Na Brisa do Vento - Mitologia e Poesia




Na Brisa do Vento

Feche o Olhos e 
sinta a Brisa do Vento em sua face,
sinta o balançar de seus cabelos
Na Brisa do Vento! 

Curta esse momento e deseje
que o tempo pare, esvazie 
a mente e contemple
A Brisa do Vento!

Sinta que Ela traz Anseios,
devaneios, sonhos, lembranças,
mas também Esperança!

Mas o importante é refletir,
é usar a Brisa do Vento para entrar
em harmonia consigo mesmo,
contemplando sempre
A Brisa do Vento!

Poesia Lady Hannah

"Éolo, Deus dos Ventos"

Na Mitologia Grega temos muitos mitos sobre o vento, cada um tem uma significação diferente com  os mais diversos intuítos. "Odísseia" uma Epopéia das aventuras de Odisseu do Escritor Clássico Homero é uma estória que ralata após a guerra de Tróia inicia-se a volta de Odisseu e seus companheiros para seu reino, em Ítaca. Odisseu é obrigado a ir à guerra de Tróia e deixa para trás sua esposa e seu filho de um mês de idade, Telêmaco. A guerra dura 10 anos e seu regresso mais 17. A esposa Penélope, que acreditava na volta do seu rei e marido, estava sendo pressionada por um grupo de pessoas que queria tomar o poder. Esse grupo dizia que Odisseu estava morto e que ela deveria se casar com um dos “pretendentes” ao cargo de rei.  Esse é o relato do episódio com o Deus dos Ventos...
"Penélope"

Éolo era conhecido como o Deus dos ventos. Vivia em Eólia, uma ilha flutuante, com seus seis filhos e seis filhas. Zeus lhe concedeu o poder de acalmar e despertar os ventos, mas o advertiu de nunca conceder gratuitamente nenhum de seus poderes.

Quando o herói grego Odisseu visitou Éolo, ele foi recebido como um convidado de honra. Éolo o presenteou com um vento favorável em uma sacola de couro repleta com todos os ventos, para usar em sua viagem. Odisseu foi imprudente deixando a sacola abandonada a um canto.

"Odisseu"

Os marinheiros de Odisseu pensando se tratar de uma sacola com ouro, abriram-na e a costa foi imediatamente varrida pelos ventos, e consequentemente foram parar em lugar desconhecido e ficaram perdidos. Éolo se arrependeu de ter presenteado Odisseu com a força dos ventos e se recusou a ajudá-los. Novamente procurado por Odisseu, Éolo disse sabiamente "Quem semeia ventos, colhe tempestade".
Isso significa que devemos estar sempre nos policiando sobre advertências dos perigos que há no nosso caminho, o saco contento o vento das boas marés, é justamente o conselho de não sermos  negligentes na nossa jornada e usar os bons conselhos e artifícios para ter os caminhos livres de tempestades e Odisseu foi negligente em abandonar o saco com o bom vento, tornando assim uma viagem com atribulações severas, a ganância também é enfatizadas nesse episódio, pois "quem tudo quer nada tem".
Muitos ensinamentos temos nessa Epopéia de Odisseu, mas a principal é nunca devemos perder as esperanças, 
mesmo com todas as dificuldades, mesmo quando todo o mundo parece estar contra nós, mesmo nós  momentos de dificuldades devemos manter a tranquilidade e refletir sobre a melhor saída, a melhor solução para o problema que estamos enfrentando. Por fim, que devemos lutar por nosso amor, por nossa vida, e retornar sempre para a felicidade esperada. 

"Odisséia, de Homero"


Por Lady Hannah
Fontes: livros de Mitologia, sites mitológicos

Mais sobre Mitologia Grega e Poesia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção