Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis






Memórias Póstumas de Brás Cubas

Resumo 

"A estória é narrada em primeira pessoa, o qual o Autor, Narrador, conta sua estória para o leitor, após a  morte".

Já no leito de morte, acometido pela Pneumonia,  Brás Cubas recebe a visita de uma antiga amante, Virgília, e do filho dela. Durante a visita, Brás Cubas começa a delirar.  Ele  tem um diálogo com ela e nos delírios  vê todo o percurso da humanidade, desde o princípio, passar diante dos seus olhos. Já morto, volta a razao,  decide ser o defunto autor e narrador  da sua própria estória. Começa pelo sepultamento com poucas pessoas para velar e sepultar o morto.

"A minha  infância,  tive uma vida cheia de previlégios, mimos, pois meus pais tinham uma excelente condição financeira, os brinquedos eram abundantes tudo que um infanto precisava por pertencer a elite. Na escola,  eu e Quincas Borba fazíamos muitas traquinagens com todos naquela instituição, deixando todos loucos; Quincas desde de cedo tinha tendências humanistas que mais tarde veio a se intensificar e defender o "Humanitismo" uma mistura de Teoria de Darwin e Borbismo" ( somente os fortes são aptos a viver) , acho que ele estava certo. Tínhamos muitos escravos, um era meu brinquedo de estimação, O Prudêncio, o maltratei muito e tempos mais tarde o encontrei na rua alforriado surrando um escravo, creio que seja trauma do que eu principalmente tenho feito a ele.
   
Na minha juventude, conheci Marcela, uma jovem linda, a qual, me apaixonei, ficamos juntos por quinze meses, "Marcela me amou por quinze meses e onze contos de réis", como eu a amava. Nessa época, gastei muito dinheiro dos meus pais, com festas, bebibas, mulheres, me tornei um fanfarrão sem escrúpulos e enfurecido Meu pai me enviou para Portugal estudar  Bacharel de direito em Coimbra.

Despedi-me de Marcela, e fui ao encontro da tristeza nessa viagem rumo aos estudos. Lá passei até terminar e conseguir meu Diploma de Bacharel nas leis, mas eu  não tinha aptidão para o trabalho com as leis e continuei a desfrutar dos privilégios de ser bem nascido. Nesse interim, minha mãe faleceu de câncer no estomago, foi um tempo difícil.

Me apaixonei por Virgília, o segundo amor de minha vida, deveras eu um homem que sempre fui a favor do amor, perdi novamente, ela preferiu casar-se com Lobo Neves, e foi-se para desgosto de meu pai minha suposta candidatura à política. Minha família apesar de rica, não possuía estirpe, éramos meros produtores de tachos e cubas, não tínhamos muitas referências sobre um lugar plausível na sociedade, nosso título era apenas o dinheiro, e naquela sociedade  tínhamos que ter tradição e óbvio o dinheiro. Mas tive um triunfo, Virgília traiu seu marido comigo, mas sempre uma mulher dedicada à família e até ao esposo a qual casou por interesse.

Eu e Virgília continuávamos a nos encontrar, ela envravidou-se de mim, fiquei muito feliz, mas  perdeu o bebê; após isso,  Lobo Neves  foi nomeado Presidente da Província e partiu com toda a família, e levou minha Amada Virgília, me deixando um vazio.

Nessa ocasião, me aproximei mais de Quincas Borba, e conheci Nhá Loló, uma bela Moça, com a qual decidi casar-me, qual nada, morreu de febre amarela aos 19 anos
   
Dois anos depois, entrei na política e  me tornei Deputado. Depois de um discurso perfeito, mas com conteúdo desastroso, perdi  o meu mandato. Mas não queria que ficasse dessa forma, inaugurei um Jornal em oposição ao governo, e meu maior incentivador foi Quincas Borba, mas o jornal deixou muito irritado meu cunhado Coltrim e durou apenas seis meses .

 Sobre Lobo Neves quase conseguiu  se tornar ministro, mas morreu poucos dias antes da nomeação. Quincas Borba, já não estava muito bem  do juízo desde a mocidade, aparecendo, desaparecendo, às vezes em boa situação, outras nem tanto, já me furtou um relógio nos seus dias ruins, mas sempre foi meu grande amigo, mas perdeu completamente o juízo tempos depois e morreu assim. Enquanto a mim, entrei  na Ordem Tercearia, onde exerci por 3 anos alguns cargos.

Neste período,  encontrei no cortiço Eugênia  "A Flor da Moita", a chamo assim pois flaguei seus pais namorando atrás da moite, só não fiquei com ela, pois era coxa.
 Marcela, essa, encontrei em um hospital de caridade e a vi morrer.

Minha vida foi uma derrota, não consegui nada que minha familia desejara para mim, um trabalho duradouro e próspero, tentei o emplasto que talvez perpetuasse meu nome, qual nada; não me casei,  mas por todas essas negativas, acabaram com um saldo positivo "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”

Da obra

Personagens Principais:

Brás Cubas: Narrador Difunto

Prudêncio: Ex escravo revoltado  de Brás Cubas 

Quincas Borba: Idealizador e Maluco, amigo de Brás Cubas desde a infância

Marcela: Cortesã de luxo,  primeiro amor de Brás Cubas

Virgília: segundo Amor de Brás Cubas, sua amante e esposa do político Lobo Neves

Lobo Neves: Rival  de Brás Cubas, "na vida"

Nhá Loló: pretendente de Brás Cubas a casamento, mas falece aos dezenove anos

Eugênia: "A Flor da Moita", Menina encantadora, que Brás Cubas desprezou por ser coxa.


A obra literária de Machado era marcada pelo  romântismo, mas década de  1880 ela sofre uma grande mudança estilística e temática, vindo a inaugurar o Realismo no Brasil com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). A partir de então, o pessimismo, o espírito crítico e uma profunda reflexão sobre a sociedade brasileira se tornarão as principais características de suas obras.

A obra  tem um enredo  complexo, com muitos  detalhes que  só podem ser captados  a partir da leitura, na íntegra.
 
Alguns aspectos relevantes a destacar:

O romance é narrado em primeira pessoa, é uma tendência marcante de Machado de Assis, mas nessa narrativa tem uma peculiaridade muito importante e chega a ser até sobrenatural,  bem real, "Um Defunto autor, e narrador"., O qual narra toda a realidade pessimista da condição humana, tendo como exemplo  a Vida de Brás Cubas " o próprio Defunto", que conta a sua estória após a morte, como se fosse um exemplo a não seguir.

As personagens Femininas "Os amores de Brás Cubas", são  mulheres extremamente realistas, sem exaltação e inspiração ou idealização.

Marcela: O que soa no romance é sobre uma Cortesã de Luxo que Brás Cubas não citava essa reverência, mas gastava muito dinheiro com ela, não sendo marcante, era a realidade do amor por interesse, sem muitas emoção, Carácteristica realista.

Virgília: Foi a que mais durou, mas era um amor  revestido sobre a traição, e jogos de interesses, por parte dos dois amantes, nenhum queria assumir  o amor, estava muito bom como estava.

Nhá Loló: Apenas "Flerta", quando ele decidiu se casar ela morre, mas não o fez sentir.

Eugênia: Poderia até surgir um amor, mas ele não a quis por causa do defeito físico.

As Personagens masculinas;  Lobo Neves, foi o rival, que lhe roubou a noiva a pretensão a política, mas que Brás Cubas revidou, foi amante da esposa. Quincas Borba, o amigo de infância, que também não teve  sorte boa na vida,  mas  assim amigos; Mais tarde, Machado de Assis pública o Romance "Quincas Borba", baseado na personagem.

A obra possue muitos neologismos, "Palavras criadas por Machado de Assis" tal como "Borbismo", e muitas disgressões de tópico, tal como no inicia da narrativa, quando ele começa a falar sobre sua morte, "muda de assunto" .

O contexto histórico da época influenciou a obra no sentido da Abolição da escravatura, com  o destaque da personagem do escravo alforro "Prudêncio", o Rio de Janeiro estava mudando, de um aspecto ainda colonial da estética Romântica, para uma mais moderna, com as cidades com influências do Realismo Europeu, mais urbanas  e é claro a chegada do século XX.

Memórias Póstumas de Brás Cubas,  é muito inteligente, interessante e  no mínimo curioso com o Defunto Autor-Narrador,  " contando o  seu desalento, que após a morte não consegue descansar acerca do arrependimento subjetivo sobre suas ações e pecados,  supostamente um advertimento ao leitor,  Graças ao Gênio Brasileiro Imortal "Machado de Assis".

Filme de 2001 - uma comédia inspirada na obra

"Memórias Póstumas, o filme"

Sinopse do Filme

Após ter morrido, em pleno ano de 1869, Brás Cubas "Reginaldo Faria" decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. A partir de então ele relembra de amigos como Quincas Borba "Marcos Caruso", de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.


Um pouco de Machado de Assis


Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 na cidade do Rio de Janeiro. Neto de escravos alforriados, foi criado em uma família pobre e não pode frequentar regularmente a escola. Porém, devido a seu enorme interesse por literatura, conseguiu se instruir por conta própria. Entre os seis e os quatorze anos, Machado de Assis perdeu sua irmã, a mãe e o pai.

Em 1869 Machado de Assis casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais sem o consentimento da família da moça, devido à má fama que Machado carregava. Porém, este casamento mudou sua vida, uma vez que Carolina o apresentou à literatura portuguesa e inglesa. Mais amadurecido literariamente, Machado publica na década de 1870 uma série de romances, tais como A mão e a luva (1874) e Helena (1876), vindo a obter reconhecimento do público e da crítica. Ainda na década de 1870, Machado iniciou sua carreira burocrática e em 1892 já ocupava o cargo de diretor geral do Ministério da Aviação. Através de sua carreira no serviço público, Machado de Assis conseguiu sua estabilidade financeira.

Em 1897, Machado funda a Academia Brasileira de Letras, sendo seu primeiro presidente e ocupando a Cadeira Nº 23.

Em 1904, Machado perde a esposa após um casamento de 35 anos. A morte de Carolina abalou profundamente o escritor, que passou a ficar isolado em casa e sua saúde foi piorando. Dessa época datam seus dois últimos romances: Esaú e Jacó e Memorial de Aires. Machado morreu em sua casa no Rio de Janeiro no dia 29 de setembro de 1908. Seu enterro foi acompanhado por uma multidão e foi decretado luto oficial no Rio de Janeiro.


Por Lady Hannah
Fontes: livros de Literatura, sites de busca Literária e cinema






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção