Fausto - Goethe

"Fausto"

Fausto é o protagonista de uma popular lenda alemã de um pacto com o demônio, baseada no mágico e alquimista alemão Dr. Johann Georg Faust (1480-1540). O nome Fausto tem sido usado como base de diversos romances de ficção, o mais famoso deles do autor Goethe, produzido em duas partes, tendo sido escrito e reescrito ao longo de quase sessenta anos. A primeira parte - mais famosa - foi concluída em 1808 e a segunda, em 1832 - às vésperas da morte do autor.

Considerado símbolo cultural da modernidade, Fausto é um poema de proporções épicas que relata a tragédia do Dr. Fausto, homem das ciências que, desiludido com o conhecimento de seu tempo, faz um pacto com o demônio Mefistófeles, que lhe enche com a energia satânica insufladora da paixão pela técnica e pelo progresso. Esta mesma energia, porém, faz de Fausto um homem desdenhoso das consequências e estragos de sua Ciência, tornando-o um gênio leviano, um louco obcecado pelo progresso e cego para tudo mais.

No intento  de superar os conhecimentos de sua época, evoca Fausto espíritos e, por fim, Mefistófeles, o demônio (palavra que significaria, etimologicamente, inimigo da luz) - com o qual negocia viver por vinte e quatro anos sem envelhecer.

Durante este tempo, conforme o contrato assinado com seu próprio sangue, serviria o diabo a Fausto, em troca da sua alma. Entregue aos prazeres durante este tempo, é finalmente ao termo deles levado para o Inferno.

Tendo, porém, encontrado o amor de Margarida, dela tenta obter a salvação, mas foi inevitável o destino a que se comprometera.

A influência de Goethe deu-se em várias áreas. O “método” goetheano de análise fenomenológica não se restringia à botânica, mas também a teoria do conhecimento e das cores. No início do século XX, o filósofo austríaco Rudolf Stein, fundou a Ciência Antroposofia, inspirado no método de observação dos fenômenos desenvolvido por Goethe (no qual a parte subjetiva do observador é também considerada). A antroposofia, a partir desta época, foi aplicada em diversas áreas: na medicina antroposófica, na pedagogia Waldof, na agricultura bio-dinâmica, além de outras (como na euritmia, na terapia artística, na arquitetura...). Também a partir deste conhecimento a antroposofia desenvolveu medicamentos oriundo dos três reinos da natureza (mineral, vegetal e animal) elaborados a partir de uma farmacodinâmica que lida inclusive com a forças imponderáveis (tais como as forças vitais). Atualmente a antroposofia e suas diversas áreas de aplicação estão em mais de 150 países, nos cinco continentes! 

Gothe uma  visão tridimensional!! tudo tem uma perspectiva subjetiva,  Fausto nos remete também a personagem bíblica "Jó" que também era um dos favoritos de Deus enquanto a fé, algumas ações são muito parecidas com a tragédia de Fausto !  ressalto uma delas ( O demônio querer para si a Fé do favorito de Deus enfatizado por Jó)!! Podemos  remeter outras situações a essa tragédia !! dependendo da visão e do conhecimento de mundo do leitor !!

"O Retrato de Dorian Gray"

Foi nessa obra que Oscar Wilde teve inspiração para escrever "O RETRATO DE DORIAN GRAY", por "Oscar Wilde", a estória de um jovem de extrema beleza, inocente, se vê aliciado por pensamentos de outrem, olha seu retrato e compactua com as forças malignas para nunca envelhecer, uma obra genial  baseada em fausto.


Sobre Gothe

"Goethe"

Johanna Wolfgang Von Goethe, foi um autor estadista alemão do Sacro Império Germânico que também fez incursões pelo campo da ciência natural.
Como Escritor Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII E início do século XIX. Faleceu em 22 de março de 1832, Weimar, Alemanha.

Por Lady Hannah

Fontes livros de Literatura, sites de busca biograficos e literários











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção