A Caixa De Pandora - Mitologia Grega




A CAIXA DE PANDORA

O mito da caixa de Pandora é considerado um dos mitos mais descritivo e relevante  do comportamento humano na mitologia grega.

Os gregos antigos criavam  esses  mitos não apenas para se instruir sobre as fraquezas dos humanos, mas também para explicar vários acontecimentos bons e ruins na vida  do ser humano.


A CRIAÇÃO DE PANDORA, A PRIMEIRA MULHER NA FACE DA TERRA.


Pandora foi criada como um castigo para a humanidade; Zeus queria punir as pessoas porque Prometheus roubou o fogo para dar aos seres humanos e Zeus não queria que essa sabedoria fosse de conhecimento aos mortais . Seus dons eram maravilhosamente perfeitos para admirar, atrais e enganar de acordo com Hesíodo.

"Prometheus"

 
O mito começa com Prometheus, cujo nome em grego significa “aquele que vê o futuro”, inseriu o segredo do  fogo e as técnicas para acendê-lo e mantê-lo para a humanidade. deixando Zeus, o rei do Olimpo furioso, porque o segredo do fogo deveria ser mantido entre os Deuses. Por isso, ordenou a Hefesto que criasse uma mulher que fosse perfeita, e que a  dispusesse na presença dos Deuses do Olimpo (e ele a criou a partir do barro, moldando a  até chegar a perfeição), para que Eles lhe dessem atribuições, Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, vestiu a Mulher com uma belíssima roupa e adornou-lhe os cabelos com flores e uma coroa de ouro em sua cabeça, Hefesto a conduziu aos deuses, e todos ficaram admirados; cada um lhe deu um dom especial.

Atena lhe ensinou as artes, habilidades que o feminino pode executa , como a arte de tecer;
Afrodite lhe deu o encanto, que despertaria o desejo dos homens;
As Cárites, intensificaram a beleza,  a Deusa da persuasão ornaram seu pescoço com colares de ouro;

Hermes, o mensageiro dos deuses, lhe concedeu a capacidade de falar, juntamente com a arte de seduzir os corações por meio de discursos insinuantes.

Depois que todos os Deuses lhe deram seus presentes, ela recebeu o nome de Pandora, que em grego quer dizer “todos os dons”.

"Pandora"



A CAIXA DE PANDORA

Finalmente, Zeus lhe entregou uma caixa bem fechada,  chamada Pito, “pithos” em grego e ordenou que ela a levasse como presente a Prometheus. No Entanto, ele não quis receber nem Pandora, nem a caixa, e recomendou a seu irmão, Epimeteu, que também não aceitasse nada vindo de Zeus. Epimeteu, cujo nome significa “aquele que reflete tarde demais”, ficou extasiado com a beleza de Pandora e a desposou.

Pandora tentava domar sua curiosidade, mas no final ela não conseguiu mais se conter; ela abriu a caixa tudo que  os Deuses haviam escondido lá começaram a sair. Pandora ficou com medo, porque ela  viu sair a Insanidade, a Doença, a Inveja, a Paixão, o Vício, a Praga, a Fome e todos os outros males, que se espalharam pelo mundo e tomaram miserável a existência dos homens a partir de então. Ela e Epimeteu tentaram  fechá-la, mas na estória, Pandora não libertou todas as coisas que haviam na caixa, lá no fundo ficou ainda um Ser pequenino, alado, como um Passarinho  chamado Esperança, foi o que restou para o ser humano se apegar de tantas fatalidades e vaidades.

                                                   "ZEUS"
                                               

UM POUCO DE PSICOLOGIA

Criar e culpar o sexo feminino, todas as religiões enfatizam isso, na bíblia por exemplo Deus criou Eva para ser companheira de Adão no entanto, o persuadiu a comer a maçã do conhecimento, ela o fez por curiosidade e por vaidade, nesse mito Pandora foi criada como instrumento da fúria de Zeus contra a humanidade, pois Ela possuía vários dons o da persuasão e curiosidade as duas estórias são iguais em contextos diferentes,  atribuíram à Mulher toda a culpa dos infortúnios e vaidades humanas, mas sabemos que esses mitos eram usados e ainda hoje é para aprisionar a Mulher em dogmas falidos em que o Homem deve ser o Superior e a Mulher submissa por ser um ser pecador por natureza.

Neste caso, abrir a caixa de Pandora pode significar penetrar neste inconsciente, oculto ao próprio homem e libertar seus mistérios, que podem trazer revelações difíceis de lidar, mas também muitas coisas maravilhosas das quais ele mesmo não tinha ciência.

Deve se ter cuidado e muita sabedoria ao abrir a caixa, e não deixar sair de lá todas as coisas  de uma só vez, para que tenhamos condições psicológicas para lidar com elas, mas principalmente manter viva a chama da esperança e da fé que nunca nos abandona.

Este mito significa também  a atitude das pessoas em formação que buscam desvendar-se e abre a caixa de Pandora, ou seja, penetra no seu próprio universo interior em busca de conhecimento  gerais e esclarecimentos espirituais. Mas ao penetrar neste universo ele liberta seus males aprisionados e contidos pelo controle e pela disciplina das regras sociais, ele se vê frente a frente com seus desejos e medos mais íntimos, como se estivesse em um palheiro tentando  achar uma agulha, que requer paciência, perseverança, fé e a esperança como se fosse a agulha, algo muito difícil mas não impossível.

UM POUCO MAIS DE MITOLOGIA GREGA



Por Lady Hannah

Mais sobre Mitologia Grega



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fernando Pessoa e os Heterônimos

Iracema de José de Alencar - Resumo

Vitor e Leo e Borboletas - Análise da Canção