Choram as Rosas - Bruno e Marrone (Possível Análise)

 

"Dupla Sertaneja, Bruno e Marrone"


Bruno o, nome artístico de Vinicius Félix de Miranda (Goiânia, 22 de abril de 1969) é um cantor e compositor brasileiro.
Marrone, nome artístico de José Roberto Ferreira (Buriti Alegre, 9 de novembro de 1964) é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro,

Participantes da geração romântica do sertanejo, Bruno & Marrone iniciaram sua carreira ainda na década de 1980. O álbum de estreia dos músicos foi lançado em 1994, mas a dupla alcançou notoriedade nacional aos 15 anos de carreira, com o lançamento do álbum Acústico (2000). Com canções como "Dormi na Praça" e "Vida Vazia", a dupla obteve popularidade com um som mais acústico em comparação aos seus colegas de segmento e pela fusão de gêneros como pop rock, pagode, forró e rock. Com isso, a dupla lançou vários projetos de estúdio e ao vivo, entre eles Sonhos, Planos, Fantasias(2002), Inevitável (2003) e Meu Presente É Você (2005).
Ao longo da carreira, Bruno & Marrone consolidou-se como uma das principais duplas sertanejas da história do Brasil sendo, em cerca de 15 anos, a dupla mais tocada em rádios no Brasil. Com mais de 10 milhões de cópias vendidas, a dupla também foi indicada em várias ocasiões ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja, e foi influência para vários artistas sertanejos. Em 2015, Bruno & Marrone promoveu uma turnê conjunta com Chitãozinho & Xororó, o que resultou no álbum Clássico (2016).

Letra da Música "Choram as Rosas"

Artista: Bruno & Marrone
Álbum: Meu Presente É Você
Data de lançamento: 2005



Choram as rosas
Seu perfume agora se transforma em lágrimas
E eu me sinto tão perdido
Choram as rosas

Chora minh'alma
Como um pássaro de asas machucadas
Nos meus sonhos te procuro
Chora minh'alma

Lágrimas que invadem meu coração
Lágrimas, palavras da alma
Lágrimas, a pura linguagem do amor

Choram as rosas
Porque não quero estar aqui
Sem seu perfume
Porque já sei que te perdi
E, entre outras coisas
Eu choro por ti

Falta seu cheiro
Que eu sentia quando você me abraçava
Sem teu corpo, sem teu beijo
Tudo é sem graça

Lágrimas que invadem meu coração
Lágrimas, palavras da alma
Lágrimas, a pura linguagem do amor

Choram as rosas
Porque não quero estar aqui
Sem seu perfume
Porque já sei que te perdi
E, entre outras coisas
Eu choro por ti

Choram as rosas
Porque não quer estar aqui
Sem seu perfume
Porque já sei que te perdi
E, entre outras coisas
Eu choro por ti

Choram as rosas
Choram as rosas
Choram as rosas




Possível Análise 



Nessa canção de Bruno e Marrone, temos um texto poético, o qual predomina o Subjetivismo implícito do eu-lírico passando uma mensagem com intuito Romântico/ Simbolista e Psicológica ressaltando através do  Símbolo   da ROSA a comparação da simbologia  da mesma  sob a  forma Metafórica  acerca de sua    beleza, pureza e perfeição, no sentido do verdadeiro amor entre duas Rosas que simboliza as Almas de dois apaixonados, separados pelo destino;  Em referência a poesia da música, podemos inferir da seguinte forma: 

As Almas que Choram 

"Dentro de cada um de nós existe uma rosa, a qual necessita  se fortalecer e desabrochar, no entanto  precisa ser regada com amor, alegria e gratidão. A  rosa  é a nossa alma perfumada, com o aroma da liberdade. Os espinhos fazem parte do crescimento dessa rosa.

Cuidemos bem de nossa Rosa "Alma" desde o botão, o qual está inserida nossa essência para que a Alma revele toda a sua beleza e desabroche em puro Amor e Harmônia, pois  no Jardim da Vida somos todos Rosas, cada uma com sua cor, tamanho e mistério.

Se somos todos Rosas no jardim da vida, uma que se perde as outras choram, porque cada uma tem um perfume diferente, forma e cor..., a Natureza faz as coisas para serem únicas, mesmo uma Rosa da mesma cor, forma tem o seu perfume diferente "único" , tal como são as nossas Almas e é claro sentimos também a falta de outrem, o perfume, o qual é a essência e diferença entre as pessoas, assim como o Símbolo escolhido para a criação da Poesia em questão.

As estrofes poéticas tem musicalidade, a comparação como figura de linguagem predomina em toda a poesia, além de personificar a Rosa como retratação da Alma, a qual é algo que não podemos ver, mas sentimos, isso intensifica e enriquece
  o sentido do texto  justamente pela escolha  do tema, " a simbologia da Rosa", a qual é  muito vasto e traz muitas vertentes de inúmeras  significações, realmente uma música muito bonita."



Click no link e assistam o Clip da Música

https://youtu.be/TrBenrMMojE


Por Lady Hannah
Fontes: Letra da música, sites de simbologia de elementos da natureza, Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos