Ps Eu te Amo, filme


"Filme"



 Ps Eu te Amo é  primeiro romance escrito pela irlandesa Cecelia Ahern, publicada em 2004. O livro alcançou o 1º lugar como best-seller na Irlanda por 19 semanas; em 2007 veio a adaptação para o cinema  trata-se de um drama romântico norte-americano escrito e dirigido por Richard La Gravenese e baseado no livro homônimo escrito por  Cecelia Ahern. O filme é dedicado à memória da irmã da produtora Molly Smith Windland Smith Rice.


"Cecelia Ahern"

 O enredo é sobre a Estória de Holly( Hillary Swank)  e Gerry(Gerard Butler). Os dois se conheceram em um concerto em que a  banda de Gerry estava se apresentando; foi amor a primeira vista. Os dois se casaram e viveram  tempos bem felizes, as coisas não eram perfeitas mas, o amor e compreensão que haviam entre os dois facilitavam o entrosamento do casal.




Mas depois de algum tempo, Gerry apresentou um quadro grave de tumor cerebral e foi doloroso até a sua morte. Holly ficou inconsolável.

A maneira de Gerry lidar com a situação de sua morte o levou a desejar em vida algumas ações, tais como : os seus amigos se reunirem e beberem a sua morte, no que se tratava a Holly ele preparou várias mensagens, gravadas e por cartas com objetos e situações para deixá-la acalentada e confortá-la de alguma maneira.

A Primeira mensagem de Gerry para Holly chegou no dia do aniversário de 30 anos dela, a qual se encontrava em um severa depressão, acolhida pela família e amigos recebeu uma mensagem gravada de Gerry e um bolo de aniversário, ele dizia  para ela se divertir com as amigas.

E muitas outras outras chegaram destacando que ela deveria cantar em um karaokê, ,"coisa que detestava", mas para fazê-lo por ele;   Holly deveria dar todas as coisas de Gerry menos a jaqueta de couro, a qual ele estava usando quando se encontraram em um local muito importante para os dois  na Irlanda; A viagem; a qual Gerry planejou para Holly e as duas melhores amigas para justamente a referida Irlanda, terra natal de Gerry, e onde tudo começou, e assim ela pode conhecer os pais  e o melhor amigo dele.



Tudo através de cartas escritas na sua maioria, e sempre no final das mensagens  vinha escrito o "Ps Eu te amo" as quais foi a maneira de Gerry se comunicar após a sua morte com Holly, com mensagens de estimulo para Ela continuar vivendo a vida; as cartas faziam com que a energia de Gerry continuasse presente  no dia a dia de Holly, como que assim mesmo estando do outro lado, ele pudesse acalentá-la e confortá-la,  devido a dor  a qual ela estava sentindo por consequência da separação do casal pela morte terrena.



O que  seria de Holly se não fosse as mensagens de Gerry? Com certeza a Moça  cairia numa depressão severa de saudades do esposo. Essa estória de amor serve de aprendizado não só para apaixonados, mas para qualquer situação; o poder da palavra em uma mensagem pode salvar uma vida, estimular para auto-estima, tirar uma pessoa do fundo do poço.


Algumas diferenças entre o livro e o filme 


As Cartas


-Livro: Estavam na casa da mãe de Holly, dentro de um envelope com a descrição de lista, todas as cartas eram descritas com seu mês.


-Filme: Elas chegavam pelos correios ou de outras formas, já elaboradas por Gerry


Família de Holly


- Livro: Seus pais são adoráveis e sempre que podem tentam lhe ajudar, Holly tem quatro irmãos totalmente diferentes e que são muito importantes durante toda a história.


- Filme: Sua mãe foi abandonada pelo pai de Holly, durante o filme só aparece sua irmã Ciara.


Viagem


-Livro: Em um determinado mês, Holly recebe um presente de Gerry: uma viagem para a Espanha em Lanzarote, um lugar lindo e relaxante, com praia e um hotel incrível.


-Filme: Ela vai para Irlanda, um lugar frio, porém lindo, justamente o lugar que eles se conheceram.


Um novo amigo


-Livro: Um tempo depois da morte de Gerry, Holly conhece Daniel em um show da banda do seu irmão, um cara charmoso, engraçado, que faz companhia nos momentos mais complicados, ele é um cara super legal.


-Filme: Ela conhece Daniel no velório do Marido, ele é muito simplório, mas ajuda Holly de certa forma


Relacionamento


-Livro: Durante o livro Holly pensa bastante como e quando ela pode se relacionar com outra pessoa, pensa muito com o que as pessoas vão pensar, além disso, ele era o amor da vida dela, desde novos juntos, difícil pensar em outra pessoa ocupando o espaço que antes era de Gerry.


-Filme: Ela consegue se relacionar já na metade do filme, com o incentivo de suas amigas, mas claro que ela ainda ama o marido.


O livro nos faz imaginar as personagens, as ações, nos transportam através da leitura em um mundo nosso correlato com a estória, já nos filmes somos telespectadores assistindo a estória e nos envolvendo com emoções trazidas aos nossos olhos; e ambas as formas são válidas para conhecer estórias, as quais remetem algum ensinamento para nossas vidas.




Por Lady Hannah

Fontes: livros de Literatura, Wikipédia, sites cinematográficos, Adaptação Cinematográfica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos