Somewhere I Belong (Linkin Park) tradução e análise da letra

 

"Linkin Park"

Linkin Parking  é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em Agoura Hills, Califórnia. A formação atual da banda inclui o vocalista e multi-instrumentista Mike Shinoda, o guitarrista Brad Delson, o baixista Dave Farrell, o DJ Joe Hahn e o baterista Rob Bourdon, todos membros fundadores. Outro membro que estava com a banda desde sua fundação foi Chester Bennington, falecido em 2017. O vocalista Mark Wakefield e o baixista Kyle Christner são ex-membros da banda.

Formado em 1996, Linkin Park alcançou fama internacional com o seu álbum de estreia, Hybrid Theory (2000), que foi certificado como diamante pela RIAA em 2005 e multi-platina em vários outros países, se tornado um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, com gêneros musicais: rap rock; rap metal; metal alternativo; rock eletrônico.


Letra da Música


Somewhere I Belong 


Composição: Mike Shinoda / Brad Delson / Joe Hahn / Dave Phoenix Farrell / Rob Bourdon / Chester Bennington (HybrId Theory, 2000)


When  this began
I had nothing to say
And I get lost in the nothingness inside of me
I was confused
And I let it all out to find
That I'm not the only person with these things in mind

Inside of me
But all the vacancy the words revealed
Is the only real thing that I've got left to feel
Nothing to lose
Just stuck, hollow and alone
And the fault is my own, and the fault is my own

I wanna heal, I wanna feel
What I thought was never real
I wanna let go of the pain I've held so long
Erase all the pain 'till it's gone

I wanna heal, I wanna feel
Like I'm close to something real
I wanna find something I've wanted all along
Somewhere I belong

And I've got nothing to say
I can't believe I didn't fall right down on my face
I was confused
Looking everywhere only to find
That it's not the way I had imagined it all in my mind

So what am I?
What do I have but negativity?
'Cause I can't justify the way, everyone is looking at me
Nothing to lose
Nothing to gain, hollow and alone
And the fault is my own, and the fault is my own

I wanna heal, I wanna feel
What I thought was never real
I wanna let go of the pain I've held so long
Erase all the pain 'till it's gone

I wanna heal, I wanna feel
Like I'm close to something real
I wanna find something I've wanted all along
Somewhere I belong

I will never know myself until I do this on my own
And I will never feel anything else
Until my wounds are healed
I will never be anything 'till I break away from me
I will break away, I'll find myself today

I wanna heal, I wanna feel
What I thought was never real
I wanna let go of the pain I've held so long
Erase all the pain 'till it's gone

I wanna heal, I wanna feel
Like I'm close to something real
I wanna find something I've wanted all along
Somewhere I belong

I wanna heal, I wanna feel
Like I'm somewhere I belong
I wanna heal, I wanna feel
Like I'm somewhere I belong
Somewhere I belong

"Álbum"



Tradução


Em algum lugar  Eu pertenço

Quando isto começou
Eu não tinha nada a dizer
E me perdi no nada dentro de mim
Eu estava confuso
E deixo tudo isso sair para descobrir
Que não sou a única pessoa com essas coisas em mente

Dentro de mim
Mas todo o vazio que as palavras revelaram
É a única coisa real que me resta para sentir
Nada a perder
Simplesmente preso, vazio e sozinho
E a culpa é toda minha, e a culpa é toda minha

Quero me curar, eu quero sentir
O que achei  que  nunca fosse real
Eu quero deixar ir essa dor que segurei por tanto tempo
Apagar toda a dor até que ela se acabe

Quero me curar, eu quero sentir
Como se estivesse perto de algo real
Eu quero achar algo que sempre quis
Algum lugar  que eu pertença

E eu não tinha nada a dizer
Não acredito que não caí de cara no chão
Eu estava confuso
Procurando em todo lugar apenas pra descobrir
Que isso não está do jeito que  imaginei na minha mente

Então o que eu sou?
O que eu tenho além de negatividade?
Porque não posso justificar a forma que todo mundo está olhando para mim
Nada a perder
Nada a ganhar, vazio e sozinho
E a culpa é toda minha, e a culpa é toda minha

Quero me curar, eu quero sentir
O que achei que nunca fosse real
Eu quero deixar ir essa dor que segurei por tanto tempo
Apagar toda a dor até que ela se acabe

Quero me curar, eu quero sentir
Como se estivesse perto de algo real
Eu quero achar algo que sempre quis
Algum lugar que eu pertença

Nunca me conhecerei até que eu faça isto sozinho
E nunca vou sentir mais nada
Até que minhas feridas estejam curadas
Eu nunca serei nada, até que me separe de mim
Eu irei romper, vou me encontrar hoje

Quero me curar, eu quero sentir
O que achei que nunca fosse real
Eu quero deixar ir essa dor que segurei por tanto tempo
Apagar toda a dor até que ela se acabe

Quero me curar, eu quero sentir
Como se estivesse perto de algo real
Eu quero achar algo que sempre quis
Algum lugar que eu pertença

Quero me curar, eu quero sentir
Como se eu estivesse em um lugar ao qual eu pertença
Quero me curar, quero sentir
Como se eu estivesse em um lugar ao qual eu pertença
Algum lugar  que  eu pertença

Tradução Lady Hannah


Todos os textos Poéticos possuem estruturas para deixá-los mais atrativos, tais como linguagem Metáforica, musicalidade e recursos  de estilística, os quais elevam a qualidade da Poesia intensificando a mensagem do Eu-lírico.

Em letras de músicas, as quais, são textos Poéticos, além de todos os recursos já citados é enfatizado a melodia e a interpretação da letra da música. Em Somewhere I Belong   da banda Linking Park, o qual, possue diversificados gêneros  musicais tal como :  Rap metal;  
,a  interpretação é muito notória com Chester e Mike Shinoda nos vocais misturando dois estilos respectivamente o Rock com o Rap, 
Por isso a Notoriedade dos Artistas, os quais compõem a banda 

Sobre a poesia inserida na canção "Somewhere I Belong" tradução em Português: Em algum lugar Eu Pertenço", análise dos elementos estilísticos mais intensificados na poesia.

Possue rimas  externas  no texto original em inglês, as quais  ocorrem  praticamente nos  finais  dos versos  e rimas emparelhadas (ou paralelas), as quais combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABB.

* Vide a letra da música em inglês, da para constatar essa afirmação; abaixo exemplo de uma uma estrofe poética: 

"I wanna heal, I wanna *feel
What I thought was never  *real
I wanna let go of the pain I've held so *long
Erase all the pain 'till it's *gone" 

Destacando figuras de linguagens mais marcantes nas estrofes poéticas no texto em Português: 

Nesse temos a  figura de linguagem, a qual consiste em dar qualidade, sentimentos ou atribuir ações aos seres inanimados. Como no caso do Substantivo "O Nada", veja;

"Quando isto começou
Eu não tinha nada a dizer
E me perdi no nada dentro de mim"

Abaixo temos um trecho, o qual há a  utilização de palavras contrárias em uma expressão que parecem não apresentar uma ideia lógica, porém, quando juntas se completam e traz reforço a um pensamento.


"Dentro de mim
Mas todo o vazio que as palavras revelaram
É a única coisa real que me resta para sentir"

 Veja a figura de línguagem de pensamento "antítese", a  qual  acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos;

Nada a *perder
Nada a *ganhar, vazio e sozinho
E a culpa é toda minha, e a culpa é toda minha

Temos a sinestesia no trecho abaixo, o qual ressalta sensação como a palavra "dor"; 

Eu quero deixar ir essa *dor que segurei por tanto tempo
Apagar toda a *dor até que ela se acabe


Classificação quanto à fonética

Rima perfeita ou consoante: Em que há correspondência total de sons, havendo repetição tanto dos sons vocálicos como dos sons consonantais.

*Vide Texto Poético em Inglês

Mais sobre a Canção Poética

Uma texto, o qual o Eu-lírico é muito subjetivo/Reflexivo/Solitário, através desse Subjetivismo implícito, há o paradoxo da explícitividade.

O Eu-lírico clama para ele mesmo, e ao mesmo tempo o receptor da mensagem também se torna o Eu-lírico.

A mensagem  da  Poesia, ressalta momentos antigos de amargura, os quais trazem de volta o medo de não ser aceito, de não pertencer a algum lugar. Na letra ele diz que está cansado de sentir um vazio por dentro, (negatividade depressiva) ;mas  por outro lado enfatiza que quer se curar, sentir qualquer coisa real;  é a vontade de estar em um lugar aonde o compreendem e aceitem, (para algum lugar em que Eu Pertenço),  dessa forma poder ter algo a mais do que a força   de vontade dele mesmo para se curar e apreciar coisas ou momentos os quais não consegue conectar-se mais.

Uma Mensagem que apesar de dramática, nos faz  viajar psicologicamente dentro de nós mesmo e refletir sobre o que nos encomoda,  nossos monstros interiores, feridas mal curadas, ambientes, pessoas e tentar mudar nossas expectativas acerca da nossa saúde mental e física, e tornar nossa a vivência mais confortável, prazerosa e com esperança.

Veja o clip da Canção


Homenagem ao Chester Bennington, "Uma Voz inconfundível" Rest in Peace.

"Chester, no muro do Rock, United Status, 2014



Por Lady Hannah

Fontes: Letra da Música, sites biográficos, musicais e Wikipédia



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos