EDGAR ALLAN POE, OBRAS E O GATO PRETO

Edgard Allan Poe


Nasceu em Boston, 1809.Ficou órfão aos dois anos.Foi criado por pais adotivos, que o enviaram a Inglaterra para estudar.De volta ao Estados Unidos, freqüentou a Academia de West Point, de onde foi expulso por indisciplina.Entregou-se ao jogo e à bebida e acabou rompendo relações com o pai adotivo. Abandona a casa depois da morte da Sra. \allan, que o adotara. Trabalhou em jornais e revistas.Casou-se muito cedo, mas perdeu logo a jovem esposa, a quem amava intensamente. A partir daí, bebe cada vez mais, e uso de drogas torno se mais intensa. Finalmente, sozinho, abandonado, morreu na rua, aos quarente e oito anos de idade. É considerado o mestre do terror. Criador do gênero policial, é um dos maiores  nomes da literatura Universal.





 OBRAS:

* A Dream Within a Dream (1827)
* Dreams (1827)
* Tamerlane (1827)
* Al Aaraaf (1829)
* Alone (1830)
* To Helen (1831)
* Israfel (1831)
* The City in the Sea (1831)
* To One in Paradise (1834)
* The Conqueror Worm (1837)
* The Narrative of Arthur Gordon Pym (1838)
* Silence (1840)
* A Descent Into the Maelstrom (1841)
* Tell Tale Heart (1843)
* Lenore (1843)
* The Black Cat (1843)
* Dreamland (1844)
* The Purloined Letter (1844)
* The Divine Right of Kings (1845)
* The Raven (1845)
* The Philosophy Of Composition
* Ulalume (1847)
* Eureka (1848)
* Annabel Lee (1849)
* The Bells (1849)
* Eldorado (1849)
* Eulalie (1850)
* The Valley Of The Unrest
* Bridal Ballad
* The Sleeper
* The Coliseum
* Sonnet:To Zante
* To One In Paradise
* The Haunted Palace
* Romance
* FairyLand
* Song
* To F-s S.O-d
* To The River-
* The Lake.
* The Bells
* A Valentine
* An Enigma
* To M.L.S.-
* To My Mother
* For Annie
* The pit and the pendulum (1842)
* William Wilson (1839)
* Berenice (conto)
* Morella (conto)
* The Oblong Box /A Caixa Oblonga (conto)
* The Man Of The Crowd/O Homem da Multidão (conto)
* The Imp of The Preverse (conto)
* The Fall of The House Of Husher (conto)
* The Assignation (conto)
* The Oval Portrait (conto)
* The King Pest (conto)
* The Gold-Bug (conto)
* Ms.Found In a Bottle (conto)
* The Balloon Hoax (conto)
* Metzengerstein (conto)
* Ligeia (conto)
* The Mask Of The Red Death (conto)
* The Cask Of Amontillado (conto)
* "Thou Art The Man" (conto)
* The Spectacles (conto)
* The Murders In The Rue Morgue (conto)
* The Mistery Of Marie Roget (conto)
* The Premature Burial (conto)
* A Tale Of The Ragged Mountains (conto)
* The Domain Of Arnheim (conto)
* Landor's Cottage (conto)
* The Island Of The Fay (conto)
* The Colloquy Of Monos And Una (conto)
* The Conversation Of Eiros And Charmion (conto)
* Hop-Frog (conto)
* The Facts In The Case Of Mr.Valdemar (conto)


Obra escolhida para Resumo "O Gato Preto", em Primeira Pessoa

"O livro"

Vou lhe contar uma história, acreditem ou não, mas aconteceu faz parte da minha vida.
Casei me cedo, com uma adorável criatura, uma doce esposa, tal como eu adorava mascotes; na minha infância tive muitos e com ela tivemos cachorro, coelho, pássaros e um gato, esse último era negro, muito grande de nome Pluto, ficávamos sempre juntos, era eu quem o alimentava, passava minhas melhores horas afagando e alimentando meu mascote.
Mas com o passar do tempo fui mudando o humor, já não era mais o mesmo, a bebida ia tomando conta de mim, comecei a maltratar os outros animais de casa, mas ainda não o Pluto.
Comecei a beber mais e mais e certa vez o Pluto veio a atravessar minhas pernas, fiquei irritado com o gato e ele por medo me arranhou, minha mente se encheu de ódio peguei meu canivete agarrei o felino e feri o no olho que pulou as órbitas; fiquei arrependido de ter feito aquilo com o Pluto, e logo se recuperou e parecia não mais sentia dor, temeroso ainda, mas me mostrando o afeto de um amor que nunca acabou mesmo com tudo que aconteceu, isso alimentava minha alma de ódio, um dia peguei Pluto e o enlacei pelo pescoço e o enforquei na árvore do jardim de casa, fiz isso com lágrimas nos olhos.
Na noite seguinte senti o fogo pela casa, as cortinas em chamas, tudo foi destruído em pouco tempo, salvaram se a mim, minha esposa e  a criada, a mais estranho e que chamou atenção das pessoas, foi uma parede que continuou em pé, é aquela que dividia a casa e lá estava estampado a figura de um gato; pode ser que à noite alguém o arremessaram pela janela e o mesmo com efeito da amônia que saiu do seu corpo, foi o que fez aquilo.
Após esses acontecimentos minha vida piorou muito, a pobreza e os remorsos consumiram me, e a bebida fazia parte todos os dias do meu cotidiano.
Em um botequim de quinta, me embriaguei até quase cair, quando vi a figura de um gato no tonel de run, fui até lá fiz afagos, ele retribuiu, assim pensei que poderia aliviar meu remorso o levando comigo e assim fiz.
O gato era grande negro tal como Pluto e também sua órbita tinha sido arrancada,  minha esposa afagando o gato viu que ele tinha uma mancha branca no peito, eu já tinha observado isso, mas não dei atenção, mas o gato fazia relembrar o meu pecado anterior e senti medo dele.
Novamente eu com minha bebida ficava com o humor insano e o ódio tomava conta de mim e sem controle fiz mais uma vez algo terrível, minha esposa e eu fomos até o porão fazer algo doméstico, quando o gato passou pelas minhas pernase eu caí, a raiva tomou conta de mim, peguei um machado para matar o gato, mas minha esposa que o amava muito me segurou e eu sem pensar acertei a cabeça de minha esposa com o machado.
Sem nenhuma culpa, pensei em como esconderia o corpo, e veio a idéia de enterrar no porão, entre as paredes e assim o fiz.
No quarto dia veio uma patrulha inspecionar o prédio, chegaram no porão, e eu cheio de mim,  disse que as paredes eram sólidas, pois eu mesmo tinha feito, qual foi minha surpresa um uirro infernal saiu das paredes, e os homens da patrulha se puseram a destruir a parede, e lá estava o cadáver de minha esposa, ereta, em estado de putrefação avançado, com sangue coagulado na cabeça, e em cima dela estava o gato, com faíscas vermelhas saindo de seu único olho e estampando o peito com mancha branca no formato de uma força.
Assim fez minha sentença.

Mas e quanto ao gato preto?


Quais são os mitos que existem ao redor dele? Poucos sabem, mas o bichinho chegou até 
a ser perseguido pelo Tribunal da Santa Inquisição durante a Idade Média. A cor preta costumava ser relacionada à ideia de trevas e os gatos são animais de hábitos noturnos. Por conta dessas duas questões, acreditava-se que eles tinham parte com o demônio. Foi o Papa Inocêncio III, no século XV, que incluiu esse animal na lista dos perseguidos pela Inquisição por acharem que o Animalzinho era uma bruxa disfarçada.
No antigo Egito,  A Deusa Bastete  era representada pela figura de uma mulher com a cabeça de Gata, a qual região principalmente a fertilidade; os gatos  no geral em determinadas culturas protegem de maus presságios, os negros são protetores da alma, por isso significam boa sorte em algumas culturas; o tom escuro dos pelos é devido a muito melanina, não porque são de determinada raça.
A ignorância humana e superstições insanas, as quais   são atribuídas a esse felino tão amoroso, levam a serem tão discriminado até nos dias de hoje.
O conto Do Gato Preto, uma obra de horror, como todas de Poe, com características gótico romântico" sobrenatural, pessimistas," onde o narrador em primeira pessoa conta sobre suas perturbações, atrocidades e assassinatos, "Do Gato Pluto", o qual fora maltrado, seu dono  havia arrancado lhe as órbitas e tempos mais  tarde enforcado em uma árvore  e de sua Esposa, com um ferimento  na cabeça por defender o novo (Gato ),  em momentos de insanidade por culpa do álcool e sobre a perseguição do espírito do felino encarnado em outro, o qual,  o diferenciava do primeiro mascote era uma mancha branca no peito, que justamente era a marca de uma forca, até uma órbita lhe  fora arrancada , " ou seria  o Próprio Pluto renascido do inferno que voltou, destacando as características sobrenatural e fastasmagóricas que  atormentaram  e destruiram lhe  a vida, o pessimismo que se encontra na estória é o alcoolismo que também fazia parte da vida real do Autor, em várias  concepção, nas obras de Poe tinha algo misterioso, Místico relacionado com o uso do álcool e drogas, suposta depressão ou outro distúrbio mental,  mas acima de tudo , seu legado é fantástico.



Mais sobre esse assunto


https://analice-alves.blogspot.com/2009/10/video-do-filme-o-corvo-ravenallan-poe.html?m=1




Por Lady Hannah

Fontes: livros de literatura, sites de busca biografica e Mitologia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção