maneira diferente lutaram  pelo amor. 
Muitos autores se espiraram em Shakeaspere para compor suas obras, tais como: Machado de Assis e Emilly Brönte, aliás, autor inigualável, jamais existirá. 

Sobre o Autor

"William Shakeaspere"

William Shakespeare (1564-1616) foi um dramaturgo e poeta inglês. Autor de tragédias famosas como "Hamlet", "Othelo", "Macbeth" e "Romeu e Julieta". É considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Nasceu em Stratford-upon-Avon, no condado de Warwick, Inglaterra, no dia 23 de abril de 1564. Filho de John Shakespeare e de Mary Arden, seu pai foi comerciante de lã e chegou a tesoureiro e prefeito de Stratford.

O filme mais Recente sobre Romeo e Julieta é de 2013, a adaptação é verossímil,  "Versão moderna do clássico de William Shakespeare, no qual dois adolescentes de famílias rivais (Hailee Steinfeld e Douglas Booth) apaixonam-se perdidamente".
 Creio que não é possível adaptar uma obra de Shakeaspere em outro contexto, sempre terá a essência de quem a criou.

"Romeo e Julieta, 2013"


Por Lady Hannah

Fontes: livros de Literatura, sites de busca Literária










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção