O Homem Duplicado - José Saramago (Resumo , Possível Análise)

 
"livro" 


Resumo 



O Homem Duplicado é o título do livro de autoria do escritor Português José Saramago, publicado em 2002. Trata-se de um enredo psicológico em que a personagem de Tertuliano Máximo Afonso é um professor de História, meio entediado do trabalho, na sala dos Professores conversando com o Professor de Matemática sobre cinema e filmes,  quando o referido Professor  recomendou-lhe um filme  de segunda categoria, chamado "Quem porfia mata caça". Alugou o filme e ao assisti -lo descobre que um dos atores  coadjuvantes é exatamente igual a Ele .


 Para descobrir o nome do seu sósia, Tertuliano Máximo Afonso começa a alugar e a assistir aos demais filmes da mesma produtora. O professor faz então uma lista, riscando um a um os nomes de filmes em que seu sósia não aparecia. O ator havia começado como figurante, mas lentamente subiu na carreira, quando por fim no filme "A Deusa do Palco" (o último filme da mesma produtora) ele fez o papel de diretor do teatro, uma personagem principal, sua pesquisa avançou de tal forma, a qual, descobriu enfim o nome do ator seu duplo ( Daniel Santa Clara) e até o nome verdadeiro, (António Claro) e número de telefone da casa dele.


Tertuliano Máximo Afonso decidi ligar para Daniel Santa Clara, a esposa do Ator atende  e o confunde com o marido , na verdade, ela pensa que é o próprio Marido por causa da voz e havia feito uma pegadinha com ela. Tertuliano Máximo Afonso,  decide desligar dizendo que era uma engano.


Ao chegar em casa, o Professor de história liga novamente para a casa de António Claro e dessa vez quem atende é o próprio,  e com grande nervosismo e desdém afugenta e desliga o telefone dizendo não queria mais a ligação de Tertuliano Máximo Afonso para a sua casa .


Passado alguns dias , o interesse em conhecer o Professor de História foi de António Claro e para descobrir o endereço  de seu suposto sósia foi até a produtora localizar uma carta que Tertuliano Máximo Afonso, tinha redigido em nome da namora (Maria da Paz); conseguindo seu intento, enviou um correio  para seu sósia marcando um encontro fora da cidade em uma propriedade sua , e o Professor de história aceitou o convite.


Os dois cara a cara, tudo igual, cicatrizes, data de nascimento, mas com uma diferença : "António Claro era mais velho aproximadamente 30 minutos, então o duplicado seria Tertuliano Máximo Afonso, após isso, o professor de história decidiu ir embora e António Claro com sua pistola ficou lá olhando seu duplo ir embora do sítio.


Tertuliano resolve se casar com Maria da Paz , mas antes de arrumar as coisas,  visita sua mãe em outra província, e explica tudo sobre Daniel Santa Clara (António Claro), parece que a mãe não se importa muito e chega o dia de  voltar para seu local de moradia e trabalho.


Nesse interim, António Claro, já havia se tornado curioso por Maria da paz , e soube muito dela . E foi dar à porta de Tertuliano Máximo Afonso, pois na sua cabeça ele (O professor de História) tinha dormido com sua mulher , e mais do que justo ele (António Claro) também teria o direito de dormir com a namorada de seu duplo, e assim os duplicados trocaram de vestes , e o Ator se desproveu de qualquer identificação, se apossou do carro de Tertuliano Máximo Afonso e foi ao encontro de Maria da paz.


O Professor de História fez o mesmo, foi à casa de António Claro e lá teve uma inesquecível noite de amor com a esposa de seu sósia, a qual não suspeitou de nada. Pela manhã, logo que Helena saiu para o Trabalho,  Tertuliano Máximo Afonso  ficou a espera de António Claro, que nunca voltava, nesse espaço de tempo , a Mulher chegou e viram juntos o informe pelo canal de notícias do terrível acidente, qual a surpresa ao  saber que era seu duplo e a sua namorada, os quais morreram naquele acidente.


Desnorteado, Tertuliano Máximo Afonso vai para um hotel, liga para mãe , explica a situação, diz que agora tinha que assumir a identidade do Ator,  e pediu para que ela fosse ao hotel vê-lo; e Carolina Claro, o faz. Depois de conversar com o filho, sai arrasada da conversa e volta para casa.


Tertuliano Máximo Afonso agora como o ator pseudônimo (Daniel Santa Clara e nome real António Claro ) , fica em casa, enquanto Helena e sua Mãe vão ao sepultamento de seu  Duplo. Mas, o telefone toca e do outro lado, uma voz igual a sua diz que deseja conhecê-lo,  António Claro pega sua pistola, a acomoda na sinta e sai.



Breve Análise 



O livro começa com a seguinte frase :"O caos é uma ordem por decifrar", ou seja, a teoria dos contrários. O Homem duplicado tem em sua essência muitos elementos contextualizados, além do suspense , os quais remetem às obras como: O Retrato de Dorian Grey (Oscar Wilde), O Médico e o Monstro ( Robert Louis Stevenson), O Duplo, (Dostoiévski), e o conto William Wilson, (Edgar Allan Poe), esses são somente alguns, pois é um tema muito interessante e  Saramago também  aderiu  com o Homem duplicado , o qual foi adaptado  na produção cinematográfica, Enemy  (2013) - sob a direção de Dennis Villeneuve.


O Filme (Enemy) em Português "O Homem duplicado) , o enredo  é exatamente como a obra literária, porém os aspectos psicológicos da Personagem Adam Bell,  o nosso Tertuliano Máximo Afonso é muito mais aguçados e com loopings Psicológicos,  principalmente momentos em que ele está com Mary,  os quais deixam o expectador ligado na trama sem tirar os olhos da tela, pois é um suspense que  deixa a conclusão para cada um  decifrá-la.


O Produção conta também com símbolos da Psicologia  tais como : chave,  ela pode abrir além de portais, outras dimensões, abre a mente , tal como a chave da vida eterna,  o Ank egípcio , no caso da produção cinematográfica, abria a porta de uma sociedade secreta para homens,  que mesmo perturbador para o Ator (Antony Claire, por causa da Aranha , era viciante , pois remete aos desejos , muitas vezes perigosos do ser humano ; espelhos (Simbologia muito vasta desde portais mágicos, como  refletir  o verdadeiro "eu" das pessoas) ; Aranha (animal predador, pode significar no trama a Mulher como Predadora, persuasiva, a qual prende o homem com sua teia, pois a cena com a aranha , aparecem as duas mulheres em questão (Mary , namorada de Adam Bell, e Helen , esposa De Antony Claire) ; também é possível constatar em algumas cenas os fios de eletricidade e afins nas ruas também intensificando esse simbologia extremamente psicológica que remete também à mitologia grega sobre as moiras (três irmãs cegas, as quais, teciam as vidas de Humanos de Deuses.

"Cena do filme" 



O Ator Jake Gyllenhaal (Atua como as duas personagens) ,citando-o acerca de outras atuações , uma delas , a qual podemos contextualizar com essa em questão , é a performance no Filme Contra o tempo, a personagem é  um capitão do exército que é atingido em combate, apenas um lado de seu cérebro funcionava e o conectaram a um programa de computador usando mecânica quântica para acessar uma outra realidade e lá era ele no corpo de outra pessoa interligados com o cérebro, muito interessante e com essas habilidades de atuação,  Ele dá uma notoriedade à trama,  ressalta O Professor  Universitário de História em um cotidiano robotizado e infeliz , da casa para o trabalho e momentos com a namorada Mary, o qual o relacionamento não vai muito bem ; enquanto na outra versão, (Antony Claire/Daniel Saint Claire), tem uma vida nos holofortes do cinema cheio de ações e novidades , e compartilha momentos com a esposa Helen que se constata possui variações no casamento devido às possíveis traições do ator .

"Imagem do Filme" 



Em determinados momentos do enredo A Esposa de Daniel Saint Claire , percebe o que está acontecendo com seu Esposo, uma doença Psiquiátrica talvez, Dissociação de Personalidade ou Esquizofrenia , quando ela o encontrou na Universidade e ao Falar ao telefone com seu duplo (Adam Bell) ; O Enredo de Saramago também traz esses traços , mediante a mãe de Tertuliano Máximo Afonso , porém não quer ver ou aceitar o problema do filho .Já no filme é Antony Claire  (Daniel Saint Claire que visita a Mãe) ; Além de na obra literária , o Professor de história conversa com mais alguém:" com sua consciência".

"Cena do filme"



O final do suspense é exatamente Adam Bell assumindo a identidade de seu Duplo , e quando parece que está tudo bem e ele vai pegar a chave da sociedade secreta, a qual participava , imagem da Aranha aparece . A vida nunca será normal para ele, sempre haverá um Duplo dele mesmo e o perseguirá sempre, uma eterna luta para mudanças de ser uma outra pessoa com novas perspectivas e desejos insaciáveis. E na Produção literária de Saramago , a simbologia da Pistola , o qual, além da defesa , simboliza matar  o eu interior e renascer novamente com uma outra concepção de vida .

"Cenas do filme"




José Saramago é realmente um grande ícone da Literatura Portuguesa, ao apreciar a leitura, nos remetemos às "províncias" da língua metaforicamente falando, enfatizando o Português de Portugal, um pouco diferente para nós Brasileiros , um livro complexo, porém o leitor se envolve no enredo com um suspense sugestível à transformação do interlocutor em detetive para decifrar o enigma dos duplos ; Esse romance é muito parecido, dentre os que foram  citados anteriormente com o Duplo de Dostóievski, o qual  (possui também produção cinematográfica de 2015 );  Simon (Jesse Eisenberg) tem um choque ao conhecer seu novo colega de trabalho, de nome James. Fisicamente idênticos, os dois são opostos em termos de personalidade e atitudes.

Todo ser humano, tem os dois lados , o (ego e o id ) , o bom e o ruim , o próspero e o não próspero , o feliz e o infeliz , e assim por diante;  não acometido de síndromes e transtornos psiquiátricos, os quais são estados complexos da consciência, o indivíduo é capaz de decidir a que lado oscila mais dentro de si  e assim construir os seus propósitos de existência.

Click para ver o Trailler oficial 



Um pouco de José Saramago





José de Sousa Saramago nasceu em  Azinhaga, Golegã, 16 de novembro de 1922, faleceu em Tías, Lanzarote, 18 de junho de 2010) foi um escritor português. Galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. A 24 de Agosto de 1985 foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e a 3 de Dezembro de 1998 foi elevado a Grande-Colar da mesma Ordem, uma honra geralmente reservada apenas a Chefes de Estado. A título póstumo, em 2021, no âmbito da abertura oficial das comemorações do centenário do seu nascimento, foi condecorado com o grau de Grande-Colar da Ordem de Camões por "serviços únicos prestados à cultura e à língua portuguesas",[5] o primeiro membro titular desta ordem honorífica recém-instituída.


Principais obras 


O seu livro Ensaio sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil, Uruguai e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Fiel Jardineiro (filme) e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira adapta um conto retirado do livro Objecto Quase, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em coprodução com o Brasil e Espanha. Também foi adaptado para o cinema o livro O Homem Duplicado, no filme de 2014 dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Jake Gyllenhaal.



Por Lady Hannah
Fontes: Wikipédia, Livro Literário, site sobre Psicologia, sites sobre Psiquiatria , YouTube 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção