Beija-flor - Lenda Indígena e Poesia


 

Beija Flor Encantado, meu Mensageiro Alado


O vôo do Beija flor não tem igual,
fenomenal,
Passarinho pequeno, asinhas ligeiras,
paira no ar sem se importar!

Beija Flor que se alimenta do nectar das
flores, o Hibisco é o seu preferido,
Leva essa Flor para o meu amor!

Passarinho ligeiro, me leve consigo,
pelos campos floridos, minha mente 
vai contente, apreciando a paisagem
e a brisa quente do vento!

Quem me dera ser um Beija Flor, 
Liberdade e beleza ter, voar...
e voando sem medo do que pode acontecer,
E encontrar meu Amado quando 
Anoitecer!


Bichinho Bendito, que vem todos os dias
trazer me alegria, beijar o Hibisco, 
traga  mensagens do que  
o destino escreveu para mim, 
Traga para mim uma História sem fim !


Poesia por  Lady Hannah



Um pouco de Lenda Indígena


O beija-flor, também conhecido como colibri, cuitelo, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi, guanumbi e mainoĩ, é uma ave da família Trochilidae, composta por 108 gêneros e 322 espécies conhecidas.

A lenda do Beija Flor

O Beija Flor é um passarinho meigo, delicado e provoca sentimentos de extremo afeto, parece um "Serzinho" enviado dos Deuses a inspirar as pessoas, principalmente as Românticas. Os povos indígenas acreditam que os Animais e Elementos da Natureza são Espíritos e Deuses, e o Beija Flor não poderia faltar.

Da lenda

É uma lenda de Indígenas norte americanos e começa assim:
"Haviam duas tribos que habitavam na beira do rio, a tribo menor trabalhava muito e adquiria muitos peixes e melhorias  para o grupo, a outra era maior, mas não levavam a sério nada.
Com o tempo a tribo menor foi prosperando de uma forma fenomenal que causou inveja à tribo maior dispertando hostilidade por parte dessa.
Mas dois jovens das tribos rivais começaram a namorar escondido, fato esse, foi descoberto pela tribo da Moça "a maior" espancaram o Rapaz pertencente à tribo menor, pensaram que ele estava morto, o deixaram no meio do bosque e levaram a Moça.

A tribo da Jovem reuniram os Anciãos e a acusaram de traição, porque Ela estava se encontrando com um membro da tribo rival e poderia estar delatando os segredos  da tribo a qual Ela pertencia, lhe deram uma sentença "O Xamã transformou-a em uma Flor".

Enquanto isso na outra tribo, resgataram o Rapaz quase morto e quando ficou melhor, Ele ficou desolado  em saber que sua Amada era agora uma Flor, foi definhando de tanta tristeza; todos da tribo o consolavam dizendo que Ele acharia outra Moça tão bonita ou mais do que a Amada transformada em Flor, nada adiantou, o Jovem queria era seu Amor em forma Flor.
Os Anciãos se reuniram novamente para ajudar o pobre Rapaz apaixonado e de tanta tristeza estava desvaindo, quase sumindo, chamaram o Xamã, que  o transformou em Beija-flor, para sempre estar com sua Amada Flor.

Segundo a lenda, é por isto que o Beija-Flor vai de flor em flor, sempre tentando achar a sua Amada.

Em toda lenda indígena existe uma moral que os mais velhos ensinam aos mais novos e essa é que nunca se deve desistir do seu objetivo, mesmo que seja quase impossível .
Outros ensinamentos também são encontrados nessa lenda, tais como " não importa o quanto temos, sabendo plantar e dividir sempre haverá harmonia e prosperidade; "A inveja dos frutos dos outros, só traz discórdia, rivalidade e desalento".

♥️♥️♥️♥️♥️


Por Lady Hannah

Livros de lendas indígenas norte americana, sites de busca sobre fauna.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção