1408 - Filme (Resumo e Possível Análise)

 

"Filme de 2007, baseado no 
Conto de Stephen King" 


Resumo 


Mike Einslin ( John Cusack), é um escritor cético de Romances Sobrenaturais, o qual, munido de apetrechos de indentificação de supostos fantasmas e atividades paranormais, visita e recebe convites para se hospedar em hotéis mal assombrados  e outros locais, os quais possuem indícios desses acontecimentos para posterior coleta de informações e materiais para a produção de suas obras. Mike apesar de ser um excelente escritor suas produções não eram bem sucedidas.

Após a hospedagem em um hotel, não havendo nada de anormal no recinto; o escritor foi espairecer na praia  e praticar um surf; ele se distrai olhando para um avião e afunda nas águas próximas à praia, mas se recupera.

 Após esse episódio, vai aos correios, e ao checar suas correspondências, uma em especial o chama a atenção,  um cartão postal com a imagem do Hotel Dolphin, e a mensagem é para ele não se hospedar no quarto 1408.

A essa altura, sua hospedagem já estava sendo fixada por seu manager e assim ele sai da Califórnia e vai para New York para o Dolphin.

Antes de efetuar a estadia de um dia, o escritor de romance Sobrenaturais, é interceptado pelo Gerente do Hotel, o qual tenta persuadi-lo a não se hospedar no 1408; conta-lhe sobre todos os acontecimentos bizarros, estranhos e até naturais sobre as pessoas, as quais se hospedaram e  jazeram dentro daquele quarto desde 1912 até  o final dos anos 70; sendo assim, Mike seria depois de muito tempo um hóspede para aquele quarto.




E mesmo com tantos argumentos que o Senhor Gerard Olin (Samuel L Jackson) inseriu,  o escritor não voltou atrás de seu intento; recebe a chave muito antiga, e indaga, do por quê o quarto não estar automatizado, e recebe a explicação : "no quarto nada eletrônico funciona" . E partem para 14 andar e quarto 1408.


Mike foi deixado no elevador, e já no hall coisas acontecem, presumindo que o andar inteiro não havia hóspedes, não necessitaria de uma camareira caminhando no corredor e uma jovem Senhora com seu  bebê  entrando em um quarto próximo ao 1408.




Ao entrar no quarto, não vê ou sente nada de anormal, o escritor pega seu gravador e descreve a mobília, os quadros, um em especial " Um veleiro em Alto mar" .

Nisso ele cita:

" Um engraçadinho disse sobre a banalidade do mal, então estamos no Sétimo círculo do inferno. E ele tem seus encantos" .

Começam os acontecimentos no quarto 1408, tais como: o relógio digital começa a tocar uma música dos anos 50 com a letra muito propícia para a ocasião, o termostato faz com que a temperatura se eleve; A mente de Mike começa a delirar, com sua luz especial, a qual fazia parte dos seus apetrechos de trabalho,  ele começa a ver várias pessoas, as quais morreram no quarto.

"Talvez o que eu esteja vendo não seja real, mas é real tanto do que parece" ,Mike cita.

A essa altura, O Escritor pensa que está sonhando; e as pessoas não morrem nos sonhos e tenta escalar a janela rumo ao quarto 1410, mas não havia nada lá fora e ele volta para o 1408. 


Mais alucinações com pessoas  desesperadas se jogando pela  janela; foi então que sua filha morta devido a um câncer aparece para ele, não só ela, mas o pai  que jaz também.




Dentro do quarto ele está tendo experiências de fatos que ressaltam sua vida; tenta escapar novamente, dessa vez pela tubulação, vê a mãe e o bebê no outro quarto e percebe que é sua esposa e filha; 

O quarto agora está frio, gelado, Mike procura uma citação para falar em seu gravador: "É o nível nove, mais profundo do inferno, por isso são desprovidos de vida e calor" ...




Mais acontecimentos, ele consegue se comunicar com sua esposa Lilly (Mary Maccormack)  através do lap top; mas era uma entidade falando por ele para que 
Ela fosse ao quarto.


De súbito, o quadro do veleiro ficou real e as águas o levaram para a praia na Califórnia ( na concepção dele); na realidade ele continua no quarto e se dá conta disso e a todo o momento as forças do quarto o incentivam à morte; por isso, ele  resolve por um final naquele inferno,  incendeia o quarto, é resgatado, e seu ceticismo termina de vez quando ele junto com sua esposa ouvem através do gravador a voz da filha morta; muitas pessoas teem a impressão de que o escritor ainda está preso naquele quarto, numa realidade paralela com sua esposa.


"Jan Mikael, Diretor "


Jan Mikael Håfström (nascido em 1º de julho de 1960, em Lund, Suécia) é um roteirista e diretor de cinema sueco. Håfström dirigiu o thriller de exorcismo O Ritual, baseado num romance de Matt Baglio.

Dirigiu 18 filmes, o mais atual é "Túneis" de 2014.


Possível análise


Clássico do cinema 1408 é uma produção cinematográfica de 2007, dirigido pelo Diretor Mikael Hafstrem, roteiro por Mattew Greenberg e Scott Alexander; baseado no conto de Stephen King "1408", inserido na obra tudo é  Eventual lançamento (2002).

"Coletâneas de Contos" 


Várias obras de King, foram adaptadas para o cinema: tais como o Iluminado, The Langoliens, Cemitério Maldito , Christine e muitos outros; geralmente a produção escrita supera a cinematográfica, por ter mais detalhes, mas a adaptação desse conto "1408", apesar de ser baseada, não semelhante com o conto, pois muitas ações inseridas no filme não estão na short story,   realmente superou as expectativas.

Por se tratar de uma produção psicológica, muito comum nas obras de Stephen King, o roteiro foi rabalhado de forma a ressaltar o elemento psicológico da personagem "Mike", com aspectos de religiosidade, ceticismo, sobrenatural e até física quântica.


A descrição da personagem   "Mike" é de um homem inteligente, culto, egoísta,  escritor, porém cético,  talvez por ele estar procurando algo que o faça acreditar no sobrenatural, o qual está implicitamente nas crenças dele, e fica muito mais cético após a morte da filha, a qual não consegue superar.

Aceita se hospedar no Hotel Dolphin, destacando o quarto 1408, que fica justamente no 14 andar; devido à crenças populares em muitas regiões do mundo não possue o 13 andar, pulam para o 14, mas para as pessoas muito supersticiosas claro que o 14 é inconscientemente o 13; na soma do 1408, o resultado é 13 e inconscientemente está no 13 andar; e Mike  queria provar que também não havia nada de sobrenatural no 1408; mesmo perante as informações verídicas das pessoas, as quais morreram nesse quarto.



A função do aspecto psicológico do gerente do hotel é uma espécie de Virgílio, acompanhando Dante em direção ao inferno; que para Mike o Inferno tinha os seus encantos.

Mike após as alucinações de calor e frio  cita 2 passagens da Divina Comédia, nesse sentido, sua concepção cética já estava se diluindo: 

"Então estamos no Sétimo círculo do inferno. E ele tem seus encantos" 

"É o nível nove, mais profundo do inferno, por isso são desprovidos de vida e calor" ...

Ou seja;


"Dante Alighieri, A Divina Comédia"


De acordo com a descrição de Dante, o inferno consiste em nove círculos concêntricos que se afunilam conforme ficam mais profundos, até chegarem ao centro da Terra. Para qual deles você é enviado depende do pecado cometido, com círculos destinados aos glutões, hereges e fraudadores. Sobre o ponto central superior, na superfície terrestre, está Jerusalém.

Entretanto, para Dante, o demônio está imerso em gelo até a cintura e sempre enfrenta frio, mesmo no calor do inferno. Apesar de todo o fogo, Milton também diz que em algumas regiões do inferno há gelo, neve, granizo e ventania.

As aparições de pessoas irreais, as quais supostamente morreram naquele hotel, e que sempre repetem o ato de se suicidarem;
O inferno é outras pessoas e elas são reais.

Encontro com entes queridos; 
Mike com a filha morta;  o não aceitamento da morte; por acreditar que não havia nada depois dessa vida.

Mike com o Pai; a culpa por não ter tratado o Pai como devia, ter dado mais atenção, "Aquela frase, Eu era como Você, e Você será como Eu" .

Ainda sobre Dante e a Divina Comédia; 
O quadro do Veleiro em Alto mar; o mar que divide os dois mundos; do inferno e do mundo mortal, simboliza o  rio Aqueronte corre por todo o inferno, separando-o do mundo exterior, que transporta Mike para a praia da Califórnia.


Acontecimentos no mundo Paralelo (Física Quântica)

O filme retrata, em outra perspectiva retrata "O Universo Paralelo temporal", que consiste em hipótese da viagem no tempo se refere ao conceito de mover-se para trás e ou para frente através de pontos diferentes no tempo em um modo análogo à mobilidade pelo espaço-tempo. Algumas interpretações de viagem no tempo sugerem a possibilidade de viajar através de realidades paralelas, nesse caso o portal entre dois universos de Mike foi o quadro do veleiro que o transportou na Praia no tempo em que já havia acontecido  (Surf na Praia).

Há também uma outra realidade de mundo paralelo; o Sete Além, é um lugar igual ao nosso, porém um mundo obscuro, o qual as pessoas possuem um olhar diferente,  um local escuro, sujo, parecido com um submundo aonde todos não  querem pessoas da outra realidade lá, e quem vai para lá por acidente é perseguido, se descoberto, parecido com viagem astral e paralisia do sono.




Muitos aspectos a ressaltar sobre esse filme bem elaborado, baseado no Conto 2408  de  Stephen king, o Mestre do Suspense Contemporâneo; mas o que devemos levar em consideração é ter uma mente ampla sobre os vários aspectos da vida, seja  moral, interpessoal, científico, fantástico e as várias possibilidades de interpretação dos acontecimentos que nos cercam.


Breve Considerações sobre Stephen King 



Stephen Edwin King (Portland, 21 de setembro de 1947) é um escritor norte-americano de terror, ficção sobrenatural, suspense, ficção científica e fantasia. Os seus livros já venderam mais de 400 milhões de cópias,com publicações em mais de 40 países. É o nono autor mais traduzido no mundo. Muitas de suas obras foram adaptadas em filmes, minisséries, séries de televisão e quadrinhos. King já publicou 59 romances, incluindo 7 sob o pseudônimo de Richard Bachman, e 6 livros de não ficção. Ele já escreveu cerca de 200 contos, a maioria dos quais foram publicados em coleções de livros.

Stephen king é um dos gênios do suspense na nossa atualidade, podemos constratar suas obras com as de Edgar Alan Poe por exemplo, que foi o destaque na literatura (gótico-romântico)no estilo e por conter traços do modo de escrever de Poe, mas a peculiaridade é única no estilo "King".


Link do filme completo 



Por Lady Hannah

Fontes: Sites cinematográficos, filme, YouTube, Sites literários, livros de Literatura, sites biográficos, artigos científicos







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos