Taj Mahal história e Poesia Lady Hannah




Amor Eterno 

O Amor eterno, Fraterno, Incondicional,
Amor obsessivo, Platônico; 
O que é o Amor?
Amar é sonhar!

Amar é deslumbrar-se, calar-se,
confundir, perdoar;
O que é o Amor?
Amar é dor!

Amar é...
Sentir uma sensação sem igual,
somente os que amam sentem
de Corpo, Alma e mente!

O Amor pode camuflar o ódio, a vingança,
e também desabor; Então o que é o Amor? Um sentimento nobre e confuso, que resume: 
Fazer a felicidade alguém! 

Poesia Lady Hannah


O Taj Mahal é uma construção que faz parte das Sete maravilhas do mundo de origem persa e patrimônio mundial desde 1983. "Somente quem pôde admirar pessoalmente sabe descrever a sensação que é estar lá",  tem uma fragrância diferente, um ar diferente e uma energia inexplicável, que exprime sentimentos de amor, calma; mas ao mesmo tempo uma  agonia implícita, queremos ficar e ir embora ao mesmo tempo. Ele está localizado em Agra, India, próximo ao Rio Yamura, o qual também  possue muitas histórias

"Localização de Agra"

Durante séculos, o Taj Mahal "conhecido como o Símbolo do Amor" inspirou poetas, pintores e músicos que tentaram capturar a sua magia em palavras, cores e música. Viajantes de todo o mundo já vieram  para ver esta inigualável beleza, sendo poucos os que não se emocionaram.

Da história 

"Mumtaz Mahal"

No século XVII, um Príncipe de origem Mogol, denominado Shahabuddin Mahammed com 14 anos se apaixonou por uma linda Princesa de 15 anos com o nome de Arymand Babu Began,   encontram-se casualmente e o destino dos dois foram entrelaçados eternamente. Como eram jovens para se casar tiveram que esperar por longos 5 anos, sem se tocarem ou ao menos se verem. Após esse tempo, em 1612 a cerimônia de casamento acontece, e O Marajá rebatiza sua esposa como Muntaz Mahal é um nome de origem Persa que significa "A Rainha do Palácio" , e Shahabuddin  foi coroado em 1628 e denominado como Shah Jahan , "O Rei do Mundo", e seu governo foi muito próspero.
O  Marajá teve outras consortes, muitos filhos, mas seu grande Amor verdadeiro era Muntaz Mahal.
O Tempo foi passando aonde O Marajá ia, sua Esposa amada o acompanhava, Mumtaz foi uma Rainha muito querida pelo povo, porque emanava benevolência e ajuda ao próximo e foi em uma dessas viagens, Mumtaz grávida do décimo quarto filho do casal, vem a falecer devido a complicações com o parto, tinha 39 anos em 1631.
O Shah ficou desolado, toda corte chorou com ele por dois anos, nesse período, não houve festa  e nenhuma comemoração em memória de Mumtaz Mahal.
Logo após esse período, o Shah Jahan, ordenou que fosse construído um monumento em homenagem a sua Amada, não se sabe quem arquitetou a construção,  mas foi para jamais ser esquecido. Reuniram-se em Agra as maiores riquezas do mundo. O mármore fino e branco das pedreiras locais, Jade e cristal da China, Turquesa do Tibet, Lapis Lazulis do Afeganistão, Ágatas do Yemen, Safiras do Ceilão, Ametistas da Pérsia, Corais da Arábia Saudita, Quartzo dos Himalaias, Ambar do Oceano Índico.
Enfim construído, recebe o nome da esposa levada pela morte, "Taj Mahal", o jardim simétrico que simboliza "O Paraíso",  tipicamente muçulmano, dividido em quadrados iguais cruzado por um canal ladeado de ciprestes com árvores que representam "A Morte" onde se reflete a sua imagem mais imponente. Por dentro, o mausoléu é também impressionante e deslumbrante. A câmara mortuária está rodeada por finas paredes de mármore  com pedras preciosas que forma uma cortina de milhares de cores. A sonoridade e a energia do interior nos causa uma sensação triste, algumas pessoas ao visitar mergulham em sentimento de melancolia.
Sobre o edifício surge uma cúpula , que é a coroa do Taj Mahal, essa é rodeada por quatro cúpulas menores , e nos extremos da plataforma sobressaem quatro torres que foram construídas com uma pequena inclinação, para que em caso de desabamento, nunca caiam sobre o edifício principal, realmente uma construção sem igual.

Os exteriores são desenhos muçulmanos de pedras semi preciosas no mármore branco, é  uma técnica Italiana utilizada pelos artesãos hindus. Estas incrustações eram feitas com tamanha precisão que as juntas somente se distinguem à lupa. Uma flor de  sete centímetros quadrados, pode ter até 60 incrustações diferentes. O rendilhado das janelas foi trabalhado a partir de blocos de mármore maciço que hoje em dia não se encontra.

"Taj Mahal"

Diz-se que o Marajá  Shah Jahan queria construir também o seu próprio mausoléu. Este seria do outro lado do rio. Muito mais deslumbrante, muito mais caro, todo em mármore preto, que seria posteriormente unido com o Taj Mahal através de uma ponte de ouro. Tal empreendimento nunca foi construído. Após perder o poder, o imperador foi encarcerado no seu palácio e, de lá contemplou a sua grande obra até à morte. O Taj Mahal foi, por fim, o descanso  eterno de Shah Jahan e Mumtaz Mahal. Posteriormente, o imperador foi sepultado ao lado da sua esposa,  e assim justificando a frase "Que o verdadeiro Amor nunca morre" .

Algumas Curiosidades do "Tal Mahal"

* O  mausoléu vai mudando de cor conforme a iluminação do sol ao longo do dia; durante o amanhecer, o mármore das muralhas fica rosado. Ao entardecer, a construção fica com tom de ouro. Diz a lenda que as diversas colorações do mármore é  de acordo com a luz simbolizam as mudanças de humor de  Muntaz Mahal.

"Mumtaz e o Shah eternamente juntos"

*Dizem, que o Shah ordenou que cortassem as mãos de todos que participaram da construção, para não ser possível haver uma Maravilha igual

*O prédio está ladeado por uma mesquita e sua réplica. A única função da segunda construção, que é conhecida como Jawab (Resposta), é dar equilíbrio visual ao conjunto arquitetônico.

*Os muros do mausouléu são cobertos por inscrições tirada do Alcorão, livro sagrado muçulmano.

"Inscrições do Alcorão"

*Os Arquiológos da Índia constataram em 2004 que a inclinação dos minaretes do monumento aumentou e está colocando em risco a estrutura da obra. O problema foi detectado em 1985, mas vem se agravando com os anos, em 2016 estavam ainda sendo restauradas.

"Taj Mahal é bem simétrico — tanto que a única parte que rompe a simetria é o sepulcro do imperador. Para a cultura mongol, o túmulo do homem tem que ser maior que o da mulher.

Dizem que o Shah queria que o Taj Mahal perpetuasse através dos tempos e que as pessoas  sentissem a sua energia Romântica, a qual "O Amor  verdadeiro não vive sem o sofrimento", a perda da pessoa Amada é a Morte estando vivo, mas desfrutar do Amor é algo que vale a pena.

"Lady Hannah e o Taj Mahal"





 































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção