Para sempre Cinderela (Filme) Resumo e possível análise
"Cena do Filme: "Para sempre Cinderela de 1997" |
Para Sempre Cinderela (em inglês: Ever After) é um filme de fantasia romântica americano de 1997, dirigido por Andy Tennant, baseado no conto Cinderela, de Charles Perrault.
Resumo do enredo do Filme
No séc XVI, a Rainha da França solicita a presença dos irmãos Grimm, ela gostava muito dos contos infantis, os quais eles publicavam, mas um conto em especial, a súdita gostaria de narrar a verdadeira estória da Gata Borralheira.
Começou a narrativa como todas as estórias de contos de fadas:
"Era uma vez uma Menina (Danielle de Barbarac (Drew Barrymore), órfã de mãe a qual amava seu pai ( (Jeroen Krabbé), ele viajava muito e nesse interim conheceu uma Baronesa viúva com duas filhas; (Anjelica Huston), e voltou para casa casado. Danielle ficou muito feliz, pois ganhou uma mãe e duas irmãs.
Em uma de suas viagens o Pai de Danielle trouxe o livro "Utopia" de Thomas More, apesar da menina ter apenas 8 anos já tinha o hábito da leitura e deliciou-se com o enredo do livro.
"Utopia, Thomas More" |
Mais uma viagem a trabalho, mas aconteceu o inesperado o pai da Menina morre, e Ela ficou a mercê da Madrasta, a qual começou a tratá-la como uma serviçal . Danielle ajudava em tudo na casa e na pequena fazenda da família; ingenuamente aceitou essa situação.
Certo dia, após dez anos A Moça que se tornou uma jovem muito bonita, encontrou um Jovem que se apossou de um dos cavalos da pequena fazenda e foi alvejado com maçãs por Danielle; diante disso o príncipe da França, Henry ( Dougray Scott), foi embora sem se quer notar a moça.
"Danielle, Cinderela" |
Eles se encontram novamente quando Danielle foi tentar soltar o serviçal da casa acusado pelas dívidas da Madrasta; ela argumenta em favor a ele, mas estava diferente vestida como uma dama da corte e citava a filosofia do livro "Utopia" de Thomas More; o Príncipe ficou encantado com a moça, o qual além de dar a liberdade ao serviçal em questão, libertou também a todos os prisioneiros endividados.
Houve vários episódios de encontros do Príncipe da França com Danielle, a qual se apresentou com o pseudônimo de sua mãe a" referida Condessa"; um deles quando o Príncipe e Danielle conheceram Leonardo da Vince (Patrick Godfrey) em pessoa, cujo fora convidado pelo rei da França para a grande festa a fantasia, da qual Danielle também participaria e tempos depois pintou um quadro de Danielle.
Um relato importante dessa estória de conto de Fadas foi quando os ciganos os encontraram e tentaram contra eles, porque eram ladrões e o líder roubou algo de Danielle, e ela com astúcia reinvidicou o que era dela, então o Cigano líder deixou-a a vontade para levar o que pudesse levar e ela carregou o Príncipe nas costas.
Nesse dia ela chegou tarde em casa e foi castigada pela Baronesa, sua madrasta, e sua meia irmã veio ajudá-la, na verdade era uma aliada desprezada pela mãe pois não tinha os dotes necessários para uma Lady conseguir um bom casamento, tal como Margaritte "a filha perfeita" para pleitear o casamento com o Príncipe da França.
Nesse interim, Danielle fora sabotada para não ir ao baile pela Baronesa e a filha maldosa, trancada em um quarto, mas os serviçais a ajudaram e até Leonardo Da Vince fora chamado pelo melhor amigo de Danielle para livrá-la da Clausura.
E lá fora Ela trajada com a fantasia de sua mãe baseada em uma borboleta com asas brilhantes e sapatos prateados e muito delicados, em uma carruagem simples mas bem ligada no sonho, o qual seria àquela noite.
Mas infelizmente a Madrasta prejudicou Danielle e o Príncipe a abominou; no auge da vergonha A Moça saiu correndo e deixou um dos lindos sapatinhos delicados, o qual Leonardo da Vince admirou e aconselhou o Príncipe que o verdadeiro amor vence qualquer tipo de artimanha do destino.
Após pensar o Príncipe vai atrás de Danielle, a qual havia sido vendida para um comerciante rico; Ela com extrema bravura enfrentou seu novo Senhor que deu a liberdade a ela.
Andando por aquele lugar, o Príncipe a encontrou, desculpou-se e a transformou na Princesa da França .
Sobre a Madrasta e sua meia irmã, tiveram o tratamento do qual Danielle sempre teve por ela.
Possível Análise
A origem desse conto tem diferentes versões. A versão mais conhecida é a do escritor francês Charles Perrault, de 1697, baseada num conto italiano popular chamado La gatta cenerentola ("A gata borralheira"). A mais antiga é originária da China, por volta de 860 a.C. Semelhante à versão de Charles Perrault e a versão dos Irmãos Grimm; porém, a fada madrinha fora sua mãe, do túmulo surgira o vestido de festa e recebeu ajuda dos pombos e árvores, os quais estavam ao seu redor.
Na Psicológica destaca a protagonista desejando sair de uma condição de situação inferior para uma outra de destaque, a qual a psiquê tenha referência e importância.
Essa adaptação do conto de Cinderela dos irmãos Grimm e Perreault é muito interessante e inteligente recriando a Cinderela com traços mais fortes, focado em uma Madamosselle com temperamento forte e decidido, inteligente, culta, com uma filosofia além dos pensamentos das mulheres da época, as quais visavam fazer um bom casamento, com homens capazes de lhes proporcionarem uma boa vida; Danielle "Cinderela" não tinha esses pensamentos por enquanto, mas se preocupava com as condições dos serviçais da casa e também de toda a classe dos colonos, os quais produziam e recebiam pouco para a prosperidade da coroa os quais remetiam a própria condição que ela passava junto com eles, "uma serviçal e colona"; essa visão toda ela teve após ler "Utopia" de Thomas More.
Mesmo com essa personalidade forte e lutadora por ideais filosóficos, se mantinha nessa condição de subordinada na própria casa por anos, pois Danielle "Cinderela", mantinha o respeito por sua Madrasta, pois era a única mãe que havia conhecido, uma ingenuidade um tanto visionária.
E lutava pela pequena fazenda, com o trabalho junto com os serviçais para que o bem, o qual seu pai havia deixado não desaparecesse com todos os ocupantes da propriedade.
Uma das lições dessa adaptação, é justamente sobre a humildade de ser quem você é; o aceitamento do outro não justifica classe social ou outro item capaz de se sobressair sobre o "Eu-Essência"; o Príncipe quando a conheceu, Danielle era uma serviçal, e o mesmo nem a notou, quando a resgatou do Comerciante rico que a comprara, ela estava na mesma condição de uma ex- escrava, e a aceitou como essência.
Outro aprendizado importante, foi as ações com os ciganos; ela poderia levar o que pudesse carregar; Danielle não pensou duas vezes, carregou o Príncipe; valorizou o ser humano e não bens materiais.
Na Festa do baile à fantasia; ela usou o vestido, a qual fora de sua mãe, " a Fantasia simbolizava uma borboleta", isso representa a metamorfose que a vida proporcionaria para a jovem.
E principalmente a maior contribuição dessa adaptação do Conto de Cinderela é a valorização da Mulher no sentido de um ser extremamente inteligente capaz de argumentos e feitos engenhosos, e nessa estória foi o decreto do rei a pedido do Príncipe pela argumentação de Danielle sobre a "Educação de um povo, poderia transformar a ignorância em conhecimento e assim um povo mais crítico e produtivo" à construção de uma Biblioteca pública.
Sem falar na introdução da personagem de "Leonardo da Vince", o qual em sua arte sempre pintava as mulheres como seres enigmáticos, aonde teria muito a descobrir e ainda seria enigmático" . "O sorriso de uma dama, conta muitas histórias" .
"Charles Perreault, o Pai Da Literatura Infantil" |
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