O filme "O Poço" Resumo e análise


RESUMO E ANÁLISE DO FILME "O POÇO"(2019)

"O fundo do Poço'

O poço, filme Espanhol dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia e disponível na Netflix, utiliza um enredo forte com a principal característica  dentre outras da vaidade humana "O Capitalismo".
Tudo começa com  Goreng (Ivan Massagué), personagem principal da estória, que decide ter uma experiência única em uma prisão diferente que o  contemplaria com um certificado, o ajudaria de certa forma a se livrar do "vicio" do cigarro, o vício é um pecado capital da vaidade humana e conseguir ler seu livro favorito "Dom Quixote".


"Goreng no Poço"

Ele acorda em um apartamento no 48 andar  e  olha ao  redor e vê que é uma cela e encontra um outro morador que será seu  seu companheiro, o velho Trimagasi (Zorion Eguileor) que explica a ele como funciona aquela prisão vertical denominada "O Poço".

"Trimagasi, comer para não ser comido"

O Velho também explica acerca da comida que chega em uma plataforma entre um andar e outro, lá ficando por minutos e a alimentação deve ser feita rapidamente. Goreng não entende aquela situação, "comer restos de outras pessoas", como aquilo"? Se absteve por algum tempo, logo começou a se alimentar, pois seu companheiro o Velho Trimagasi, era realista em demasia, luta pela sofrência, "Hoje comemos, amanhã seremos comidos".

"Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia"

Tornaram se  companheiros, um companheirismo talvez pela influência da estória de Dom Quixote que todas as noites Goreng lia para seu companheiro de Cela, tornaram se Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Pança, o primeiro sonhador, idealista o outro realista, conformista, ressaltando que Goreng é bem parecido com o Cavaleiro Andante.
Quando mudam de andar, Goreng  acorda e estava amarrado pelo seu companheiro, pois foram para um andar que era impossível a alimentação, com a faca que cada vez que cortava ficava mais amolada e foi por causa dela que Trimagasi foi parar no poço, e cortou a fatia de carne de seu companheiro, nesse momento desce a Oriental Miharu (Alexandra Masangkay), a mulher que descia e subia do poço para achar a filha perdida sofrendo e executando  as mais terríveis violências dentro do poço,  mata o velho salvando Goreng.A figura da Mulher é Dulcinéia o amor de Dom Quixote, que nos devaneios de Goreng ela aparecia em situações de extremo Romantismo, Ela também simboliza os Países do Oriente tentado dismistificar a Potência Norte Americana.
Ele tenta se alimentar com as carnes de Trimagasi, mas ele reluta, fica no poço pelo tempo necessário sozinho e alimentando se  das páginas do livro, mas a fome dói e então ele prova de seu companheiro.
As outros partes do filme são muito simbólicas, Goreng sem seu companheiro acorda com uma companheira, uma ex funcionária do Presídio acometida de câncer, que estava lá também por vontade própria Imoguri (Antonia San Juan), que significa a cegueira dos sistemas sobre a real situação,  ela se preocupa, pois sabe que a alimentação daria para todos, pois cada um escolheu um cardápio, e assim, ela tenta sem sucesso, o cachorro que ela leva de nome Ramsés II, tem significado bíblico e mitologico, "As sete pragas do Egito e o Deus Anúbis que recepcionava os mortos, Mas Ramsés II é morto Pela Oriental, que descia e subia do poço.
Eles acordam em um nível muito mais abaixa e Imoguri se sacrifica para Goreng se alimentar dela, nessa caso, a consciência dele ficava entre o bem e o mal, nas alucinações ele via e escutava Trimagasi e Imoguri.
Ele acorda no 6 andar, com Baharat um negro que enfatizava muito a fé, com sua corda tentava subir ao andar superior na intenção de fugir, entra aí, a ideologia das religiões, de ajudar o socialismo, Goreng sempre idealista encontrou um religioso capaz de ajudar a conscientização de cada um deve comer e pensar no próximo, não adiantava eles pedirem para as pessoas do andar de coma, pois nunca ouviriam, "O egoísmo humano", fala mais alto. Decidiram então entrar na plataforma e fazer a conscientização a partir de debaixo deles, uns com violência outros com nem tanta, iam dividindo a comida, chegaram em um nível e lá havia um conhecido de Baharat, "Um Ansião" numa cadeira de Rodas Sr. Brambang (Eric Goode), o Ansião na cadeira de rodas  significa A sabedoria que poucos seguem, ninguém quer ser sábio em um mundo capitalista, Ele ENFATIZA que não pela força e sim por uma mensagem que pode se mudar o sistema, e a sobremesa "Panna cota " ,  porque não o Scargot "um prato Xique, porque o Scargot, era impuro, mas alimentou a Europa na época de fome"mas a Sobremesa  foi o alimento escolhido para o intento, e assim com a iguaria na mão, eles foram descendo com a plataforma de comida.
Chegaram no andar mais baixo e viram a Oriental que descia e subia, sendo morta, Dom Quixote viu sua amada Dulcinéia sendo morta pelos Dragões, pois no clássico ela impunha as correntes no pescoço e se joga, Goreng ficou abalado, desesperado, ele e Baharat embustam contra os malfeitores da Jovem Oriental os matam.
Próximo andar é o 333, "Na religião católica esse número significado a hora de Deus, O Pai, O Filho e o Espírito Santo, ali, eles estavam salvos, multiplicando por 2 teremos o Número 666 número de possíveis detentos naquela prisão,  o número do Inferno que simbolizava aquela prisão vertical, que para nós é esse mundo material em que vivemos) impossível alguém sobreviver ali, mas encontram uma criança, uma Menina oriental, ela estava com fome, o que seria melhor a fazer? Subir a Panna cota? Ou dar de comer a Criança? Foi uma decisão difícil para eles, mas deram a Menina, pois essa era a mensagem.
Sobre minha concepção Eles já estavam Mortos, pois Sancho Pança apareceu para Dom Quixote dizendo que lá era o fim, e seguiram em frente; A Menina é a esperança alimentada pelos justos, para seguir em frente e junto com a fé em Deus para Dias melhores nesse mundo cheio de maldades humanas, que o conhecimento e  a sabedoria sejam mais importante em qualquer andar, que todos saibam como se portar na bonança e na dificuldade da vida,  que olhem para outros compartilhar tudo " não comer uns aos outros"
Um filme muito inteligente, com mensagens além dessas citadas, ironia do destino, foi uma produção muito barata, simples, pois não havia dinheiro para uma super produção, com poucos expectadores no dia da estréia,  foi um fiasco, mas por causa da Netflix seus idealizadores e a Mensagem  estão no auge do sucesso, "Dos Humildes será o reino dos Céus" .

Nesses tempos de Govid 19, muitas pessoas estão em casa, com a geladeira cheia, se precisar de cuidados médicos o dinheiro pode comprar bons hospitais e estarem confortáveis, esses estão nos andares mais altos do Poço, enquanto nos andares de baixo estão os menos favorecidos sem trabalho e a mercê da sorte. Esperamos que todos esses acontecimentos sejam mensagens benéficas de que o ser humano precisa mudar a concepção de vida, a solidariedade e a compaixão tornem as pessoas mais complacentes em todas as classes ou níveis sociais.

" A Esperança sendo alimentada"


Mais sobre esse assunto


Fonte: Sites de Busca Mitologia, esotérica, histórica e cinematográfica 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção