A Múmia de 2017 ( Sinopse Longa, Considerações e Contextualização)





Sinopse Longa


"A Múmia de 2017"


O enredo é sobre a estória da Princesa Egípcia   Ahmanet (Sofia Boutella), a qual era única herdeira do trono; era amada por seu Pai,  primeiro por ser sua filha,  e sobre as qualidades da Princesa sobre como ser uma excelente líder e Rainha para aquele reino. Nesse interim,  seu Pai teve um filho, o qual atrapalhou os planos de suposta sucessão de Ahmanet; o desejo de vingança e rancor tomou conta do espírito da Moça, transportando-a para o submundo obscuro do mal, fez um pacto com Set (O Deus da Morte Egípcio),  e então através de um escolhido ambos (Set e Ahmanet seriam os Senhores do mundo), no entanto, seu intento fora  descoberto  e  Ela teve o castigo de viver eternamente na escuridão e por milênios esteve lá nas trevas.

"Princesa Ahmanet"


O Saqueador de Antiguidades  Nick Norton (Tom Cruise) e a pesquisadora Jenny Halsey (Annabelle Wallis) sob comando do Dr Henry Jekyll ( Russel Crowe) juntamente com o também Saqueador  Chris Vail (Jake Johnson) descobrem o túmulo da Princesa, e (Nick Morton),  por acidente a disperta,   Ela logo elege Nick como seu escolhido e, a partir de então, busca a adaga de Set para que possa invocá-lo no corpo do seu escolhido. Um grupo enviado pelo Dr Jekyllll   capturam Ahmanet já regenerada e a aprisionam...

"Ahmanet e Nick" 


A partir daí,  Nick luta consigo mesmo para não se deixar envolver pelos encantos da Princesa Ahmanet, e sobre o poder de  juntos dominarem  o mundo sob a  invocação do  Deus da Morte (Set) ........


Considerações sobre O Filme 


O enredo do filme "A Múmia" 2017 (Direção de Alex Kurtzman) é  basicamente  baseado na trilogia da Múmia (Direção de Stephen Sommers)  as personagens  da Princesa Egípcia (Ahmanet) e o saqueador de tesouros e o  escolhido  (Nick Morton),. sucessivamente referem-se  ao  Sacerdote  Imothep (Arnold Vosloo) apaixonado pela favorita do faraó Anck  Su namun, (Patrícia Velásquez) os quais em propostas diferentes almejam com seus pares a Vingança e o domínio do mundo, através do pacto das forças malignas. Uma observação interessante as Atrizes Sofia e Patrícia Velásquez são muito parecidas fisicamente, apesar da simbologia das personagens serem contrárias.

"Imothep e Anck Su Namum"


Apesar da proposta da mensagem ser a mesma da Múmia de 2017, acerca da Trilogia "A Múmia" (1999 e 2001)  mais aspectos semelhantes acontecem: havia  um grupo, o qual protegia a humanidade contra o resurgimento de Imothep, pois seria uma catástrofe para a humanidade tendo o Sacerdote como um Deus na terra; nesse mesmo sentido  com propósitos diferentes temos  o grupo do dr. Jeckill, o qual deseja  pesquisar a Princesa  Ahmanet, para saber   a origem do mal no ser humano e como detê-lo, comentando mais  sobre essa personagem, foi baseada na obra  o Médico e o Monstro, é uma novela gótica, com elementos de ficção científica e terror, escrita pelo autor escocês Robert Louis Stevenson e publicada originalmente em 1886.

"O Médico e o Monstro, livro" 


A estória gira em torno do Dr.Jekylll e o Sr Hyde, os quais são a mesma pessoa, respectivamente representam o bem e o mal; obra é conhecida por sua representação vívida do fenômeno de múltiplas personalidades, quando em uma mesma pessoa existem tanto uma personalidade boa quanto má, ambas muito distintas uma da outra.

"Dr Jekyll e Sr Hyde"


As Mensagens de ambos os enredos A Múmia 2017 e A trilogia "A Múmia"  são referentes aos símbolos Psicológicos, tais como  esses quatro sentimentos: "Amor, Ódio, Vingança e Poder", todos esses itens são aspectos agregados no "Ser Humano", o qual se torna capaz de qualquer ato tanto visando o bem ou o mal, ou seja, o Ser Humano é capaz de transformar-se completamente para atingir  os quatro Pilares plausíveis à natureza Humana, mesmo que repudiados, mas se torna incontroláveis no sentido do ego.

Do ponto de vista histórico, não há nada  verídico sobre a existência da Princesa Ahmanet, mas talvez a personagem fora criada  provavelmente acerca da Deusa Amonet, que era uma contraparte do Deus Amon, uma das divindades principais do panteão egípcio; versão feminina do Deus Amon. O seu nome significa "A Oculta".Essa  Deusa surgiu na época do Império Médio, muito cultuada  na época do Império Novo, principalmente no Tempo do faraó-menino "Tutankamon"


A crítica cinematográfica sobre esse filme é que apesar de ter faturado milhões, os atores especialmente Tom Cruise e Russell Crowe  foram infelizes nas respectivas atuações, mas sobre o enredo mesmo baseado em outra estória possue mecanismos de contextualização muito significativos para o teor relevante da mensagem ao expectador tais como: a semelhança das atrizes, o modo  de mumificação e regeneração das Múmias, o intuíto de ambas, e para a luta do bem contra o  mal a personagem do Dr Jekyll e Hyde baseada na obra O Médico e o Monstro


Por Lady Hannah

Fontes: Sites Cinematográficos, livros de Literatura, Sites literários, Sites de artigos de Psicologia, Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos