Aventuras de Pi

"Aventuras de Pi, o Filme"



As aventuras de Pi, produção dirigida por Ang Lee e escrito por David Magee, a partir do romance de Yann Martel, mostra o relato de Pi (Irrfan Khan) a um escritor canadense (Rafe Spall), de como sobreviveu ao naufrágio do navio que levava os animais do zoológico de sua pai da Índia para o Canadá, quando ainda era adolescente. O que gerou esse encontro foi uma promessa de ouvir uma história que lhe “faria acreditar em Deus".
Produção que levou o Oscar em 2013, como melhor Fotografia, realmente aquele Tigre Richard Parker foi o máximo, dentre outros inserido no filme.


Resumo e Comentários

Na realidade o filme começa com o a Personagem Piscine Monitor Patel (Pi)  já adulto contando a história dele para um escritor. A familia de Pi tinha um zoológico e por questões financeiras tiveram que se mudar levando consigo todos os animais em um navio. No meio da viagem por causa de uma tempestade, o navio é engolido pelas ondas e somente Pi consegue se salvar. Agora em um barco salva vidas, na compania de um tigre ele precisa fazer de tudo para se salvar e rezar para que a fera não o coma; dias depois ele encontra uma ilha, onde passa a noite e descobre que é muito perigosa, deixando-a no dia seguinte. Então, já muito fraco  ele chega à costa e o tigre vai embora. Apesar de ter perdido sua familia o que mais lhe doía era o fato do  tigre (Richard Parker) ter ido embora sem olhar para traz, sem olhar para ele. No hospital ele conta sua historia a dois homens que acham aquilo tudo um absurdo, que fora delírios! Pi reconta substituindo os animais por sua mãe e outros tripulantes do navio,  nesse momento, Pi pergunta ao escritor qual história ele achava melhor e o escritor lhe responde; a que tem um tigre; O livro é bem mais descritivo e o sofrimento de Pi mais intensos, mas O livro e o filme são bem semelhante.
A enredo ressalta em primeiro lugar a FÉ  e a RELIGIOSIDADE da Personagem para agarrar se a vida, e a IMAGINAÇÃO em segundo lugar, que deu significado a existência dele as quais salvarão a vida de Pi, que na citação da personagem.

“Se eu ainda sentia vontade de viver, foi graças a Richard Parker (o tigre de bengala). Ele me impediu de pensar muito em minha família e minhas circunstâncias trágicas. Ele me forçou a continuar vivendo. Eu o odiei por isso, mas ao mesmo tempo, agradeci. Eu o agradeço. É a pura verdade: sem Richard Parker, hoje eu não estaria vivo para contar a minha história”.

"O Pi adulto contando sua história"







Polêmica de Plágio da obra de Moacyr Scliar (Max e os Felinos),  o Nosso Brasileiro é um excelente Contista, Cronista, o Autor das Aventuras de Pi, leu uma resenha do livro de Moacyr Scliar e adotou a ideia, na fala dele o nosso brasileiro escrevia mal, então ele aprimorou o enredo mudando algumas coisas, o fato é, na obra de Moacyr Scliar cita politica Menino fugiu em um navio  da Alemanha nazista  com animais de um zoológico, o navio naufragou e restaram apenas o menino e um jaguar dentro do bote, e na obra do canadense o que muda é a questão da religiosidade,  Pine sua família decidem ir para o canada com o zoológico da família, o navio naufraga, e restam apenas O menino e o tigre.
Moacyr Scliar nunca foi à justiça, pois na concepção dele a ideia é a mesma, com aspectos diferentes.
Seja como for, as duas obras são boas, nesse mundo, tudo parte de um princípio e se transforma.


"As obras"










HOMENAGEM AO ATOR IRRFAN KHAN QUE FALECEU EM 20/04/2020.

Por Lady Hannah


Fontes: Livros de Literatura, sites de busca biograficas YouTube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos