O Fantasma Da Ópera - Gaston Leroux






Le Fantôme de l'Opéra (O fantasma da ópera em português) é uma novela francesa escrita por Gaston Leroux, inspirada na novela Trilby de George du Maurier. Publicada em 1910 pela primeira vez, foi desde então adaptada inúmeras vezes para o cinema e atuações de teatro, atingindo o seu auge ao ser adaptada para a Broadway, por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe. O espectáculo bateu o recorde de permanência na Broadway (superando Cats), e continua em palco até hoje desde a estréia em 1986. É o musical mais visto de sempre, visto por mais 100 milhões de pessoas, e também a produção de entretenimento com mais sucesso que alguma vez existiu, fazendo 5 biliões de dólares.


"Gaston Leroux"

Do Autor

Gaston Leroux, advogado e jornalista francês, nasceu em 1868 e morreu aos 59 anos, em 1927.
Começou sua vida literária em 1903. Escreveu mais de 30 romances, além de meia dúzia de peças teatrais. Em 1925 a Universal Pictures, produziu o filme O Fantasma da Ópera, transformando o livro de Leroux num grande sucesso. Com altos e baixos no ranking das peças teatrais mais exibidas ao longo de 80 anos, o nome Leroux permanece em exibição nos teatros da América e da Europa.
                                                   
Resumo

O fantasma da ópera é considerada por muitos uma novela gótica, por combinar romance, horror, ficção, mistério e tragédia. Na novela original de Leroux, a ação desenvolve-se no século XIX, em Paris, na Ópera de Paris, um monumental e luxuoso edifício, construído entre 1857 e 1874, sobre um enorme lençol de água subterrâneo. Os empregados afirmam que a ópera se encontra assombrada por um misterioso fantasma, que causa uma variedade de acidentes. O Fantasma chantageia os dois administradores da Ópera, exigindo que continuem lhe pagando um salário de 20 mil francos mensais e que lhe reservem o camarote número cinco em todas as atuações.

Entretanto, a jovem inexperiente bailarina (e mais tarde cantora) Christine Daaé, acreditando ser guiada por um "Anjo da Música", supostamente enviado pelo seu pai após a sua morte, consegue subitamente alguma proeminência nos palcos da ópera quando é confrontada a substituir Carlotta, a arrogante Diva do espectáculo. Christine conquista os corações da audiência na sua primeira atuação, incluindo o do seu amor de infância e também patrocinador do teatro, Visconde Raoul de Chagny.

Erik, o Fantasma, não gosta da relação entre Christine e Raoul e a leva ao seu "mundo" subterrâneo que Christine considera um lugar frio e sombrio. Ela percebe que o seu "Anjo da Música" é na verdade o Fantasma que aterroriza a ópera. Descobre então que o Fantasma é fisicamente deformado na face, razão pela qual usa uma máscara para esconder a sua deformidade. Ao olhar para a sua verdadeira imagem, Christine entra em choque. O Fantasma decide prendê-la no seu mundo, e diz que somente a deixará partir se ela prometer não amar ninguém além dele e voltar por vontade própria.


Christine enfrenta uma luta interna entre o seu amor por Raoul e a sua fascinação pelo gênio da personagem do Fantasma. Ela decide se casar com Raoul em segredo e fugir de Paris e do alcance do Fantasma. No entanto, o seu plano é descoberto e durante uma atuação da Ópera "Fausto" de Charles Gounod, Christine é raptada do palco e levada para os labirintos embaixo da Ópera. Nos aposentos do Fantasma, ocorre o confronto final entre Christine, o Fantasma e o Visconde Raoul de Chagny, que é levado até lá pelo Persa, através dos subterrâneos da Ópera, passando pela câmara dos súplicios, onde ambos quase acabam por enlouquecer e enforcar-se com o "Laço de Punjab" (espécie de cordão feito de tripas de gato, que o Fantasma usava para matar). Christine é forçada a escolher entre o Fantasma e Raoul. Christine escolhe o Fantasma, com o intuito de salvar a vida das pessoas da Ópera, pois o Fantasma ameaçou destruir a Opera de Paris, colocando muitas vidas em risco se Christine escolher ficar com Raoul. O Persa e Raoul, ainda presos na câmara dos suplícios, são salvos pela dedicação de Christine, que concorda em ser a esposa viva de Erik se ele os tirasse de lá (ela havia tentado se matar no dia anterior). Erik leva o Persa de volta para sua casa, mas mantém Raoul como refém e o encarcera no local mais longínquo dos subterrâneos da ópera. Quando Erik retorna para Christine, ela o está esperando como uma verdadeira noiva; ele então se atreve a dar-lhe um beijo na testa, o qual ela aceita sem rejeitá-lo ou demonstrar horror. Esse ato tão simples trouxe uma alegria imensa a Erik, que pela primeira vez na vida foi tratado como uma pessoa comum. Os dois começam a chorar e Erik diz a Christine que ela pode ir embora e se casar com Raoul, o homem que ela ama, e que ele, Erik,  foi um sonho que se transformou em pesadelo para ela, mas que sempre irá amá-la. não passava de u. A única coisa que ele pede é que, quando morrer, ela o enterre junto com o anel que lhe havia dado. Christine e Raoul vão embora e nunca mais são vistos. Erik morre três semanas depois. O anúncio de sua morte foi feito pelo Persa em um jornal. Anos mais tarde, um esqueleto é encontrado nos subterrâneos da ópera e, junto ao esqueleto, havia um anel de ouro, o mesmo que Erik havia dado a Christine, indicando que ela cumpriu sua promessa.

O Fantasma da Ópera Filme( 2004)

Legenda

Erik, O Fantasma, em um esconderijo embaixo da Casa de Ópera em Paris aonde ele foi
acolhido pela coreógrafa da casa de espetáculo, no século XIX, planeja uma forma de
se aproximar  da então dançarina Christine Fase.Ele usando uma máscara para esconder
sua face desfigurada desde o nascimento, consegue os papéis principais para Christine,
mas ela  apesar de maravilhada pelo seu tutor, se apaixona pelo benfeitor do teatro, Raoul.
O Fantasma temeroso de perder Christine, cria um plano para mantê-la ao seu lado.
Esse foi das várias versões, a mais verossímil, e a que mais fez sucesso, levou o Oscar de 2005.

DIREÇÃO de Joel Schumacher 


"Uma das cenas mais bonitas do filme"



Algumas Curiosidades sobre O Fantasma da Ópera


*No romance original, Gaston Leroux defende que está contando uma história real, apresentando relatos e documentos que pretendiam comprovar a veracidade da narrativa.

*Ao longo de três décadas, o musical da Broadway já faturou mais de 1 bilhão de dólares.

*No filme de 2004, para que as chamas parecessem realistas durante o incêndio no teatro, a produção pegou fogo nos cenários.

*O filme de Joel Schumacher foi financiado por Andrew Lloyd Webber, que investiu 6 milhões de dólares na produção.

*O musical já foi traduzido para mais de 15 idiomas, entre os quais o russo, o húngaro e o coreano.


Pequena Resenha


Uma obra Realista, com traços góticos, e Shakespeariano,  destaca a sociedade francesa na época em que foi escrita, ressaltando o show bis, " casas de óperas",  naquela época, o realismo fazia parte do cenário,  o final do século se aproximando, dando adeus para o velho e boas vindas ao novo.

O Fantasma da Ópera teve várias adaptações ao longo do tempo, mas nunca perdeu se a essência da estoria, "Personagens encenando suas vidas em um palco de ópera com glamour, sensibilidade e emoção ao som da música e canto); no cinema tivemos o filme de 2004, O Fantasma da Ópera dirigido por Joel Schumacher, com Gerard Butter (Erik, O Fantasma), Emmy Rossum (Christine Fase), Patrick Wilson (Raoul).

A obra se enquadra nessas espectativas, e o valor da mulher estava em exaltação, no triângulo amoroso que há entre as personagens Christine, Erik e Raul, quem sofre o peso disso tudo é Christine sobre a escolha de um casamento sólido ou a fama em se tornar uma Soprano de Sucesso, tensão psicóloga que ela enfrentou com os dois homens que a cortejaram.

Erik "O Fantasma", desprezado por todos até por sua própria mãe, foi uma pessoa solitária devido ao defeito congênito que acometida sua face, o tornando desprezado pela sociedade sem beleza não há sucesso, se apegar a Christine,  a deseja como esposa mas também como a voz que farão das óperas dele sucesso, mas com a recusa da Soprano, torna se violento e obssecivo ao estremo, mas ao mesmo tempo, uma pessoa sensível, que com um beijo de Christine faz desse ato uma libertação de todos os sentimentos de revolta que havia acumulado com o tempo, a personagem. que há mais características para analisar, e o mais misterioso.

Uma estória muito interessante, uma narrativa rica " uma encenação dentro de uma cena" , é o podemos afirmar sobre o Fantasma da Ópera,  é literalmente "A vida imitando a arte" , por toda a trama se passar em um teatro, encerramento  operas., as quais, refletem as próprias personagens.


Lady Hannah

Fontes: livros de Literatura, sites de busca Literárias, cinematográfica











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção