A Metamorfose - Franz kafka

 



Resumo 


Gregor Samsa, um caixeiro viajante que trabalha exaustivamente para sustentar a família e pagar uma dívida dos pais. Era sempre exigido pelo  Gerente um melhor  desempenho do seu trabalho com ameaças de perder o emprego, o rapaz estava sempre em stress por essas demandas de responsabilidades, inclusive isso era vindo dos seus progenitores, os quais também não o poupam no cumprimento de tudo que lhe era solicitado no trabalho.

O Senhor  Samsa era  aposentado, acima do peso, adoentado, não podia trabalhar, mas conservava o traje de continuo, do antigo emprego  em um banco; a Senhora Samsa sofria de asma, também acima do peso, fazia os serviços domésticos com o auxílio da criada Ana,  a referida senhora estava sempre a se preocupar em agradar o Marido, enquanto a Filha do casal e irmã de Gregor era uma jovem a qual sonhava em ser uma violinista, contudo, os recursos  não possibilitavam esse intento. Realmente havia uma grande dificuldade financeira naquela Família e Gregor quem tomou para si a responsabilidade de proporcionar a todos alimentação e moradia confortável; pensava na irmã Grete, em poder enviá-la aos estudos de música na universidade, pois a jovem tinha talento, apenas e tão somente não havia esse recurso ainda.

A rotina diária no trabalho e também familiar de Gregor,  o esmaga, suga todas as energias, ele passa a viver sem sonhos, sem amigos sem namorada. Sempre que a porta do quarto fechava Gregor ficava a recordar: o Gerente, o chefe, os caixeiros e os aprendizes, o contínuo obtuso, dois ou três amigos e a moça, caixa de uma loja de chapéus, que ele cortejou seriamente e devagar demais.

O cotidiano da Familia segue dessa forma, até que um dia, a Sra Samsa percebeu que Gregor perdeu a hora de levantar para trabalhar, ele iria perder o trem, o chamou várias vezes, e Gregor finalmente respondeu, a voz do rapaz estava estranha, e sua mãe até queria chamar um médico, pois o sentia doente. Como Gregor demorou a levantar,  o Chefe foi até sua casa, o ameaçou de levar a queixa ao Gerente podendo fazer com que ele perca o emprego;  começa a censurá-lo na presença dos pais,  inclusive ameaçando-o de cobrar antiga dívida.

Gregor não conseguiu abrir a porta, a Família decidiu além do médico, chamar também um serralheiro para abrir a porta; e quando isso é feito, com horror todos se depararam  com um asqueroso inseto enorme "Gregor tinha se transformado em Uma Barata", mas continua a pensar e agir como ser humano. 

Ao mesmo tempo em que ama pode odiar a família por se sentir excluído e também por se transformar num peso que todos querem se livrar. Toda a casa se transformou,  no início para acolher e proteger dos olhos de todo o Inseto, depois para esconder de todo o mal que atingiu e envergonha a família; nesse ínterim, todos passaram a trabalhar e alugaram uma parte da casa, restando só a cozinha, a qual tiveram acesso. Foi o senhor Samsa quem causou a morte de Gregor ao atirar nele uma maçã que apodreceu em suas costas. Porém a mais cruel das pessoas foi a irmã que cansada de esconder e de viver junto dele sugeriu ao pai que livrasse a todos da presença incômoda do asqueroso inseto. Após a morte da Barata e quando Ana  "a ajudante"  limpou o quarto e se desfez de todo vestígio do INSETO , nisso,  a família de Gregor descobre que a vida pode ser promissora, sonham em mudar de apartamento, irem todos morar confortavelmente em outro e melhor bairro, já não sentiam  a perda de Gregor,  e faziam planos para um futuro melhor.


 Uma possível Análise


A obra "Metamorfose", escrita por Franz kafka,  foi publicada em 1915, um ano depois do início da  primeira guerra mundial, com transformações do mundo moderno e a vanguarda européia "Dadaísmo" em ênfase como estilo de vida irracional e anárquico.

Geralmente quando se refere em "Metamorfose", imaginamos a todos  aqueles aspectos   da transformação de uma "Borboleta", da vida dura, frágil  para a a vida com liberdade e beleza,  mesmo que não viva muito; na estória de Gregor ele se transforma em um inseto, n'uma "Barata" repugnante, a qual é um inseto que realmente ninguém gosta e todos repudiam, por simbolizar "algo sujo",  uma  praga que transmitem doenças, elas  vivem por três anos,  aladas ou não, a probabilidade de vida de uma barata e bem maior que de uma borboleta, a qual vive em média três dias.  A Narrativa é muito dramática,  o leitor fica desesperado com a situação de Gregor e sofre com ele "se imaginando uma grande Inseto " e as consequências daquilo. O autor nesse sentido, quiz demonstrar através dessa metáfora, o que acontece entre as relações  familiares e sociais quando uma pessoa não consegue mais cumprir responsabilidades, as quais a referida pessoa tomou para si; no caso de Gregor todo fardo de proporcionar uma vida confortável a toda família e pagar as dúvidas que os pais contraíram,  ou invés de ser ajudado, se torna "o fardo" que sempre teve consigo, transforma-se em um ser  repugnante, vergonhoso, um inseto, como a rançosa "Barata", a qual não servia mais para nada.

O autor em uma outra análise, colocou um pouco de si na estória em relação aos pais,  seu próprio pai foi muito autoritário,  e a mãe seguia todos os preceitos do patriarca e isso acontece com Gregor e seus pais, a cobrança da sociedade familiar e social em relação das responsabilidades de um homem, segundo a biografia de Franz kafka ele estudou se tornou  advogado, conseguiu um emprego, mas não se manteve no mesmo por problemas de saúde que eram muitos desde a depressão até a tuberculose, aconteceu com Gregor também, mas a metáfora  da transformação em um inseto foi justamente para enfatizar a problemática psicólogica  "de tomar para si responsabilidades" a mais do que podemos executar, um dia morremos e ninguém sente mais a nossa falta; voltando a estória, há evidências metafóricas e psicológicas que a morte de Gregor se deu em primeiro, pelo fato do pai ter atirado uma maçã que apodreceu nas costas de Gregor e daí sua morte indica como se fosse uma "apunhalada nas costas",  a segunda, a que   mais doeu em Gregor foi o  desprezo da irmã, a qual pediu ao pai para se livrar dele, ambas supostamente o fizeram morrer de "tristeza".

Quantas pessoas se vêem em situações semelhantes a de Gregor, talvez por alguma imposição psicológica, que as remete em um círculo impossível de fechar,  e somente termina quando a força acaba, e  a morte acontece. As principais  mensagens são:"Pensar e se colocar no lugar do outro sempre" e nunca se sentir como um inseto repugnante em qualquer fase da vida, pois ela  é feita de "Metamorfoses" se sinta como uma borboleta, liberte-se e ame-se.



Um pouco do Autor 



František Kafka,   "Franz Kafka" (Praga, Império Austro-Húngaro, atual República Tcheca, 3 de julho de 1883 — Klosterneuburg, República Austríaca, atual Áustria, 3 de junho de 1924), foi um escritor boêmio de língua alemã, autor de romances e contos, considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX. A maior parte de sua obra, como A Metamorfose, O Processo e O Castelo, está repleta de temas e arquétipos de alienação  física e psicológica, conflito entre pais e filhos, talvez pelo fato dele mesmo ter tido problemas com seu Pai e personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas e surreais.Kafka tinha uma relação difícil com o seu pai, que ficou evidente em “Carta ao Pai” (1952). Nessa obra, o autor queixava-se por ter sido afetado pela autoridade do pai e pela sua personalidade exigente. Ele também descreve a sua mãe, como uma pessoa quieta e tímida. Na maioria de suas obras, a figura de seu pai teve uma influência significante em sua escrita.

Formou-se em direito. Posteriormente, conseguiu emprego em uma companhia de seguros. Iniciou sua carreira como autor, escrevendo contos quando tinha tempo livre.

 Infelizmente, o autor não publicou muitos livros. Ele não terminou nenhum de seus romances maiores e queimou cerca de 90% da sua obra literária, grande parte durante o período em que viveu em Berlim.

As obras que foram publicadas, com exceção de algumas cartas escritas em tcheco, foram escritas em alemão. E o pouco que foi publicado em vida, não chamou muita a atenção do público.

Em 1912, Kafka pensou em cometer suicido pelo menos uma vez. Já em 1917, ele foi diagnosticado com tuberculose. Veio a falecer em 3 de junho de 1924, na Áustria. Ele estava internado em um sanatório, perto de Viena. A causa de sua morte foi por conta da fome, uma vez que a condição da garganta dele fez com que a atividade de comer se tornasse dolorosa.


Por Lady Hannah

Fontes: livros de Literatura, Wikipédia, sites literários e históricos

      



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção