Origem dos Piercings - Adornos Perfurantes
Adornos Corporais Perfurantes
Nariz:
O nostril (aba do nariz) se originou no oriente médio há 4000 anos, se espalhou para Índia no século 16 quando foi rapidamente adotado pelas castas nobres. Cada tipo de jóias distinguia a casta e a posição social. Esse piercing foi introduzido no oeste pela cultura hippie que viajou pela Índia nos anos 60 e 70. E também foi adotado rapidamente pelo "Punks" e outras culturas jovens dos anos 80 e 90 .Continua muito popular nesse novo milênio.
Língua;
Nos templos Astecas e Maias, os sacerdotes faziam piercings em suas línguas como parte de um ritual de comunicação com os deuses. Mil anos depois continua popular, mesmo que por diferentes razões.
Lábios:
A boca e os lábios são partes sensuais do corpo e poderosos como afrodisíacos, então era natural que as castas mais altas dos Astecas e Maias adornassem seus lábios com labutes de puro ouro. Na África , as mulheres da tribo Makolo vestem pratos chamados "Pelele" nos seus lábios superiores para atrair homens de suas tribos. Tribos indígenas da América Central e do Sul, incluindo nossos índios brasileiros, fazem piercings nos lábios inferiores e alargam os furos para colocar pratos de madeira. Hoje em dia o piercing labial mais comum é colocado nos lábios inferiores. Se tornou popular também o piercing no lábio superior imitando uma pinta, no canto dos lábios, chamados de"Madonna".
Mamilos:
Piercing nos mamilos era considerado símbolo de força e virilidade. Nativos da América Central faziam piercings nos mamilos como marca de transição da masculinidade. Em 1890 foi uma "coqueluche" de mulheres Vitorianas que faziam piercings em seus mamilos com jóias vendidas por famosos joalheiros de Paris. Algumas faziam piercings nos dois mamilos e uniam os dois com uma corrente de prata.
Umbigo:
As primeiras aparições do piercing no umbigo vem do Antigo Egito aonde apenas os faraós e as famílias reais eram permitidos a fazer esses piercings. A população normal estava proibida de fazê-lo. Hoje é o piercing mais realizado em todo mundo.
"Indianas com adornos perfurantes no Nariz” |
"Personagem Maya, vivida por Juliana Pães na novela Brasileira, Caminho das Índias, ela usa o um adorno de casamento no aba do nariz" |
"Homem de uma tribo do Quênia, África, com adornos perfurantes na Orelha” |
Protótipo do Rei Xerxes da Pérsia, para o filme 3O0 de Esparta, protagonizado pelo Ator Rodrigo Santoro, vários adornos |
Os Persas eram povos que abusavam dos adornos perfurantes, por isso o Rei Xerxes do filme "300 de Esparta" aparece abundantemente adornado por diversos piercings, os quais dentre outras coisas simbolizam: "Poder, Nobreza e Beleza".
Os piercings são adornos de tradições milenares, com significação cultural, hoje em dia, as pessoas usam muito, e até se machucam por mal utilização em partes do corpo que são prejudiciais à saúde, e muitas vezes também, esse costume se torna abusivo.
Mas, desde os primórdios, o homem tem a necessidade da vaidade "de se enfeitar" por algum motivo, no entanto, é uma arte e um gosto que gera polêmica em algumas pessoas desavisadas, mas o importante é se sentir bem com o adorno, cuidados com a saúde e se puder, conhecer o significado de cada adorno perfurante na parte com corpo.
Lady Hannah
Fontes: Sites de cultura Indiana, Persa, Africana, sites de busca históricos, Wikipédia
gostei também sou adepto aos piercings!vc poderia citar os persas tb! eles adoravam piercings!vlw! beijos
ResponderExcluirOs Persas foram citados, obg pela dica ...😊
Excluirlegal heim!!! bjus!
ResponderExcluir😊
Excluirmuito dez esse artigo!! beijos!!
ResponderExcluirObg 😊
ExcluirObg ..bjus 😊
Excluir