A Divina Comédia "Dante Alighieri"

"Dante Alighieri"


Dante Alighiero Degli Alighieri, nasceu Entre 22 de Maio e 13 de junho de 1265, na República de Florença, atual Toscana, e faleceu em 14 de setembro 1321, em Ravena atual Emília Romanha.
Poeta, Escritor, Político, Autor da Epopéia, "A Divina Comédia", considerado Um entre "Os maiores Poetas de todos os tempos;  sua obra teve grande impacto na literatura ao redor do mundo, influenciou vários escritores inclusive o Francês "Victor Hugo".

"Victor Hugo", autor de Os Miseráveis" 



Divina Comédia

A Divina Comédia, a obra-prima de Dante que tem a forma de um poema épico, foi inicialmente denominada “Comédia”, e mais tarde qualificada pelo poeta Boccaccio, de "Divina", pelo assunto e pela arte com que fora apresentada. A partir da edição veneziana de Giolito, o poema passou a ser chamado de "Divina Comédia". Em 1317, a primeira parte de sua obra já era conhecida pelo público. A segunda parte foi publicada em 1319 e a terceira após sua morte.


Esse Poema épico pertence  à estética Humanista, formada de três partes, “Inferno”, “Purgatório” e “Paraíso”. Cada parte é composta de 33 cantos. Um canto que serve de introdução completa um total de 100 cantos. Dante é o personagem principal do poema. Na obra, o Eu-lírico  relata sua viagem imaginária   forma Psicológica, através de Símbolos da natureza (Selva) e Fantásticos (Almas, Anjos, Demônios, Monstros) e aspectos Renascentista tais como as figuras mitológicas da cultura greco-romanica. O poema possui três personagens principais:

*Dante, o protagonista que personifica o homem;
*Beatriz, que representa a fé;
*Virgílio, que pode ser considerado o símbolo da razão.

        Passando pelo “Inferno”, “Purgatório” e “Paraíso”, onde ele coloca nos respectivos lugares seus amigos e seus inimigos, seus companheiros e seus adversários, estejam vivos ou já mortos, contando-lhes a história, discutindo com eles falando sobre política, filosofia, teologia, explicando o sistema do Universo, manifestando seus conhecimentos, seus temores, ódios e esperanças. A Divina Comédia representa um julgamento moral e político de Dante, às vezes extremamente severo, mas que simboliza ao mesmo tempo, o sonho de modificar a humanidade, mostrando-lhe as verdades eternas que ele descobriu.


Eis a História


Dante fazia uma viagem e perde-se na selva escura; apareceram para ele uma pantera, uma loba e um leão; todos muitos ferozes, os quais nunca deixavam Dante chegar ao cume da colina e assim continuava perdido.

Entre  suas súplicas e devaneios, eis que Virgílio, seu Mestre  "O Grande Poeta" e de várias epopéias épicas tal como: Eneida, apareceu na frente de Dante, e esse, disse que iria ajudá-lo a sair daquela selva em direção ao Paraiso, mas por outro caminho, aonde ele "Dante" presenciaria os vários tipos de sofrimento.

Então Dante decide narrar sua história por meio de um poema, com versos que exprimem às ações e sentimentos ao decorrer da viagem além da terra, do inferno, do obrigatório até chegar ao Paraiso.

A história começa com Beatriz ouvindo as súplicas de Dante, e a Moça lá do limbo, pediu a Virgílio para ajudá-lo, ela faleceu com 26 anos de idade e foi o grande amor de Dante.

"Dante e Beatriz" 

Dante e Virgílio seu mestre, foram dar às portas do inferno e haviam  esses dizeres: " Deixai toda a esperança, ó vós que entrais"; às margens do rio Aqueronte, o Barqueiro Caronte, não permitiu que Dante embarcasse, pois não estava morto, mas Virgílio argumentou com o Barqueiro de olhos em brasa e por fim Dante "o vivo", e as almas as quais os corpos jazem embarcaram todos.

Chegaram a um lugar, o qual estavam seus  Mestres poetas e avistou o grande Homero, esses, estavam lá pois foram da terra antes de Cristo e não foram batizados; ainda avistou as Belas Cleópatra, Dido e a Própria Helena, a qual foi o motivo de guerra por anos Tróia,  um casal apaixonado, sofrendo com o vento os arrastavam feito pássaros frágeis, foram motivo de traição amorosa e muitos outros. Também avistou os sanguinários tal como Átila, o qual acabou com povos inteiros em busca de poder; logo depois avistou os sedutores, impostores e mentirosos, os quais eram perturbados por demônios tais como : Rabicante,  Gerião e Ceriato. Viu também o herói Ulisses, a veio toda aquela estória de volta à Ítaca, mas ele estava lá no inferno porque fora ele quem projetara o cavalo de Tróia, objeto esse, símbolo da distribuição.


Outro cenário aparece é a margem da praia do purgatório banhada pelo oceano aonde sobrevive apenas o junco. Anjos esperam as almas, as quais tranquilas esperam sua viagem da purificação no purgatório para a viagem final até o paraíso; Dante além dos anjos e almas desconhecidas encontrou amigos como: Casella, Sordello e o preguiçoso Belacqua, que tinha preguiça até para subir aos céus; e na subida encontrou a guardiã do paraíso terrestre a bela "Matilda", a qual mergulhava as almas nas águas do rio Letra, apagando a memórias dos pecados.

Subindo mais, avistei a grande escada, Beatriz e diversas almas, muitas e muitas, avistei Deus e confesso não me lembro dele, mas  da divina força  e amor que ele emana, lá todas as almas são independentes da proximidade de Deus; lembro das danças e felicidade de almas Santas tal como o Santo Tomás Aquino.

De perdido na selva escura, viajei para o inferno vi sofrimento, depois viajei para o purgatório aonde encontrei redenção, e finalmente encontrei a felicidade no Paraíso. Virgílio, meu mestre, estará sempre no meu coração; assim como Beatriz minha salvadora, pela qual sai da selva escura e me tornei poeta e ela olhará por mim junto do Senhor.



"A Divina Comédia"




CURIOSIDADE

A Divina Comédia (em italiano: Divina Commedia, originalmente Comédìa e, mais tarde, denominada Divina Comédia por Giovanni Boccaccio) .
Games baseados na Divina Comédia: Residente Evil Revelations, Dante's Inferno, Devil May Cry.

"Game Residente Evil, Revelations"



MAIS SOBRE A OBRA


Essa obra é  também é uma "Intertextualidade"  do Auto da barca do inferno ou vice e versa,  cujo o julgamento e a redenção estão explicitos, pelo fato das características humanistas estarem presentes naquela época, o medo de ir para o inferno é constante, a obra é em forma de cantos ou seja texto poético, o livro possue muitas páginas, escrito em italiano vulgar, narrado em primeira pessoa, com  o tempo psicológico, realmente é uma viagem atemporal .
"Auto da barca do inferno", Gil Vicente'



Fontes : livros de literatura, sites de busca Literárias


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção