O Duplo - Filme (Resumo e Possível análise)

 
"Imagens do Filme: O Duplo" 



O Duplo é um filme baseado no livro de mesmo título do escritor russo  Fiódor Dostoievski,  publicado em 1846, abrangendo uma certa confusão ao entendimento da estória justamente por se tratar de uma criação psicológica.   A produção cinematográfica foi lançada em fevereiro de 2015 produzida pelo diretor Richard Ayoade.


O enredo conta a estória de Simon James (Jesse Eisenberg). O Rapaz  tem uma vida monótona, estática   e sem graça. Todos os espaços  na trama são  pequenos e sufocantes.

 Simon, trabalha  em uma empresa  em que o ambiente de trabalho é uma cabine apertada,  a qual nos lembram celas. Ele se esforça muito na sua função, mas as pessoas nunca reconhecem  o  seu trabalho demasiado aplicado, ou seja,  ele é um ser tão insignificante que, apesar de tentar se esforçar ao máximo, ninguém parece se lembrar dele ou de seu mérito.

A única coisa boa para Simon é seu amor platônico por Hannah (Mia Wasikowska); ela  é como se fosse uma luz na vida do Jovem, os quais são vizinhos em um conjunto habitacional, em que os apartamentos sáo todos iguais e muito pequenos.

"Imagem da Personagem Hannah, no filme 
O Duplo" 


Ao desenrolar da trama, enquanto Simon tenta dar o seu melhor na empresa, surge um Sósia seu, mas as pessoas parecem não perceber a extrema semelhança entre os dois.

James Simons, "O Duplo", começa a trabalhar junto com Jovem, mas diferentemente dele que é retraído e sem graça, James Simons começa a dominar o ambiente e todos passam a notar e gostar dele.

Na Realidade de Simon, o seu Duplo também o estava dominando, com um aliciamento sugestivo para que o Jovem Simon se tornasse visível para as pessoas, no entanto o Duplo é que estava através de Simon se tornando o centro das atenções e cada vez mais Simon ia desaparecendo de cena.

Quando James Simons assume as ações de Simon ele se torna uma figura  maléfica, o qual mágoa e machuca também  Hannah. E foi nesse sentido, ao ver a única razão de sua vida,   seu amor platônico, sendo molestada pelo seu Duplo que Simon surge e decide acabar com ele  de uma vez por todas.


Sobre o enredo 

Uma  trama totalmente psicológica, a qual possue vários traços os quais retratam o ego e o superego (Freud explica que o 
Ego pode ser entendido como a parte da personalidade que trabalha sobre o princípio da realidade. Superego (ou Supereu), por outro lado, é a parte da personalidade que opera sob o princípio da moralidade).

A personagem Simon retrata  muitas possibilidades de interpretação; destacam-se à princípio os distúrbios psiquiátricos de dupla personalidade (transtorno dissociativo de identidade, também conhecido como transtorno de personalidade múltipla, é um transtorno mental em que a pessoa se comporta como se fosse duas ou mais pessoas diferentes, que variam em relação ao seus pensamentos, memórias, sentimentos ou ações; também a Esquizofrenia; um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza. No caso de Simon, além de seu outro “Eu” conseguir conquistar a garota de seus sonhos, ele se vê em um dilema moral de que seu outro “Eu” não é ele, e sim uma personagem; esses dois distúrbios possam estar associado com as atitudes dele, perante ao Duplo.

"Imagens do filme o Duplo, Hannah e 
James Simons"


Sobre inferência em obras literárias e cinematográficas, destacam-se o conto de Edgar Allan Poe "Wiliam Wilson", publicado em 1839; o qual retrata o mesmo  contexto, mas com  assunto diferentes; a estória de um jovem perseguido pelo seu "Duplo"; temos também a inferência sobre a obra o "Médico e o Mostro" do escocês Robert Louis Stevenson e publicada originalmente em 1886; nesse caso, a obra é conhecida pelo fato das múltiplas personalidades, retratando o bem e o mal de formas distintas; outra obra muito parecida com o Duplo é o Retrato de Dorian Gray, por Oscar Wilde publicado em julho de 1890,  a personagem ressalta que é muito fácil ser mau do que bom, mas no fim os danos são eternos; é uma outra forma de enfatizar o "Eu narcisista" e o eu inocente. Um fato semelhante na obra de Wilde e o Duplo  é  a paixão da personagem Dorian por uma jovem inocente, o Eu ruim de Dorian, a corrompeu, tal como  a estória da personagem Simom James; todas essas inferências sobre o assunto em questão, o qual é a possível análise da produção cinematográfica "O Duplo"; conclui que o assunto foi muito enfatizados na época, pois todas as obras foram produzidas pelos respectivos autores em meados do Séc XlX; apesar de Sigmund Freud ter nascido no mesmo século, a Psicanálise que é o estudo do ego  foi criada após essas obras citadas, poderia ser uma homenagem subconsciente a esse grande cientista e médico.


Outro fato curioso sobre o Filme é os ambientes "pequenos e sufocantes" isso significa a limitação que a personagem se encontra; o desejo de captar mais espaço , ou seja, sair do estado de inércia, a qual os espaços proporcionam.

Apesar de várias interpretações do enredo,  como o Ego e Superego da personagem que são representados pelos duplos, vemos também a representação de quanto duplicados podemos ser. Nossas atitudes podem ser extremamente opostas nem que sejam apenas em pensamentos.Todos temos duplos internos em nossas mentes e personalidades; temos que manter nossa mente sã e bem cuidada; pois, nós somos o perigo para nós mesmos e outrem, quando nos encontramos com uma mente desorganizada, somos vítima da corrupção  do meio e da própria mente.


Um pouco de Fiódor Dostoievski





Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski nasceu  em Moscou, 11 de novembro de 1821 e faleceu em  São Petersburgo, 9 de fevereiro, 1881. Foi um escritor, filósofo e jornalista do Império Russo. É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê.


Influências


Ele influenciou-se diretamente a Literatura, a Filosofia, a Psicologia e a Teologia. Sob sua influência direta foram produzidas várias obras literárias e cinematográficas. Foi também reconhecido como precursor dos seguintes movimentos: nietzscheanismo, psicanálise, expressionismo, surrealismo, teologia da crise e existencialismo O reconhecimento popular também é imenso: é mundialmente conhecido, possui diversas estátuas, selos e moedas em sua homenagem e até hoje celebra-se em São Petesburgo o "Dia Dostoiévski".

"Livro"



Também estudou a obra de Victor Hugo, Honoré de Balzac, George Sand e Eugène Sue, uma vez que a academia tinha um bom programa de literatura, focado principalmente na produção francesa. Nessa época, foi também muito influenciado pelo poeta romântico alemão Friedrich Schiller.


Trailer. Do filme : 



Por Lady Hannah
Fontes: Wikipédia, sites cinematográficos, sites de psicanálise, livros literários, sites literários, YouTube 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos