Drácula De Bram Stoker







"Cena do filme, de Francis Ford Copolla"


Drácula de Bram Stoker


Resumo


A estória começa com no diário de Jonathan Harker, um jovem a caminho de Transilvânia para dar informação e conta ao misterioso Drácula sobre a propriedade nova dele em Londres. Drácula leva referências de homem jovem, e Jonathan vê muitas coisas estranhas e más no castelo antes de escapar e fugir pela noite afora de sua prisão do castelo de Drácula e das três demoníacas e sedutoras mulheres que o perseguiam e o enfraquecida dia após dia. Ele é encontrado em Budapeste por religiosos com uma febre muito alta. Enquanto isso, lá na Inglaterra, a noiva de Jonathan, Mina, está visitando a amiga dela Lucy. Lucy, há pouco decidiu casar com Arthur Holmwood Honrado, depois de ter que escolher entre ele e os dois amigos, Dr. John Seward e Quincey Morris. Drácula que está se mudando para Londres para se introduzir entre a população; se introduz na parte da Inglaterra onde Mina e Lucy estão ficando. A primeira vítima dele é Lucy. É o Dr. Seward que, por coincidência, corre os manicômios e próximo à porta da casa de Londres, vizinha de Drácula, tenta tratar de Lucy por enfermidade. Ele chama de Amsterdã o amigo dele e mentor Professor Abraham Van Helsing.

Van Helsing entende o que está errado com Lucy, mas não a pode salvar. Por este tempo, Jonathan volta à sua casa na Inglaterra e casa-se felizmente com a Mina. Van Helsing reúne Mina, Jonathan, Arthur, Quincey, Seward e convence a todo mundo da realidade de vampiros, e deste perigo particular, que estava na vida humana dele, o grande guerreiro e pensador. Eles já destruíram a inanimada Lucy, e eles tiveram a intenção de destruir Drácula igualmente. Eles se educam nas forças e fraquezas do vampiro, e aprendem por pesquisa cuidadosa e inteligente quais são os planos de Drácula.

Drácula agora é perseguido  em Londres; e eles decidem os esterilizar. Tudo para cercar Drácula na forma mais fraca dele e então o matar em nome de Deus. Porém, Drácula tem outros planos, e como os homens procuram as casas dele, ele ataca Mina à noite e a alimenta com o sangue dele, de forma que ela se tornará um vampiro também. Os homens descobrem sobre as atividades de Drácula e aumentam os esforços deles. Eles conseguem o atrair para fora da Inglaterra, mas percebem que se não terminarem o trabalho Mina se tornará um vampiro de qualquer maneira.

Eles seguem o rastro dele para Transilvânia onde ele e os ciganos fieis à ele conseguem os continuar burlando. Finalmente, minutos antes de que ele chegue ao castelo, o time inteiro cai sobre ele, enquanto é transportado no caixão dele com terra da Transilvânia. Jonathan e Quincey o matam, entretanto não antes do próprio Quincey ficar mortalmente ferido.

Com Mina livre do destino dela, há o retorno para a Inglaterra... e permanecem os amigos vitalícios.

O livro termina com Jonathan contando toda essa estória para seu filho "Quincey", o qual recebeu o nome do amigo morto em batalha contra o sobrenatural "Conde Drácula.

Resenha
"Bram Stoker"

Abraham Stoker nasceu Clontart, Irlanda em 08/11/1947 e faleceu em 20/04/1912, começou a escrever no início da adolescência. Graduado em Matemática, jamais exerceu a profissão. Uma de suas paixões era o teatro. Foi crítico teatral do Dublin Evening Mail, de propriedade de um conterrâneo e colega autor seu, Joseph Sheridan Le Fanu, que tornou-se também uma influência fundamental.

Bram Stoker já era um escritor reconhecido. E estabelecera-se como um talentoso romancista de sua geração.

Stoker começou a escrever no início da adolescência. Graduado em MateDublin Evening Mail, de propriedade de um conterrâneo e colega autor seu, Joseph Sheridan Le Fanu — que tornou-se também uma influência fundamental.

Bram Stoker publicou cinco livros e esse último em 1897 foi sua obra prima "Drácula". Na narrativa, o autor explora, com grande habilidade, um recurso retórico que começava a surgir na época: o romance epistolar. Ou seja, a história contada por meio de cartas, e de atualizações em diários, de notícias de jornais, de documentos náuticos etc. O formato intensifica uma característica primordial para qualquer narrativa de teor sobrenatural: a verossimilhança, através de pesquisas Bram Stoker se utilizou como base da personagem Drácula o rei Cruel da Valáquia - Sul da Romênia ( O Conde Vlad Tepes, o empalador) , que esperava seus inimigos com lanças e os deixavam fincados no chão para amendontrar os próximos.

"Vlad Tepes, imagem real do Empalador"
                                          
Tanto que, quando foi lançado, Drácula foi considerado mórbido e excessivamente violento. Em uma resenha do mesmo ano, o jornal britânico Manchester Guardian classificou o romance como “grotesco demais” e Stoker teria cometido “um erro artístico ao preencher todo um volume com horrores”, mas o romance escrito pelo Irlandês, tornou-se um clássico da literatura gótica e é considerada até hoje por muitas pessoas como a melhor história sobre vampiros já escrita. Adaptado para o cinema e teatro inúmeras vezes, Drácula é contada através de cartas, páginas de diários e de Jornais e mostra como uma figura tão misteriosa pode se tornar um tormento para inúmeras pessoas.
"O Livro"

A estória começa com a ida do jovem Jonathan Harker ao castelo do Conde Drácula na Transilvânia, somos apresentados neste primeiro momento a como Bram Stoker resolveu contar a história do livro, através de relatos pessoais escritos pelos personagens. Uma maneira muito interessante de se contar uma história, e também a torna muito atrativa e além disso mais fácil de se entender a linguagem datada da época em que foi escrita.

Nos primeiros capítulos o leitor consegue sentir o medo e angustia que Jonathan Harker sente ao estar dentro do castelo e perto do Conde Drácula através da forma como ele descreve o castelo e o comportamento do vampiro em relação a ele. Conseguimos então sentir que a algo errado lá, Drácula é descrito como sendo sedutor e excêntrico, sendo interessante notar como Bram Stoker consegue apresentar os elementos da mitologia vampiresca do personagem nas cartas de Jonathan e ao mesmo tempo desenrolar a trama através delas, essa primeira parte do livro é realmente excelente, chegando a amedrontar em várias partes.

Na segunda metade do livro, somos apresentados aos demais personagens da obra, onde cada um deles acaba sendo afetado tanto diretamente quanto indiretamente pelo Conde Drácula, vemos a Noiva de Jonathan Harker, Mina, preocupada por não ter mais notícias dele, a irmã de Mina, Lucy que começa a sofrer de sonambulismo, e um estranho paciente do pretendente de Lucy, John Seward, que está apresentando sintomas e alucinações muito incomuns. Os personagens são muito interessantes e como cada um tem seu ponto de vista exposto no livro, é fácil entender a motivação de cada um e o medo que os atinge. É magnifica a forma como Bram Stoker consegue mostrar a influência do Conde na história mesmo sem sua participação em cena, e de como o Vampiro acaba tornando um inferno a vida de muitas pessoas sem estar por perto.

A presença do vampiro sobre a vida dos personagens vai ficando mais evidente ao passar que a história se desenrola, e o medo e a sensação de perigo vão aumentando junto. Lucy acaba ficando muito doente e com duas marcas em seu pescoço, o Paciente de John Seward fala que está esperando um senhor, e a chegada de um barco russo a cidade com toda a tripulação morta são exemplos de como a tensão vai aumentando a cada capitulo e a história vai se tornando imprevisível a cada novo passo que dá, com isso dando ritmo a história e deixando o leitor curioso para o que vira a seguir.

Nenhum personagem é deixado de fora da trama, todos tem seu propósito e momento na história, notamos também que o autor tem uma ótima concepção de espaço e cena, sabendo descrever os cenários datados da época perfeitament
Mesmo sendo o personagem título do livro, Drácula acaba por não ser o personagem principal do livro, porem a trama se desenrola de acordo com sua influência nos personagens e o conhecemos a partir da visão deles. Nos primeiros capítulos vemos que ele era o antagonista da história, estando presente em cena, mas depois da volta de Jonathan Hacker a sua cidade de origem, vemos que ele não aparece mais tanto assim na história, mas não considero isso um demérito visto que sua presença pode ser sentida na vida dos personagens.

Com a chegada do Dr. Abraham Van Helsing a trama fica muito mais interessante, o qual
consegue desvendar através dos relatos dos outros personagens o mistério por trás da doença que acomete Lucy,  " Van Helsing" é uma   personagem é muito meticulosa e determinada e mostra que não é ingênuo e que não teme o combate com os vampiros, com certeza o melhor personagem da história.

Drácula é com toda certeza um dos melhores livros da literatura de Horror, as descrições feitas por Bram Stoker são excelentes, o ritmo do livro não é cansativo, a estória é de fato assustadora e também é recheada de suspense e consegue prender o leitor com sua fantástica trama,  Stoker magistralmente consegue passar ao leitor todo o terror que o Conde Drácula consegue causar aos personagens e mesmo com a sua história datada, este livro continua encantando gerações de leitores deste gênero, obrigatório para todos que gostam de estorias de terror e recomendado para os alunos do ensino médio, nesse, fase de aprendiza em literatura da apresentação da estéticas literárias, o livro também tem vários aspectos que retratam contextos históricos marcantes.


Drácula de Bram Stoker (O filme ) 1992
Direção de Francis Ford Copolla
Com Garry Oldman, Winona Rider, Keanu River

" O amor nunca morre"

Trailer do filme


Mais sobre esse Assunto 

Fontes: livros de literatura, sites de literatura e histórica





















Comentários

  1. Muito bom. Acredito que a poesia tem o poder de nos fazer viajar no tempo, pois ao ler as suas voltei na época da nossa faculdade, onde tivemos o privilégio de ter mestres magníficos como: Sandra Helena e Gabriel, que nos ensinaram muito. Parabéns!!! Você conseguiu transcrever essa paixão e emoção que a poesia entoa quando lemos...

    Feliz por sua conquista, sua eterna amiga Edneis

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção