Dom Quixote de La Mancha




Resumo do Livro Dom Quixote de la Mancha

O livro ‘Dom Quixote de la Mancha’, conhecido popularmente unicamente como Dom Quixote, é uma das mais famosas obras de todo o mundo, sendo já traduzida nos mais diferenciados idiomas. A obra foi escrita por Miguel de Cervantes, um espanhol que viveu entre os anos de 1547 e 1616. A primeira pare da obra teve a sua publicação datada de 1605.

Resumo " Dom Quixote de La Mancha"

Ressaltamos  que o nome da obra é o mesmo de seu personagem principal, ou seja, Dom Quixote.

O livro conta a história de um Fidalgo  Alonso Quijano,  que vivia em uma pequena fazenda, sendo a mesma localizada na região de La Mancha, um pequeno vilarejo no interior da Espanha. Grande parte do seu tempo livre era gasto com a leitura de livros de novelas cavalaria, e foi de tanto levar a sério as suas leituras que em um determinado momento de sua vida, acabou vivenciando àquelas estórias, ou seja, transformando a ficção em sua realidade.

Sendo assim, Dom Quixote chega à conclusão de que se tornou um cavaleiro, e agora, as suas ações devem honrar a pátria. Por isso, ele sai mundo afora a procura das mais surpreendentes aventuras, se autodenominando como Dom Quixote "O Cavaleiro Andante".

Segundo ele e a grande quantidade de livros que já havia lido, era essencial para um cavaleiro o casamento com uma grande dama, afinal, essa seria a mulher responsável por guardar toda a sua honra após a morte. A agraciada por Dom Quixote foi Dulcinéia, sendo ela uma labradora que realmente roubou o seu coração, na realidade Ele viu Dulcinéia de Toboso umas cinco vezes e para Ela dedicou todo seu amor e feitos .

"Dulcinéia, a Dama imaginária"

Em Rocinante, Dom Quixote monta pela primeira vez em seu cavalo e parte pela primeira vez para as suas aventuras.

As principais aventuras  e desventuras de Dom Quixote:

As loucuras de Dom Quixote começam a tomar proporções quase que inimagináveis. Após caminhar por horas e horas e embaixo do sol ardente, ele chega em uma pequena vendinha, que por ele, foi visualizada como um grande castelo. Sendo assim, ele logo pede para que o vendedor lhe mande um cavaleiro desse castelo.

Um dia depois, ele se encontra com um grupo de comerciantes, e dessa forma, os vê como se fossem adversários, lutando contra eles. Ele cai e apanha deles.

Porém, algo de inesperado acontece nesse momento: um conhecido "Sansão Carrasco" que vivia com ele em La Mancha o encontra, já gemendo de tanto sentir dor. Dessa forma, ele pega o amigo e o leva novamente para a sua fazenda. A essa altura da história, a sobrinha de Dom Quixote descobre o que desenvolveu a loucura em seu tio, e por isso, queima todos os seus livros envolvendo cavalaria.

Assim, todos pensam que finalmente essa loucura chegou a fim. Mas, não tarda para que Dom Quixote fuja mais uma vez e dê início a mais uma saga de aventuras. Porém, o que ninguém realmente esperava é que ele contasse também com um parceiro, já que entrou em contato com um labrador humilde que foi com ele, com a promessa de que seria o mais novo governador de uma ilha. Dessa forma, partem em aventura Dom Quixote e Sancho Pança, juntos.

Em uma dessas viagens, Dom Quixote se depara com alguns moinhos de vento e pensa que eles são gigantes. Mesmo que avisado por Sancho, ele não pensa duas vezes e logo se joga em um deles, sendo lançado para bem longe. Sancho o ajuda e logo percebe que Dom Quixote realmente acreditava no tamanho dos moinhos.

Nessas mirabolantes aventuras do Cavaleiro da Triste figura "Dom Quixote"  viu sua amada Dulcinéia sendo morta pelos Dragões, pois  ela impunha as correntes no pescoço e se joga.Até que Dom Quixote e seu parceiro acabam com todas as mais ridículas  e perigosas, ao ver da dupla, aventuras ao redor do mundo.

Entre as aventuras "também consideradas desventuras" o destaque vai para pedradas, pauladas, vários enganos, confusões e surras. Várias foram as vezes em que tentaram o levar de volta a fazenda, mas nada adiantava, já que ele tinha uma grande missão: a defesa da pátria.

Depois de muitas aventuras, algumas sozinho e outras com o seu parceiro, Dom Quixote decide, de uma hora para outra, que chegou o momento de retornar à La Mancha.

Dessa forma, ele começa a se tratar com médicos e fica por um bom tempo em repouso, até anunciar em um certo dia que toda a sua loucura tinha sido deixada de lado.

Quando Quixote percebeu que a sua morte se aproximava, ele decidiu também deixar um testamento para Sancho e para sua governante, com a sua quantia em dinheiro. Para a sua sobrinha, deixou todas as suas terras.

"Miguel de Cervantes"

Miguel de Cervantes (1547-1616) foi um escritor e dramaturgo espanhol. “Dom Quixote” é um dos personagens mais famosos da literatura ocidental. Miguel de Cervantes é o principal nome da literatura espanhola. Com "Dom Quixote da Mancha", uma sátira aos romances de cavalaria, torna-se precursor do realismo em Espanha, em 1605 pública a primeira parte Dom Quixote e em 1614 a segunda parte.

Mais sobre a obra 

Dom Quixote tinha dificuldade em aceitar o mundo como ele era e encorajado por sua “loucura”, misturou imaginação e realidade em uma aventura inventada, baseada nas histórias fantasiosas dos livros que tanto apreciava.
A oposição do autor  da obra em relação aos heróis das novelas se dá na constituição de um personagem que não é belo e, impulsionado por fazer o bem e encontrar sua donzela imaginaria, sempre acaba se dando mal e sem grande triunfo.
Porém, certamente o que o herói deixou de mais importante foi a sua simpatia, bondade e muita dignidade, o que pôde ser usufruído por seus amigos e colegas. A sua morte foi natural e na lembrança ele foi sempre mencionado como um verdadeiro herói, sendo o seu principal poder a capacidade de transformar a fantasia em pura realidade.

"A loucura só existe para os Lúcidos"

Mais sobre esse assunto 

https://analice-alves.blogspot.com/2020/04/resumo-e-analise-do-filme-o-poco2019-o.html?m=1

Por Lady Hannah

Fontes: livros de Literatura, sites de busca literários 




 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção