O Mercador de Veneza, O Auto da Compadecida e Casanova


"Mercador de Veneza"



Mercador de Veneza - Shakeaspere

Resumo - "Livro" séc.XVI


Este drama de Shakespeare, composto no final do séc. XVI, trata do desenrolar da vingança de Shylock, usurário judeu, sobre o mercador veneziano, Antônio. Shylock possuía fortuna adquirida na cobrança de juros de empréstimos de dinheiro, juros que cobrava implacávelmente enquanto António, rico mercador, o emprestava sem ganho de juros o que o irritava bastante a ponto de jurar vingança. 
A oportunidade surgiu quando António quis ajudar o seu amigo Bassâncio, um nobre arruinado, a deslocar-se a uma cidade próxima de Veneza para se declarar a Pórcia, por quem se tinha apaixonado e com quem pretendia casar necessitando para isso de dinheiro. 
António prontificou-se a dar o dinheiro a Bassâncio nem que o tivesse que pedir emprestado a Shylock pois estava nessa altura prestes a chegar a Veneza um seu carregamento de mercadorias que valia tanto ou mais que o dinheiro necessário. 
António pediu o empréstimo a Shylock que para grande surpresa sua negou a garantia dos bens prestes a aportar, exigindo antes uma estranha condição: caso findo o prazo, António não pagasse o devido, Shylock teria o direito a cortar uma libra de carne, ficando ao seu critéro escolher de que parte do corpo de António a retiraria. 
Apesar da firme oposição de Bassâncio a este negócio, António assinou o documento que lavrou este trato. 
Entretanto Bassâncio casa-se com Pórcia, de Belmonte, e o seu aio com a aia de Pórcia quando lhe chega a notícia de que os barcos esperados por António se tinham afundado. Bassâncio parte de Belmonte para Veneza a ajudar o seu amigo não sem antes receber de Pórcia um anel assim como o seu aio um anel também de sua mulher, aia de Pórcia. 
Pórcia, inquieta com a partida do marido e a sorte de Antônio, trama um plano para salvar António da morte: contacta um seu parente, juiz em Veneza que a põe a par do processo e a nomeia juiz e à sua aia, ajudante, no processo contra António. 
Devidamente disfarçadas com barbas e vestidas conforme, as duas mulheres apresentam-se no tribunal presidido pelo duque de Veneza no julgamento do processo de Shylock contra Antônio. E aí, Pórcia argumenta brilhantemente que o contrato em questão não firmava qualquer acordo para o derramamento de sangue o que tornava impossível o pretendido corte de 1 libra de carne. 
O tribunal dá como impossível o cumprimento do estranho contrato e condena Shylock a doar metade dos seus bens a Veneza e a outra metade à sua filha que se tinha casado contra a vontade do pai. 
Felicíssimos com o desenlace do julgamento, Antônio e Bassâncio insistem em recompensar o juiz e ajudante que negam veementemente qualquer oferta, a não ser os anéis que usavam Bassâncio e seu aio, que acabam por oferecê-los após grande recusa e hesitação. 
Bassâncio e seu aio regressam a casa, em Belmonte, onde ao se encontrarem com as respectivas mulheres, estas se revelam afinal como o juiz e ajudante pois usavam os anéis que estes lhes tinham oferecido por duas vezes.

"Auto da Compadecida, Filme"


O Auto da Compadecida - Ariano Suassuna "Filme" de 2000


A história descreve as aventuras de Chicó e de seu amigo João Grilo. 

Chicó trabalha com o padeiro e sua mulher Dora que está preocupada com que adoece. Sua dona manda chamar o padre para benzê-la. 
O padre está irredutível. Diz que não benze a cachorra . A cachorra morre e o casal exige que seja feito um enterro em latim. João Grilo fala ao padre que a cachorra deixou um testamento, com 3 contos de réis para as obras da igreja. O padre faz o enterro. 
Quando o bispo descobre, Grilo fala que a morta deixou também, 6 contos de réis para a arquidiocese e este aceita o dinheiro e concorda com o clérigo. 
Grilo pede emprego ao Major e consegue o trabalho, acertando três charadas que lhe são feitas. O patrão pede que vá buscar sua filha que acaba de chegar de viagem. 
O cangaceiro Severino e seu bando reúnem-se para atacar a cidade. 
Rosinha, a recém chegada, desperta o interesse dos homens da cidade. Assim que sai da igreja com a benção do bispo, encontra Chicó e se interessa por ele. Seu pai, porém, pretende que ela volte a Recife casada e receberá um dote. Grilo arma um planopara ficar com o dinheiro. 
O plano consiste num duelo entre Vicentão e o Cabo 70, ambos interessados por Rosinha e liberar o caminho para Chicó casar-se com a moça. Grilo marca um duelo entre Vicentão e o Cabo e quando Chicó aparece, um foge do outro, dando a impressão de Chicó venceu o duelo e os outros fugiram com medo dele. Rosinha aceita casar-se com ele. 
Chicó e Grilo visitam o major. Grilo diz que o amigo é doutor, advogado e tem muitas fazendas, uma em Serra Talhada. O major pergunta se ele pretende casar e Rosinha é chamada e diz que gosta de outro. Ao ver Chicó, diz que se casa na próxima semana . Grilo espertamente propõe uma reforma na igreja para a celebração do casamento. Mas como o doutor está sem dinheiro, seu futuro sogro oferece a quantia como empréstimo, pedindo como garantia a fazenda de Serra Talhada. Grilo diz que não precisa; o noivo é homem de palavra e que se ele não pagar em uma semana, o coronel pode arrancar-lhe uma tira de couro das costas. O dinheiro é dado à igreja e dividido entre o padre e o bispo, que fica com a maior parte. 
João Grilo tem então a idéia que salvará seu amigo: uma bexiga de sangue será colocada por baixo de sua camisa e sua morte será forjada. Rosinha fingirá tristeza e encontrará com Chicó para fugirem. O assassino será João Grilo, que se vestirá de cangaceiro para enganar a todos. Assim, Chicó entra na padaria de fingindo valentia. Mas, um grande tiroteio acontece na cidade; cangaceiros, liderados por Severino, estão atacando a população. Chicó, não percebe o equívoco e entra na igreja pensando tratar-se de João Grilo. Severino, já roubou a padaria, tirou o dinheiro da igreja e se prepara para matar a todos. Grilo, que entra na igreja, é também jurado de morte e Severino dá a ordem de execução. 
Severino resolve matar pessoalmente Chicó e João Grilo. Grilo oferece ao cangaceiro uma gaita que tem o poder de ressuscitar os mortos e a troca por sua vida e de Chicó. 
Severino é morto e quando a gaita não tem efeito nenhum, o comparsa do cangaceiro mata João Grilo. Chicó chora e retira o dinheiro que está em seu bolso, que havia pego de Severino. 
As pessoas que estão mortas encontram-se para esperar seu destino. 
O Diabo aparece mas João Griloapela para Cristo, esperando que este o salve. O Cristo apresentado é negro e destrói o preconceito de todos. Os personagens são julgados e como estão preste s a seguir para o inferno, João, mais uma vez apela: chama Nossa Senhora, a Compadecida. 
O padeiro e sua mulher são absolvidos por terem perdoado um ao outro na hora final; o padre o e o bispo, têm o mesmo benefício, porque abençoaram o carrasco Os quatro vão para o purgatório. Severino se livra através de Jesus, que lembra que este é incapaz de pensar nos seus atos, pois viu seus pais morrerem aos oito anos de idade. 
Nossa Senhora, pede uma chance a Grilo. Jesus consente e ele volta da morte. 
Pregando uma peçaem Chicó, Grilo finge-se de morto. Depois, acorda, assustando o outro e pergunta do dinheiro. Chicó diz que prometeu o dinheiro a nossa Senhora, caso João Grilo se salvasse. Este, bravo, concorda em pagar a promessa. 
Contando com a coragem de Chicó, Rosinha pede para marcar o casamento. Depois da cerimônia, a porca é quebrada, mas o dinheiro, velho e fora de circulação não poderá saldar a dívida. 
O Major é impedido de tirar o couro de Chicó, pela astúcia de Rosinha e de João Grilo, que alegam que no contrato não há a palavra sangue . O pai manda a filha embora e a deserda. 
No final, os três amigos voltam para a estrada, conversando sobre riqueza e a pobreza ; encontram com um mendigo "Cristo disfarçado", que pede a única comida que eles têm. Dividindo o pedaço de bolo com ele, João Grilo fala que nunca viu um Jesus negro e Chicó, se lembra de uma história "Um seu amigo uma vez morreu e foi para o céu"...

"Casanova, o filme"

Sinopse - Casanova 

Casanova é um filme de 2005, baseado na vida de Giacomo Girolamo Casanava
Veneza, 2 de abril de 1725 Duchcov, Reino da Boémia, 4 de junho de 1798) foi um escritor e aventureiro italiano. Interrompeu as duas carreiras profissionais que iniciou  a militar e a eclesiástica -e levou uma vida aventureira e de descandalos.

O filme é uma estória baseada na vida de Giacomo Casanova o enredo acontece na Cidade de Veneza, Itália, no século XVIII, Pela primeira vez em sua vida, Casanova (Heath Ledger) encontra uma mulher à sua semelhança. A bela veneziana Francesca Bruni (Sienna Miller) acaba de fazer algo que Casanova acreditava ser impossível de acontecer: "rejeitá-lo". Usando os mais diversos disfarces e estratégias, ele aos poucos se aproxima de Francesca. Na tentativa de conquistá-la, ele coloca em jogo sua reputação de incorrigível sedutor,  até mesmo sua vida, ele a vê pela primeira vez em um auditório de escritores, ela estava disfarçada de homem para esbosar sua idéias e daí por diante, ele se apaixona por ela, apesar de rupudiá-lo ela também se apaixona por ele, até que o salva da prisão por fornicação, travestida de Advogado! 

Contextualização das obras

As três obras possuem a Mulher em evidência com características fortes, sonhadoras  e asturas. Todas elas tramam con inteligência para salvar seus amados, há também tracos da emancipação da Mulher vividas pelas personagens. Religiosidade é fato tanto em o Mercador de Veneza quanto,  O Auto da Compadecida e Casanova, cada qual com características distintas. O primeiro ressalta a região judaíca e a reflexão de um povo, o segundo a religião católica e a fé dos humildes mixegenada com a ganância da igreja, e a terceira, enfatiza uma época que o catolicismo estava perdendo adeptos e para trazê-los de volta puniam os hereges evidenciamos a personagem "Casanova" o maior conquistar de mulheres, não respeitava nem o convento levando aos membros da igreja a praticarem a "luxúria".


Analisando as personagens Femininas e semelhanças  Principais nas três obras ".

"Pórcia, Linn Collis" 2005

Pórcia "Linn Collis", herdeira de uma grande fortuna cheia de pretendentes, mas entregou seu coração a Bassâncio nobre pobre e arruinado e salvou o amigo de seu amado  "Antônio"  de perder uma libra de carne do corpo, por causa de um empréstimo  adquirido do agiota judeu Shelock,  se transvestiu de Promotor e com astúcia e inteligência o salva de perder as carnes..

"Rosinha, Virgínia Cavendish"

Rosinha "Virgínia Cavendish" , Personagem muito Astuta que cons guê convencer o pai a autorizar o namoro dela com Chicó,bque era pobre e não tinha nada de doutor, após o casamento ganhou a porca recheada de moedas como dote, mas as moedas perderam o valor, fazendo o Pai cumprir o contrato firmado com Chicó por  dinheiro emprestado pelo mesmo, então arrancaria um pedaço do "couro" do cabra, mas Rosinha com astúcia o livro alegando que o contrato em dizia em derramar sangue, salvando assim seu amado "essa momento foi parodiado da obra "O Mercador de Veneza por Pórcia".

"Francesca Bruni, Siena Miller"

 Francesca Bruni "Siena Miller",  Escritora, inteligente, era contra a promiscuidade, travestia-se de homem para escrever livros com pseudônimo de "Guardo", frequentava universidades, vestia-se de homem, pois a sociedade da época não aceitava mulheres no recinto, conheceu Casanova "Heath LEDGER", era tudo que ela mais repudiava, mas apaixonou-se por ele. Travestido de Advogado vai ao encalço de seu amado e condena a si própria a prisão junto com Casanova "Essa cena é muito parecida com o mercador de Veneza de Shakeaspere, ambas travestidas de advogados"...

A conclusão é O Mercador de Veneza de  Shakeaspere, foi o grande inspirador de parte do enredo dessas obras e  já na sua época retratou através de suas personagens a valorização da mulher como um ser que merece um lugar junto ao homem ou além dele;  astúcia, perspicácia,  além de ser delicada e envolvente, daí vem a frase " atrás de um Homem de sucesso há uma grande Mulher."

Por Lady Hannah

Fonte: livros de Literatura, filmes, Sites de busca cinematográfico e Literário

*Homenagem ao ator Heathcliff Ledger, falecido em 2008, grande Ator."

"Heathcliff Ledger, Casanova"













Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção