Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda - Novelas de Cavalaria





O REI ARTHUR E OS CAVALEIROS DA TAVOLA REDONDA


Uther Pedragon Rei da Bretanha, apaixonou se pela Bela Igraine, esposa do Duque de Tintagil da Cornualha, ele e o Mago Merlin conspiraram contra o Duque e o assassinaram, pois além do Rei de se apaixonado pela Duquesa era destino.
O Rei era auxiliado por um conselho de Reis e Cavaleiros, mas Merlin, era o principal de todos eles e o ajudou em muitas ocasiões, inclusive a aproximar  daquela que seria sua esposa, e Merlin pediu para o Rei,  assim que o casal tivesse um herdeiro, este, seria dado a Merlir para cuidar e educar.
Assim que a criança nasceu, Merlin veio reclamar o bebê, pois sabia que o fim  de Uther estava próximo, e assim foi feito.
Não tardou e o Rei foi acometido por uma febre que o levou desse mundo. Em meio a confusão que ficou o reino Arthur descendente do Rei e Igraine foi dado por Merlin aos cuidados de Sir Hector, um nobre Cavaleiro do reino.
"O Mago Merlin"

Dezoito anos depois, surge Merlin dos vales profundos da região de Gales para Londres, pediu para enviar a notícia que o novo Rei estava para surgir e era para todos se reunirem no dia marcado na Catedral, aonde havia uma espada cravada "Excalibur" em uma pedra com os dizeres "Aquele que arrancar da Pedra essa espada será o legítimo Rei de toda Bretanha."
"Excalibur"

Muitos e muitos tentaram, Cavaleiros gente do povo, todos, mas foi o escudeiro do filho de Sir Hector, "Arthur", sem querer conseguir retirar a espada, puseram na novamente no lical, e Arthur a retirou, várias vezes e todos se prostatam ao Jovem declarado Rei de toda a Bretanha.
O Rei Arthur unificou reino após reino, ia juntando aliados derrotando inimigos, trazendo paz e esperança.
Naquela época, O Rei era apoiado pela ordem da Távola Redonda com os melhores Cavaleiros do reino, trazendo justiça para o povo.
Mas o Reino de Arthur não era  só de alegrias e conquistas, tinha inimigos como sua meia irmã "Morgana" e seus seguidores conspirando intensamente contra Arthur, depois do desaparecimento de Merlin;  a busca do Santo Graal "o Cálice que Jesus usou na última ceia", muitos Cavaleiros foram perdidos em busca desse intento; A suposta traição da Rainha Guinevere "sua esposa" com o Cavaleiro que O Rei mais gostava "Lancelote"; até o desaparecimento de Arthur após ser ferido por seu próprio filho e de sua meia irmã "Morgana", desaparecera dentro de um barco rumo à Avalon.
E no túmulo para os olhos humanos, lê se o Epitácio: " Aqui jaz Arthur, Rei que foi, Rei que será",
E "Excalibur", foi louvada pela Senhora do Lago e lá guardada aguardando o retorno de seu Rei!
"A Senhora do Lago"

Um pouco mais sobre a obra

A Personagem do Rei Arthur é todo místico desde o planejamento da sua existência, até o seu desaparecimento, a morte não existe para o Rei Arthur, pois ele um dia voltará e retorná ao trono, tudo previsto por Sacerdotisas de Avalon, tendo como o Mago Merlin, seu tutor e mentor, tudo para que a Bretanha tenha um bom e justo Rei.
O casamento de Arthur com Guinevere também teve como pano de fundo a tentativa de unir o povo e as religiões: um rei da Antiga Religião e uma rainha cristã. Justamente por isso é comum ouvirmos lendas do Santo Graal e Cavaleiros Templários ligadas ao Rei Arthur e ao Mago Merlin.
Muitos cogitam que o Rei Arthur existiu, mas ele não foi encontrado na história, mas Sir Thomas Mallory, descreveu como a sociedade era na época,  os feudos até as grandes conquistas, aspectos religiosos, os Cavaleiros Templarios, questões religiosas, Cultura celta e Druída e todo àquele misticismo que envolve essas culturas.

"Cavaleiro Templário"

Enfatizando Os Cavaleiros da Távola Redonda, Eles  foram os homens premiados com a mais alta ordem da Cavalaria, na corte do Rei Arthur, no Ciclo Arthuriano. A Távola Redonda, ao redor da qual eles se reuniam, foi criada com este formato para que não tivesse cabeceira, representando a igualdade de todos os seus membros. Em diferentes histórias, varia o número de cavaleiros, indo de 12 a 150 ou mais. A Winchester Round Table, que data de 1270, na lista constam 25 nomes de cavaleiros.

Código de Cavalaria

Sir Thomas Malory Autor da Obra.
descreve o Código dos Cavaleiros como:

1 - Buscar a perfeição humana
2 - Retidão nas ações
3 - Respeito aos semelhantes
4 - Amor pelos familiares
5 - Piedade com os enfermos
6 - Doçura com as crianças e mulheres
7 - Ser justo e valente na guerra e leal na paz
"A Rainha Guinevere e Lancelote"

O Cavaleiro mais enfatizado pela obra é Lancelot do Lago (Salvador e suposto  amante de "Guinevere" esposa do Rei Arthur
As pricipais características dessa obra é a saga em busca do Santo Graal(visão teocêntrica/Catolicismo) aspectos Místicos dos celtas e druídas e amor impossível entre um cavaleiro e sua rainha "destacando a cantiga de amor" uma das características do TROVADORISMO ou LITERATURA MEDIEVAL.
Uma obra que nos proporciona uma viagem pela era medieval, participando da vida de Reis e Rainhas com muita magia, amores impossíveis, intrigas, religiosidade e o Santo Graal.
'O Livro"

Muitas produções Cinematográficas baseadas na Lenda do Rei Arthur, mas a que eu gostei mais foi a produção dos anos 90 com Richard Gere e Sean Connery

"Lancelote, O Primeiro Cavaleiro"


Mais sobre esse assunto


https://analice-alves.blogspot.com/2009/10/lendas-druidas.html?m=1



Por Lady Hannah

Fontes:livros de literatura, sites de busca históricas e Literárias Wikipédia

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção