Contextualização da obra Literária Jack, o Estripador pavor nas ruas de Londres, com o Xangô de Baker Street e Jack, o Estripador, a História não contada

 

"O livro"


Resumo comentado das obras em questão 


Sobre o Livro, Jack o Estripador:  pavor nas ruas de Londres


Obra impressa em 2022, pela editora Pé de Letra, escrita pelo autor Rupert Matthews; o qual historicamente descreve a época Vitoriana, com pormenores, os quais nos fazem passear nas ruas de Londres, precisamente em tais ruas que pertencem ao bairro de Whitechapel.

A narrativa descreve como aquele mundo desenvolvia socio-culturalmente, no que diz respeito às classes sociais desde a mais pobres até as mais distintas; cita o meio de trabalho das pessoas mais vuner áveis, as quais muitas vezes eram os imigrantes  e suas habitações (albergues), pois muitas poucas pessoas tinham o previlégio de ter uma moradia própria e os que tinham grandes casas alugavam os quartos para ter uma subsistência melhor; cita também as atividades dos marinheiros e muitos imigrantes de outros países, principalmente ressaltando  os  Polônia e Escócia,  os quais imigravam para Londres Vitoriana para tentar uma vida melhor.

Naquela época em Londres já havia proteção para as mulheres e crianças, o trabalho fora diminuído e a idade para crianças trabalharem eram de 9 horas cumprindo o restante nas atividades de celebração dominical nas igrejas; enquanto às mulheres, as quais se casavam e se separavam, os ex maridos as mantinham com uma remuneração mensal, que somente era retirado se a mesma arranjasse outro esposo, ou morte do ex esposo; nesse interim, elas trabalhavam nas fábricas para ajudarem na renda mensal juntamente com seus esposos, faziam trabalhos de costura e limpeza; havia outras mulheres com muitos afazeres domésticos e crianças pequenas para cuidarem, as quais recebiam um montante de trabalho em casa e assim o executavam para ganhar algum dinheiro.

A emancipação da mulher tornou-se muito aflorada que até participavam dos (pubs), acompanhadas de companhia masculinas ou não (as prostitutas); e precisamente em 1888, começa o surgimento de assassinatos de Mulheres (prostitutas) do serial killer mais famoso e temido daquele tempo (Jack,o Estripador), que literalmente deixava suas vítimas em estado deplorável devido às mutilações. Com o passar do tempo, Jack passou a escrever cartas à polícia descrevendo seus assassinatos e futuros também; até chegou a enviar um rim bem preservado, o qual tudo indica ser de Martha Tabram sua suposta primeira vítima, mas até hoje ninguém sabe dizer se as cartas foram verídicas ou não.

"Suposta Carta" 


Foram essas as principais vítimas: Martha Tabram, Mary Ann Nichols, Annie Chapman, Catherine Eddowes, Elizabeth Stride e Jane Kelly ( O pior de Todos); todos esses assassinatos forom executados com intensa crueldade com cortes no pescoço e mutilações, sendo que, Jane Kelly  a mais bonita de todas ficou irreconhecível; todas eram prostitutas e alcoólatras e viviam em albergues, todas, menos Jane Kelly eram prostitutas de ruas, e Kelly tinha seu próprio aposento para as práticas sexuais .

Muitos são as adaptações dessa história macabra dos assassinatos em Whitechapel,  uma  delas e muito interessante é a produção cinematográfica de 2021: Jack, o Estripador, uma história não contada em inglês (Jack. The Ripper) do diretor e roterista Steve Lawson.

O enredo das ações acontecem em Londres na época Vitoriana em 1888, mulheres prostitutas são encontradas em becos das ruas de Whitechapel mortas  com a garganta cortada e extripadas, fato comum entre elas era a juventude e beleza . O Inspetor Edmund Rees, da Scotland Yard(Phil Molloy), fora incumbido de descobrir e capturar o Assassino; Fornecendo as informações importantes  e necessárias ao Inspetor, conta-se  com o  legista Thomas Locque (Jonathan Hansler), cujo assistente Dodd (Jacob Anderton), não é um bom profissional, o qual faz comentários maldosos  e  age com desrespeito em relação às mulheres  assassinadas.      

A essa altura todos se transformam em suspeitos  Entre eles, Stubb (Chris Bell), repórter do jornal Morning Times, cuja reputação duvidável ajuda no fato dele redigir textos, os quais  incluem informações nem sempre provenientes de fontes seguras.

A  narrativa se desenvolve com muito mistério sem pistas do homem Estripador; 

Por outro lado,   destaque para uma frase dita pelo policial interpretado por Marcus Langford: “Não adianta buscar sentido em atos de loucura. Se fizessem sentido, não seriam loucos”.

O fim da estória é realmente muito notório, o próprio Estripador confessa para o médico legista: " Eu descobri as suas garrafinhas de bebida no bolso, e sei sobre suas saídas ao luar, sei aonde você vai e o que faz; aquelas meninas abusando da  feminilidade, roubando os maridos das outras; mas isso tem que parar e eu já me certifiquei disso, você até às  provou e não as verá nunca mais a não ser no trabalho"...  e sem acreditar no que houve, coloca em dívida aquela confissão, a não ser por um pormenor que o deixa enojado e pensativo. "As Prostitutas dão um pouco de amor, para os que não tem e mesmo para os que tem, mas não o sentem! " 

 

O Xangô de Baker street 

"O Livro" 


 Produção Cinematográfica baseada  e idêntica em: O Xangô de Baker Street, livro de Jô Soares, Data de lançamento em 19 de outubro de 2001 (Brasil), com Direção de Miguel Faria Junior.

Na cidade do Rio de Janeiro, 1886. A diva francesa Sarah Bernhardt pela primeira vez se apresenta no Brasil. O público se curva perante o talento de Sarah, incluindo o imperador Dom Pedro II, que lhe conta um segredo: um valioso violino Stradivarius, um presente seu à baronesa Maria Luíza, desaparecera misteriosamente.

Sarah então sugere que o imperador convide o famoso detetive Sherlock Holmes para investigar o caso. Dom Pedro II aceita o conselho e logo o detetive inglês concorda em viajar até o Brasil para desvendar este mistério.

Ao mesmo tempo, um assassinato choca a cidade e deixa em pânico o delegado Mello Pimenta. Mulheres prostitutas ou não foram  assassinadas e teveram  suas orelhas decepadas e uma corda de violino estrategicamente colocada em seus corpos pelo assassino. Enquanto o delegado busca pistas, Holmes e Watson desembarcam no Rio de Janeiro sem saber os perigos que os esperam: comidas e bebidas regionais, religião e o poder de sedução das mulatas.

A trama continua com Sherlock Holmes, Dr. Watson e o delegado Mello Pimenta percorrem as ruas da capital brasileira atrás de informações para descobrir o mistério do violino e encontrar o autor dos crimes que estão chocando a cidade.



O enredo  recria uma Rio de Janeiro do  do século XIX governado pela monarquia, envolvendo uma nobreza  encarecida de bajulos e mesclada por   uma turma de boêmios ricos  cariocas.

Nesta estória  o famoso detetive inglês tem suas faculdades analíticas e seu senso de observação afetados pelo calor do Rio de Janeiro e por circunstâncias inesperadas. Em uma perseguição ao misterioso assassino Sherlock tem de parar por causa de um vatapá o qual lhe gerou uma dor de barriga. Este e outros acontecimentos que se seguem tornam o mesmo mais propenso a erros, um Sherlock sem elementaridade;  nem o Stradivarius conseguiu recuperar, se não fosse  quem o roubou colocasse o instrumento em seu quarto de hotel; e Holmes o devolveu para o Imperador D Pedro II.

Por fim, o assassino Vendedor de Livros e  decepador de orelhas, após matar a meretriz de D Pedro II vai para Londres. Na viagem caçoa de Sherlock e Watson; estava fácil pegá-lo se atessem, nas notas musicais e atessem ao seu próprio nome, e lá começa sua saga muito mais engenhosa  de assinatos do que no Brasil, ele se transforma possivelmente, em Jack, o estripador.



Contextualização

O livro de Rupert Matthews, é um panorama histórico da Época Vitoriana em Londres, destaca vários itens sobre a vida local desde os aspectos da classe operária até os nobres; logo em seguida,  relatando o percurso do serial killer  de mulheres prostitutas mais famoso dos últimos tempos, e as várias artimanhas para capturar o misterioso assassino, até sobre as possíveis cartas do Assassino são expostas na obra. Relata as histórias das mulheres assassinadas amarrando os acontecimentos com as ações cotidianas da época dos fatos; retrata como A Londres Vitoriana, haviam muitos (pubs) para entretenimento frequentados por pessoas de várias classes sociais e inclusive mulheres (acompanhadas) e Prostitutas; cita a Scotland Yard como se fosse um FBI atual; 

Uma Obra excepcional, de fácil compreensão, excelente para historiadores, e curiosos sobre peculiaridades da Londres do séc XIX.

Já o livro O Xangô de Baker Street de Jô Soares, retrata o  Rio de Janeiro na época da regência de D.Pedro II, retrata a vida da monarquia,  do show bissines os quais entretiam a própria monarquia e classes abastadas e artistas da época. Na história há muito o regionalismo cultural de comidas, bebidas e religiosidade africana; com o roubo do Raro Stradivarius e uma série de  mortes, Sherlock Holmes e Dr Watson foram convidados para solucionar esses crimes. Há um episódio em que Sherlock Holmes, que falava português não passou bem com as comidas típicas e deixou escapar o assassino, e Dr Watson o qual tomou uma bebida, "limão, aguardente e açúcar", e pelo traje o qual ele estava usando, apelidaram a bebida e o próprio Watson de (Caipirinha), citando ainda que foram em um terreiro religioso e uma Pomba Gira se apossou de Watson; realmente muito descritivo essas nossas peculiaridades de um país miscigenado.

O hábito da leitura fora bem ressaltada no enredo, pela personagem enigmática Miguel e seus livros e do escritor personagem  Olavo Bilac, o qual lia os livros sem pagar na livraria do Miguel e a história de Antônio Stradivarius e a produção do Violino mais caro do mundo.

"Violino Stradivarius" 


Tanto no livro, como na produção cinematográfica, há diálogos em Francês e Inglês, algo que sinceramente não agradou, mas o contexto histórico foi construído com muita astúcia com riqueza de  situações ilusitadas. Até um Brasileiro em Londres suposto  candidato a Jack, o estripador. E em ambas as obras (Jack o Estripador:  pavor nas ruas de Londres  e o Xangô de Baker Street) são citadas uma certa patologia do assassino à aversão para com as mulheres, principalmente as Prostitutas.

Já a produção cinematográfica de 2021 "Jack estripador, a história não contada" , do diretor e roterista Steve Lawson; é um enredo de curta duração, aproximadamente 1: 20 minutos; o qual a estória se desenrola, sobre os possíveis suspeitos  acerca dos assassinatos das Moças Prostitutas; não há referência a carta de Jack para a polícia, mas há a citação  da Scotland Yard; os assassinatos nao são demonstrados sobre  a ação do assassino perante suas vítimas, "esses não aparecem nas cenas", apenas as vítimas mortas; todos os homens da trama são possíveis suspeitos; o mais destacado é o Médico Legista, por conta do alcoolismo tem momentos  da  perda de memória, em suas saídas noturnas e não se lembra das ações passadas. O alcoolismo é citado em  todas as obras analisadas, o mal do século daquela época por ser uma droga lícita  e barata . Sobre a insanidade do assassino, nessa obra, é evidente que é por vingança.

Até hoje ninguém descobriu quem fora Jack, o estripador de Whitechapel, mas fora  uma figura acima de qualquer suspeita,  até mesmo uma MULHER, o fato é que até nos dias de hoje, Jack o Estripador é um assunto que continua a dar muito "pano para as mangas", e quem sabe um dia o segredo da indentidade desse Serial killer seja desvendado, porque nada nesse mundo fica encoberto, demore o tempo o qual tiver que passar; e aquelas pobres Mulheres vitimadas por ele seja feita justiça em suas memórias.




Singela Homenagem a Jô Soares
Eu estava trabalhando nessa Contextualização, acerca de uma semana, e hoje (05/08/22), Ele faleceu, parece que as Pessoas transmitem os seus sentimentos através de suas obras, eu julgo como se fossem "rastros do além", não há morte e sim mudança de ares. Eu Lady Hannah, ganhei o livro "O Xangô de Baket Street de um Ex Aluno Querido, a mais de 10 anos atrás, e resolvi fazer essa Contextualização a uma mês atrás com outras obras envolvendo o "O Xangô de Baket Street ", e terminei esse trabalho dia 04/08/ 2022.
Descansa em Paz Jô Soares, seu legado já é eterno.


"Jô Soares"


Por Lady Hannah
Fontes: Livros Literários, sites biográficos e históricos, Wikipédia 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção