O Castelo de Otranto - Início da Literatura Gótica






O Castelo de Otranto - Início da Literatura Gótica


Resumo


A história começa no dia do casamento de Conrad, o doentio filho de Manfred, senhor do castelo de Otranto, com a princesa Isabella. Pouco depois do casamento, Conrad morre esmagado por um elmo gigante que cai do alto. Este evento inexplicável ganha um toque particularmente sombrio ao ser lembrada uma antiga profecia, que dizia que o castelo passaria da família atual, quando o dono real estivesse crescido demais para habitá-lo.

Aterrorizado com a morte de Conrad, que interpreta como um sinal do fim da sua linhagem, Manfred decide evitar a destruição se casando com Isabella e se divorciando da sua esposa Hippolita, que ele julga ter sido incapaz de lhe dar um herdeiro adequado. Quando Manfred tenta se casar com Isabella, ela se refugia numa igreja com a ajuda do camponês Theodore, e não pode ser tocada lá. Manfred ordena que Theodore seja executado, enquanto conversa com frei Jerome, que mantinha Isabella sob sua proteção na igreja. Quando Theodore tira sua camisa para ser executado, Jerome reconhece um sinal abaixo do ombro dele e o identifica como seu próprio filho. Jerome implora pela vida dele, mas Manfred diz que ele tem que escolher entre proteger Isabella e salvar o filho.

Eles são interrompidos por um toque de clarim, seguido da entrada de cavaleiros de outro reino, que desejam levar Isabella. Isso desencadeia uma corrida entre Manfred e os cavaleiros para encontrar Isabella. Theodore, que Manfred tinha trancado numa torre, é libertado por Matilda, filha de Manfred. Ele corre até a igreja subterrânea e encontra Isabella. Para protegê-la de Manfred, ele a esconde numa caverna, bloqueando sua entrada, e acaba lutando com um dos misteriosos cavaleiros. Theodore fere gravemente o cavaleiro, que acaba revelando ser Frederic, pai de Isabella. Todos sobem para o castelo para se acertarem.

Frederic se apaixona por Matilda, e ele e Manfred começam a fazer um acordo para cada um se casar com a filha do outro. Suspeitando que Isabella esteja se encontrando secretamente com Theodore, Manfred entra na igreja armado com uma adaga. Sem saber que a jovem lá dentro é sua filha Matilda, ele a apunhala. Descobre-se que Theodore é o verdadeiro príncipe de Otranto e Matilda morre, deixando Manfred com seu remorso.

A história termina com Theodore se tornando rei e se casando com Isabella, pois ela é a única que pode entender sua verdadeira tristeza.


O Autor



Horace Walpole foi um nobre inglês, nascido em 1717. Seu pai, Robert Walpole foi primeiro ministro britânico e aos 24 anos, Horace também passou a fazer parte do Parlamento inglês. Viveu cercado de luxo em Strawberry Hill não só foi sua residência como foi desenhada por ele, com influência de várias partes da Europa. Seu estilo gótico (ou neogótico como alguns preferem) contrastava com qualquer outra construção londrina, a casa-castelo contava ainda com uma prensa gráfica particular para imprimir seus livros (um luxo incrível mesmo para grandes fortunas). Hoje totalmente restaurada, Strawberry Hill está aberta à visitação em Londres. Tanto sua função no parlamento de apoio aos reis e sendo um conservador, quanto sua residência, são importantes para compreender o livro. A importância dada ao sangue real no livro é bem compreendida com a vida que Horace Walpole levava em Londres, sendo ele mesmo um conde. Além disso, foi através de um pesadelo que o autor teve em Strawberry Hill que surgiu a ideia do livro.
Em 1764, Horace Walpole escreve O Castelo de Otranto iniciando o romance gótico que, posteriormente, dará lugar ao adorado gênero terror. Como é possível notar, nome do livro não é “As desventuras do cruel Manfred” ou “O destino da pobre Isabela”, mas O Castelo de Otranto tem o próprio Castelo como o mais importante dentre os personagens. Através do castelo toda a ambientação da obra é possível, sem ele não haveria o elemento gótico. É possível que seu amor à Strawberry Hills tenha também justificado a escolha do autor em centrar a estória no castelo. Sobre isso é relevante frisar que em 1784 Horace Walpole lança “A Description of the Villa of Horace Walpole” um livro descrevendo sua residência em 96 páginas.

A OBRA

Características Góticas

O Castelo de Otranto é de 1764, e em sua primeira publicação o autor apresenta-se como um tradutor, informando que o romance havia sido escrito entre as datas da primeira e última cruzadas (1095 e 1243 respectivamente), na Itália. O manuscrito original teria sido impresso em Nápoles (Itália) em 1529 e seu autor seria Onuphrio Muralto.
Em sua segunda edição, Walpole retrata-se pela informação anterior e por ter se apresentado como um tradutor, assumindo a autoria do texto e expressando sua inspiração em Shakespeare.
  O mistério é um elemento fundamental nesse romance. Está presente até o final da trama, que vai se desvencilhando pouco a pouco do emaranhado de fios que são trançados. Seguindo a ideia do mistério, a noite é muito presente na história. À luz do dia o mistério fica suspenso, mas é durante a noite que o sobrenatural pode se manifestar com mais força. Somando todos esses elementos têm-se também o medo como uma constante ao longo da narrativa; "O  elmo gigante" essa imagem juntamente com outros elementos como fantasmas, objetos sinistros, barulhos inexplicáveis, quadros que se movem, corredores e passagens ocultas labirínticas em um antigo castelo, serviram para formar um novo gênero literário: o romance gótico.
De acordo com o crítico literário Otto Maria Carpeaux, “essa fórmula inicial de romance sobrenatural fez grande sucesso no tempo de Horace Walpole, com um público pequeno-burguês que buscava nessa e em outras formas literárias populares, como o romance sentimental, uma fuga do dia a dia cinzento da vida social e do racionalismo que começava a ditar a vida, preferindo sonhar com falsos castelos do que com casas de comércio.”
Por mais que não seja o melhor romance no gênero de literatura gótica, O Castelo de Otranto e sua atmosfera soturna foi o pioneiro no estilo, e essencial para o desenvolvimento deste, além de servir de inspiração para diversos autores posteriormente,
 Tais como Mery Selly"Frankestein "Bram Stoker" Drácula"Edgar Alan Poe "O Corvo"  Oscar Wilde "Retrato de Dorian Gray" e outros.


GÓTICO "Estilo de Vida"

A partir dos anos 70, o estilo Gótico tomou conta da Inglaterra e se espalhou pelo mundo, tudo começou em encontros dos adeptos em discotecas em Londres "Inglaterra", um estilo inovador, nas reuniões as pessoas apreciavam músicas, poesias, n'uma mixigenação do antigo para novo, inovando o estilo, hoje em dia, é um movimento forte, os adeptos são considerados excêntricos no modo se vestirem, e causam curiosidade e são vítimas de preconceito, mas o que muitas pessoas não sabem, que é uma cultura.

"Noivos Góticos", roupas baseadas na era vitoriana 

                 

"The Cure, um exemplo de banda Gótica, por seu estilo de música demasiado "soturno"


                                    



Por Lady Hannah

Fontes: Livros de literatura e teoria Literária
Google Wikipedia

   
                                          Leia o Livro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos