Global Classroom - Projeto



A ONU "Organizações das Nações Unidas" foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945, depois da assinatura da sua Carta em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A primeira Assembleia Geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 (em Westminster Central Hall, em Londres). A sua sede é na cidade de Nova Iorque desde 1950, num complexo desenhado por Oscar Niemeyer e Le Corbusier.
A precursora das Nações Unidas foi a Sociedade de Nações (também conhecida como "Liga das Nações"), organização concebida em circunstâncias similares durante a Primeira Guerra Mundial e estabelecida em 1919, em conformidade com o Tratado de Versalhes, "para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança". Em 2006 a ONU tem representação de 192 Estados-Membros - cada um dos países soberanos internacionalmente reconhecidos, exceto a Santa Sé, que tem qualidade de observadora, e países sem reconhecimento pleno (como Taiwan), que é território reclamado pela China, mas de reconhecimento soberano por outros países).
Um dos feitos mais destacáveis da ONU é a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.

GLOBAL CLASSROOMS (ARTIGO)

O GlobalClasrooms..é um programa educativo inovador que envolve estudantes do Ensino médio de Instituições públicas em diversas cidades do mundo na pesquisa de temas mundiais atuais mediante simulações interativas da Organização das Nações Unidas..

O projeto estimula o conhecimento e a liderança, colocando em contato com diversos temas que ocupam o centro da agenda internacional, como as operações da paz, direitos  humanos, desenvolvimento sustentável, educação e cidadania..

Durante todo o decorrer do projeto, os alunos e professores têm a possibilidade de questionar e raciocinar acerca de problemas globais como pobreza, conflitos armados, proteção de refugiados e meio ambiente, ao representarem os interesses de um país, de um grupo ou de uma organização não-governamental...

Em contraposto aos convencionais modelos que se disseminaram pelo Brasil, a participação no Global Classrooms não incorre em nenhum gasto para os delegados envolvidos e é nesse ponto que se concentra o diferencial do projeto.

O principal o bjetivo do Global Classromms..é cultivar a liderança e o estudo do aluno, assim como habilidades para a vida e as atitudes necessárias para a participação ativa na sociedade civil..

A edição Brasileira ocorreu pela primeira vez em 2006 e reuniu 380 alunos de escolas públicas de todas as regiões sa cidade de São paulo...e o número de alunos e comitês vêem aumentando ao decorrer dos anos..pelo sucesso do projeto...


ALGUNS COMITÊS  DA ONU

.Assembléa Geral(AGNU) As decisões desse órgão não são vinculados para os governos

.Conselho de Segurança.(CS) No Conselho de Segurança, as decisões são vinculantes.

.Conselho econômico e social..(ECOSOC) estuda, avalia e faz recomendações sobre economia, cultura, educação e saúde internacionais.

.Conselho de Tutela reunem-se apenas quando necessário.

.Corte Internacional de Justiça, Consiste de 15 juízes eleitos pela assembléia geral e pelo Conselho de Segurança com base em sua qualificação, embora não possa haver dois juízes de mesma naionalidade. Cada juiz tem mandato de 9 anos.

Secretariado: Gerência de operações que conduz pesquisas, envia equipes de minas terrestres, ajuda no comitê (OMS) Organização mundial da saúde.

Fundo para crianças das Nações unidas (UNICEF), além de proteger, ajudar crianças e refugiados está coligado a (OMS)

Fundo Mundial das Nações Unidas para Mulheres(UNIFEM), procura trazer as mulheres de comunidades locais ao centro dos processos de planejamento e decisão.

Instituto para treinamento e Pesquisa...Planeja e organiza programas de treinamentos

Fundo das Nações Unidas para as Populações. Desenvolve programas de saúde, tais como prevenção contra Hiv e controle da natalidade.

Programa das Nações Unidas para o Meio-ambiente(PNUMA)o foco é o meio-ambiente de uma forma geral.
cultura (UNESCO)Contribui para a paz e segurança internacionais promovendo o intercâmbio de idéias culturais, científicas e educacionais.

Organização Mundial da saúde(OMS).Trabalha em todas as áreas da saúde ao redor do mundo..
Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados(ACNUR).Ajuda os países a formularem programas que ajudam refugiados a conseguir emprego seja nos países de asilo ou nos de origem.

Organização Mundial do trabalho, (OIT), cria padrões de trabalho em áreas como liberdade de associação, horas e condições de trabalho, compensação para trabalhadores, seguro social, férias remuneradas, segurança industrial, serviços de emprego e inspeção de trabalho.

Banco Mundial,  alguns objetivos de seus empréstimos são reduzir a pobreza e aumentar o padrão de vida e educacional.

É importante salientar que o projeto Global Classroom, para Escolas Públicas, incentiva o aluno em vários aspectos, tais com: internacional, desenvolve a auto-estima, oratória, comportamento, estimula o hábito a pesquisa, propícia ao aluno aquirir conhecimentos relevantes sobre o mundo globalizado, além de muitas outras habilidades, a exercer a cidadania consciente.

Mais informações sobre o assunto:http:www.un.org/

"Homenagem da EE.Loteamento das Gaivotas III da Região Sul 03, para seus Alunos e Professores que participaram do Global Classroom 2009".





Por Lady Hannah
Fonte: O próprio projeto 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fernando Pessoa e os Heterônimos

Iracema de José de Alencar - Resumo

Vitor e Leo e Borboletas - Análise da Canção