A Culpa é das Estrelas - obra de John Green (resumo e breve análise)

 
"A Culpa é  Das Estrelas "



A Culpa é  das estrelas,  romance de John Green, é a quarta obra solo e sexto romance no geral. Foi publicado em 10 de janeiro de 2012. O título é inspirado no Ato 1, Cena 2 da peça de Shakespeare Júlio césar, na qual o nobre Cássio diz a Brutus : "Os homens em algum momento foram mestres de seus destinos. "A culpa , querido Brutus, não está em nossas estrelas,  mas em nós mesmos, que somos subalternos." A estória é narrada por Hazel Grace Lancaster, uma Jovem de 16 anos com câncer de tireóide, foi escolhida para um tratamento alternativo com uma droga,  a qual afetou seus pulmões. 

Hazel narra os momentos difíceis de  ser uma adolescente que  não pode ter uma vida normal desde seus treze anos,  primeiro, a luta contra o câncer de tireóide e depois, devido a uma droga experimental, a qual elimininou o tumor,  mas afetou seus pulmões e tinha que estar ligada quer onde fosse a um cilindro de oxigênio.

A jovem é forçada por seus pais a participar de um grupo de apoio onde posteriormente conhece e se apaixona por Augustus Waters, de 17 anos, ex-jogador de basquete, fora amputado de uma perna e sobrevivente de osteossarcoma. Um Jovem, ao contrário de Hazel,  não se deixava abater pela depressão  decorrente da doença,  e vivia a cada dia como se fosse algo diferente. No primeiro encontro, ele a convidou para assistir o Filme o V de vitória, na casa dele, e Ela o convidou para ler seu livro preferido (  Uma aflição  imperial), daí  por diante, não se desgrudaram,  com missões diferentes um com o outro,  ou seja,  Hazel era para Augustos uma pessoa, a qual poderia tirar do fundo do poço e de certa forma ser lembrado por ela, em algum momento da vida e para Hazel Grace (Assim como ele a chamava), alguém para fazê -la ter um significado para viver, além de seus pais.


"Cenas do filme"


Havia o Isaac, também acometido com um câncer ocular, melhor amigo de Augustus e consequentemente  de Hazel,  ficou cego e foi abandonado pelo grande amor de sua vida (Mônica),  ressalta que na maioria das vezes nos relacionamentos falta força para encarar as doenças de um modo geral, no caso de Isaac,  a rompimento pela namorada.

Augustus  teve a notícia de que seu câncer voltou e espalhou-se tal como as luzes acesas de uma árvore de Natal, e mesmo assim,  com a ajuda de seus pais, proporcionou a Hazel Grace o desejo mais intenso da vida dela: "Conhecer  o autor de seu livro preferido( Vincent Van Houten)  "e  saber o que aconteceu com as personagens,  pois a estória era uma narrativa em primeira pessoa da personagem com câncer (Anne),  um diário, o qual ela escrevia contando sobre sua vida, acontecimentos e sobre pessoas ao seu redor,  como a mãe,  o namorado da mãe, o pequeno ramister e outros fatos.  O livro não tinha um final,  e isso a deixava intrigada, apesar de muitas cartas ao autor, as quais, jamais foram respondidas,  exceto quando augustus não só  consegue um contato, como também,  um encontro em Amsterdã com o autor do livro.

Apesar dos pulmões  de Hazel,  não comportarem uma viagem de avião para um país muito distante,  Eles foram para Amsterdã acompanhados pela mãe dela, e Augustus firme e forte, controlando suas emoções  sobre seu estado real de saúde,  vivendo plenamente  ao lado de Hazel Grace.

Chegando lá,  se acomodaram no hotel,  Hazel e a Mãe em  quarto e Augustus em outro, e a noite o casal de adolescentes  tiveram um jantar patrocinado por Van houten através da secretária. Após o jantar,  voltaram ao hotel,  mas Hazel não foi para o quarto que dividia com a mãe,  seguiu com Augustus para o quarto dele e lá perderam ambas as virgindades envolta de um sentimento  puro e harmonioso. 


"Cenas do filme"


Logo de manhã os dois jovens foram à  casa de Vicent, autor do livro,  foram recebidos pela secretária e logo depois apareceu o Autor de pijama e com ações não amistosos, causando um mal estar nos jovens,  pois além dele não responder as perguntas de Hazel,  a insultou profundamente, a qual  resultou no pedido de demissão da secretaria. 

Após as desculpas da ex secretária de Van Houten, ela os levou para visitar a casa de Anne Frank e foi lá o primeiro beijo do casal de adolescentes e foi ali também no banco em frente à  casa de Anne que Augustus Waters disse toda a verdade de seu estado de saúde para Hazel,  causando muita tristeza para os dois jovens amantes adolescentes.

"Cenas do filme"


A volta para os Estados Unidos,  foi sem problemas, mas o estado de saúde de Augustus piorava a cada dia é Hazel Grace não sai um instante do lado dele,  e até loucuras para o estado de saúde do rapaz ela concordava e executava. Até que chegou a notícia fatídica,  (o passamento de Augustus),   e ela pode ler o epitáfio o qual tinha escrito para seu grande amor,  e até O escritor Van Houten estava no enterro, nesse sentido,  O jovem Augustus fora lembrado de certa forma .

E acaba assim tal como no livro preferido de Hazel,  cada um formula sua própria conclusão sobre o destino dela,  se houve cura do câncer ? ninguém sabe, mas ela tirou muito aprendizado de que a vida é  efêmera e temos que viver a cada instante de nossas vidas.


Breve Análise 


Percebe-se uma narrativa em primeira pessoa pela Personagem Hazel  Grace,  uma jovem adolescente, portanto, um livro para adolescente, a produção  cinematográfica dirigida por Josh Boone é exatamente como o enredo do livro exceto algumas descrições,  as quais não fogem do enredo original, mas que possui um assunto, o qual afeta a todos,  a doença, o câncer.

A linguagem usada com algumas gírias tal como: "tal", não interfere na linguagem rebuscada do roteiro,  que sutilmente é  inserida, principalmente  pelo personagem Augustus,  de uma oratória fascinante,  mesmo sem freqüentar uma faculdade ainda,  os conhecimentos  dele eram muito significativos de diversas  leituras e pesquisas,  apesar de ser um jogador de vídeo games.  Isso incita os leitores e leitoras do livro a querer ter o mesmo conhecimento a ler Shakespeare, por exemplo.

Todos os momentos da obra de John Green são fictícios, ele mesmo cita nos agradecimentos do livro,  mas é relevante ressaltar o quão é  importante a pesquisa na área médica sobre o câncer que infelizmente levam muitas pessoas e jovens como Hazel e Augustus. 

O primeiro amor também é  ressaltado na estória de maneira sutil e pura,  o amor verdadeiro que todos nós procuramos, ou a maioria das pessoas querem e procuram,   amor para toda vida,  na saúde e na doença, mas também, constata se que Hazel no início, achou em Augustus um step para realizar seus sonhos de ser uma adolescente  normal, com um namorado e ser mimada por ele e depois os papéis se revertem,  ela se tornou o step de augustus,  ficando ao lado dele até a hora derradeira, e na verdade, o step também é  um tipo amor (até que a morte os separe).

Um fato interessante a enfatizar dentro dessa obra é o fato de Anne Frank (a jovem judia que ficou dias abrigada dentro de um armário de sua casa escondida dos sanguinários nazistas), deixou esse mundo por uma pneumonia e a personagem do livro de Van Houten, ( escritor favorito de Hazel) a qual também tem o nome de Anne, talvez John Green quisesse que todos fizessem uma inferência entre os diários, pois tanto Anne Frank , a qual escrevia fatos reais a Anne personagem da obra fictícia escrevia em seu diário,  uma estória de uma menina com câncer tal como Hazel e a Jovem por sua vez estava lutando com os seus  pulmões, e Anna Frank faleceu exatamente de uma doença, a qual danifica os pulmões  e tudo leva a simples conclusão de que viver é morrer nesse , ou seja,  um dia vamos morrer, mesmo se conquistamos a vitória sobre o que fosse.

O segundo nome de Hazel,  também é  fato de análise :"Grace", nos remete ao nome da Princesa  de Mônaco (Grace Kelly),  que encontrou seu príncipe,  mas faleceu, primeiro que ele e nossa Hazel Grace ficou sem seu príncipe encantado, e continuou sua luta terrena e tal como em (Uma aflição  imperial), o autor John Green não especificou se ela conseguiu a cura ou não mas  é uma excelente estória reflexiva realmente. 

Pois, assim é  a vida,  cheia de incertezas,  o importante é  viver o presente,  viver intensamente,  pois tudo é  muito obscuro quando se trata de futuro, a  transitoriedade da vida é um fato certo, contudo,  podemos deixá la mais bela e "OK", all be right. 


"Cenas do Filme"


Um pouco do Autor

"John Green"


John Michael Green  (Indianápolis, Indiana, 24 de agosto de 1977) é um vlogger, empresário, produtor e autor norte-americano de livros para jovens. Ele escreveu vários livros premiado Looping for Alaska (Quem é  Você  Alasca?) (  Paper Towers ( Cidades de Papel) The guild is in urs  stars(A Culpa é  das estrelas) , que foram sucesso de público e crítica, sendo que estes dois últimos foram transformados em filmes, que foram muito bem na bilheteria. Em 2014, Green foi listado na revista Time como uma das "100 Pessoas mais Influentes do Mundo". Principalmente depois da  produção  cinematográfica  "A culpa é  das estrelas".


Por Lady Hannah
Fontes:Wikipédia, sites de cinema,  o livro "A Culpa é  das estrelas"














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção