Radha -História


"Radha" 


A História de Radha


Radha (cujo nome significa prosperidade e sucesso) perdeu sua mãe aos seis anos e foi deixada com sua avó materna, em Barsana. Seu pai Vrishbhanu mudou-se, com suas duas esposas, para Vindravana. Em sua pequena cidade, Radha era amada por todos. Com a morte de sua avó, quando tinha mais ou menos 11 anos foi mandada para a casa de seu pai, em Vindravana. Em sua viagem, hospedou-se, na casa de seus primos, em Gokul, onde conheceu Krishna (que tinha na época, sete anos). Quando Krishna e Radha se encontraram ambos sentiram que jamais estiveram separados e que sempre haviam se amado.

O pai de Radha havia se comprometido em casá-la com Aiyan que era bem mais velho do que ela e que integrava o exército de Kamsa. Radha sabia disso, mas era uma menina de 12 anos incapaz de avaliar as conseqüências de tal fato.

Em Gokul, os lobos começaram a atacar o gado e Nanda (pai adotivo de Krishna)Clik e saiba mais   Lord Krishna  bcomo chefe dos Yadavas de Gokul, determinou que todos deveriam transferir-se para Vrindavana com todos os seus pertences. Mais uma vez, o encontro de Radha com Krishna pareceu-lhes algo que não havia sofrido nenhuma interrupção. A vida de ambos em Vrindavana foi cercada de alegrias e folguedos infantis. Era comum a concentração de jovens nas praias do rio Yamuna, onde cantavam e dançavam. Radha compôs vários poemas em homenagem a Krishna, os quais foram por ele musicados e durante as festividades eram cantados por todo o grupo. Nessa época, Krishna tinha mais ou menos 12 anos e dançou a Rasa-Lila com as Gopis (pastoras).


"Radha e Krishna,"


Como as Gopis se moviam cada vez mais rapidamente, Krishna colocava sua flauta na cintura e dançava com todas elas. No dia seguinte, cada uma delas afirmava, com orgulho, que Krishna havia dançado apenas e tão-somente com ela. Isso induz a pensar no caráter múltiplo e ubíquo da Divindade, apesar de cada um pensar que mantém com Deus uma relação especial, exclusiva e pessoal, o que é uma forma de afirmação egocêntrica.

Os anos se passaram e aproximou-se o dia em que Aiyan deveria vir a Vrindavana para se casar com Radha. Ele era para Radha um completo estranho, com quem não queria se casar. Seu coração pertencia a Krishna e só a ele. Krishna, no entanto, era filho do chefe, e seria o seu sucessor. Assim, Krishna fazia parte de um clã mais importante do que o de Radha. Krishna procurou sua ‘mãe’ Yeshoda e lhe disse que ele pretendia se casar com Radha. Yeshoda se opôs ao casamento por duas razões: Radha era de uma família de categoria inferior e era mais velha do que Krishna. Krishna argumentou que Radha seria uma ótima esposa e nora e, além disso, era comum encontrar casais em que a esposa era um pouco mais velha.


"Radha e Krishna" 


Nanda e Yeshoda não conseguiam negar nada a Krishna e concordaram com o casamento com Radha. Quando Krishna completou 16 anos, o Guru Gargacharya foi a Vrindavana comunicar-lhe que havia chegado a hora em que ele (Krishna) deveria enfrentar e exterminar o maléfico Kamsa, num grande festival sagrado.

Radha, por ser uma camponesa, recusou-se a acompanhar Krishna a Mathura, porque Krishna tinha uma linhagem real. Ela se sentiria melhor se ficasse em Vrindavana cuidando de Yeshoda e de Nanda. Radha pediu a Krishna que deixasse sua flauta com ela e lhe disse: “perdoa-me por algum sofrimento que esteja te causando. Não posso ir contigo para Mathura. O Krishna que vive em meus olhos usa flores silvestres nas orelhas e anda com um pedaço de bambu nas mãos. Ele tange o gado para o pasto. Toca a flauta de forma sublime. É alegre e corajoso e tem um eterno sorriso nos lábios. Não consigo imaginá-lo como um príncipe e, por isso, não posso acompanhá-lo até Mathura. ... Amei-te sempre e para ti vivi sempre. Deixa que eu continue em Vrindavana cuidando de teu pai e de tua mãe. Ela suspirou e continuou a falar como se estivesse sonhando...

Posteriormente, por volta do século doze, o amor de Krishna e Radha inspirou belos poemas que se encontram reunidos no Gita Govinda de Jayadeva. O Gita Govinda é uma das preciosidades da poesia universal e é comparada por muitos, em beleza e inspiração, ao Cântico dos Cânticos de Salomão constante da Bíblia.

Radha é a alma; Krishna é o Deus. Krishna é o shaktiman - possessor da energia - e Radha é Sua shakti - energia. Ela é a parte feminina da cabeça do Deus. Ela é a personificação da maior amor por Deus, e por sua mercê, a alma está conectada com o serviço e amor a Krishna

Radha é uma amor somente da amor , um amor sem pedir nada em troca, o verdadeiro amor a qual não existe nesse mundo sobre um casal, masmo sabem de que Radha se casou e Krhia  também tinha várias consortes, o amor deles era diferente "De Alma).


"O verdadeiro amor e dar e dar 
Receber muito pouco", mas o 
O amor de alma é dar 
Infinitamente" 


Muitos amores assim podemos presenciar no mundo dos mortais; condições sociais, idade , poder e muitas outras, temos o livre arbítrio para escolher quam nós vai fazer feliz e não deixar coisas terrenas atrapalham a felicidade entre duas pessoas.


Por Lady Hannah 

Fontes: Wikipédia, sites históricos e Cultura Hindu 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos