A Fenda no Tempo "The Langoliers"- Stephen King




A Fenda no Tempo  "The Langoliers"

 The Langoliers 1995,   "Fenda no Tempo Título  em Português" foi  uma minissérie em dois episódios de uma hora e meia cada, produzida em 1995 para a televisão, baseado em história homônima de Stephen King, Mestre do Suspense. Foi dirigida e escrita por Tom Holland . Foi indicada ao Emmy " Oscar da TV" de melhor edição de som.

Resumo do filme e livro 

A estória começa em um voo noturno de Los  Angeles a Boston "Massachusetts"quando alguns passageiros que adormeceram durante a viagem por algum tempo, ao acordarem  percebem a ausência de muitas pessoas no avião.  Sobraram apenas  dez  pessoas: Brian Engle (um piloto da American Pride que estava como passageiro), Dinah Bellman (uma jovem cega, com  poder psíquico), Laurel Stevenson (uma Professora, que iria se encontrar com pretendente), Nick Hopewell (um assassino de aluguel ), Don Gaffer( um mecânico de aviões, o qual iria visitar a neta recém- nascida), Rudy Warwick ( talvez um executivo com a peculiaridade em dormir e comer), Albert Kaussner (um talentoso Violinista adolescente judeu), Bethany Simms (uma adolescente com problema de drogas), Bob Jenkins (um escritor de estórias de suspense) a auto-referência a "Stephen King" e Craig Toomy (um investidor bancário com  distúrbios psicóticos).

Quando as pessoas sumiram, encontravam-se apenas objetos de uso pessoas tais como: passaportes, relógios,  carteiras, até mesmo  marca passo e próteses dentárias etc. O Comandante Engle e um dos passageiros o Sr hopewel checaram a cabine de comando e constataram que toda a tripulação havia sumido também e o avião estava navegando por meio de piloto automático, não houve escalas, portanto não havia a possibilidade dos passageiros ou até mesmo a tripulação tereem desembarcado. Chegaram a conclusão de que todas àquelas pessoas haviam desaparecido realmente durante o vôo. E mais estranho, não havia sinal de aeroporto, a torre de comando não respondia, ou qualquer sinal de outra aeronave próxima; das janelas do avião não se avistava nada, apenas nuvens muito densas, era como se tudo desaparecesse e apenas restasse aquele avião com aquelas dez pessoas no universo apenas.

O Capitão Engle assume a aeronave e decide diminuir a altitude e assim avista terra firme, logo em seguida o aeroporto. O avião pousou, e uma surpresa "não havia ninguém naquele aeroporto", perceberam também a ausência de eco, os fósforos não acendiam, ausência de eletricidade, as comidas sem paladar e bebidas gaseificada estavam sem gás, até mesmo o tempo estava confuso.


Nesse ínterim, o Sr. Toomes tem um surto psicótico sobre sua infância ",nas alucinações aparecia seu Pai autoritário, e o medo que ele sentia de seu Progenitor, e com os seres " monstros em forma de bola , peludos e grandes dentes que comiam as pessoas, os quais seu Pai sempre citava para lhe amendontrar "Os Langoliers". A Garota cega "Dinah" ouve um estranho som vindo na direção do aeroporto e prevê "se não saírem daquele lugar, todos irão morrer.


A Psicose do Sr. Toomes piora e ele fere mortalmente o Sr.Gaffnev e gravemente A pequena Dinah; enquanto isso, em outro ambiente do aeroporto o Sr.Jenkins percebe que os fósforos de Bethany acendem, mas os que estão no aeroporto não. Então o Sr. Albert deduz que naquela realidade as coisas não funcionam, porque era uma alteração do tempo e espaço, aquela realidade era como se não existisse,  já as coisas do avião, inclusive eles existiam, portanto sem alterações, na verdade seria uma viagem a um mundo "paralelo", no sentido temporal.

Decidiram abastecer o avião para irem embora daquele lugar o quanto antes e assim o fizeram; Dinah com sua habilidade psíquica sábia  que o Sr. Toomes era o único que poderia ajudar na fuga deles, e aconteceu a coisa mais bizarra, os Langoliers, os quais o Psicótico se referia apareceram e atacaram o Sr Toomes, com isso apressando a entrada no avião dos passageiros, os quais estavam ajudando na decolagem, e assim com muito custo voaram longe e os Langoliers comendo tudo, deixando um "nada" perdido no espaço.


Após algum tempo de vôo, avistaram uma  fenda, no espaço semelhante com a "aurora boreal", mas O Sr. Jenkins lançou outra teoria "se eles estavam dormindo no momento que as pessoas sumiram, então teriam que ultrapassar a fenda dormindo também, e numa difícil decisão o Sr Hopewell decidiu ficar acordado para acordar o Comandante da aeronave após a fenda, e resultado disso: Ele "sumiu".



Todos acordaram o Comandante aterrissou e perceberam o mesmo problema, "não havia uma viva alma também naquele aeroporto" mas o Escritor explicou, que estavam alguns minutos no futuro daquela realidade, e passado os minutos as pessoas começaram a aparecer e assim eles se compuseram naquela realidade novamente.

Breve análise

Stephen king um dos Mestres do Suspense, o qual suas obras são muito apreciadas universalmente em "The Langoliers", o tema  principal do enredo é sobre "Universo Paralelo" temporal,  ficção Científica além de ressaltar aspectos sobrenaturais e mente humana para compor a estória; podemos perceber também aspectos do comportamento humano e alguns aprendizados com isso.

Muitos críticos não gostaram da adaptação da obra para uma minissérie televisiva, a qual foi literalmente fiel ao livro; críticas sobre a atuação de alguns   personagens e  sobre o roteiro,  efeitos especiais pobremente produzidos, isso é a pura verdade "poderiam ter explorado mais essa parte", por isso  seria melhor viajar  com  as páginas do livro e soltar a imaginação, aliás " todas as estórias de suspense de Stephen king são maravilhosas",  do que assistir à minissérie, e participar da viagem do vôo da American Pride a qual tempos depois foi transformada em filme com quase três horas de duração; do ponto de vista da construção dos assuntos e aprendizado que o enredo exprime foi muito relevante.

Sobre as Personagens


Todas as personagens  pegam o vôo de Angeles a Boston "Massachusetts", dormem e após acordarem perceberam que quase todos os passageiros e a tripulação sumiram restando apenas dez pessoas. São elas: 

Laurel Stevenson Dean :" Sobre uma Professora que no enredo ela tem a missão de ajudar a Garota com problemas visuais "cega" , na verdade a personagem simboliza o instinto maternal, e de redimir através do amor platônico o matador de aluguel "Nick Hopewell" desses feitos que o enquadrariam em uma pessoa ruim." 

Bob Jenkins: " Trata-se de um escritor, com muito conhecimentos em vários assuntos, o qual está lá para ajudar através de suas teorias sobre universo Paralelo inserindo ao assunto um possível enredo para a estória do que estava acontecendo".

Captain Brian Engle: "Um piloto da American Pride, o qual seria o Principal Herói, demonstrando calma para lidar com a situação,  fato esse, que fazia parte de sua profissao, além de conduzir a aeronave, pois era o único capaz disso.

 Nick Hopewell: "Um Matador de aluguel, com muitos crimes nas costas, sua missão foi ajudar na navegação da aeronave, após  a redimissão pelo amor platônico pela Professora decidiu  ser sacrificado para pagar seus pecados.

 Don Gaffney:" Um mecânico de aviões", o único Afro descendente da trama, sua função era salvar a "Garota cega e vidente", também serviu de sacrifício para a salvação de todos.

Rudy Warwick: "É uma personagem enigmática,  talvez um executivo, não tem muito a citar sobre ele, apenas o fato dele Dormir e estar sempre faminto 

Bethany Simms:"Uma jovem com problemas comportamentais, e uso de drogas; na estória, se apega ao jovem violinista, e provavelmente pelo (AFETO) proporcionado pelo rapaz, seria salva desses problemas sócio-afetivo.

 Albert Kaussner:" Um jovem violinista Judeu), Um rapaz religioso e  talentoso no ofício musical da sua atuação sobre o instrumento "Violino", e apega-se afetivamente  à moça problemática, nesse caso (o Amor salva e redime).

Dinah Catherine Bellman:" Uma jovem adolescente, a qual tinha problemas de visão, mas tinha outras habilidades que substituam a sua cegueira principalmente o dom da clarividência, Ela também foi sacrificada para o bem dos outros passageiros

 Craig Toomey: " Um Investidor Bancário", com crises psicóticas, talvez um transtorno bipolar, idéias delirantes ou a própria esquizofrenia adquirida  na infância devido a seu pai muito autoritário e conservafor, assim, ele inventou uma estória sobre seres fantásticos que atacavam e comiam pessoas preguiçosa, e esses delírios e outros fatos comportamentais foram evoluindo com  o tempo, a função dele no enredo é muito Interessante, pois os delírios dele se tornaram realidade no mundo paralelo e ele também foi sacrificado, por consequência de trazer esses seres denominados "Langoliers"  também é interessente ressaltar o nome os quais foram denominados "Lango" que é o nome dos seres e "liers" que significa em inglês ( MENTIRA), chegando a uma conclusão, que esses seres existem apenas na imaginação.

Tom holby: " A Personagem que simbolizava "O chefe" do investidor psicótico" em seus delírios interpretado pelo próprio Stephen king, aliás ele apareceu em quinze filmes de adaptações sobre seus livros, tal como "O Cemitério Maldito", obra e filme muito conhecidos.

Pode-se verificar que todas as personagens tem um significado ou uma função um com o outro, isso consiste em companheirismo e sacrifício para com o próximo,  seja por caridade ou aliviar erros passados "redenção e arrependimento"; o ser humano precisa mudar os conceitos sobre o "Egoísmos" que puxa vários outros sentimentos, os quais destroem a humanidade e voltar-se para a bondade e fraternidade principalmente em situações difíceis; ressalta também pessoas com problemas físicos e distúrbios mentais e paranormalidade, destaca essas pessoas por serem especiais e muitas vezes desprezadas pelo sociedade,  podem ser úteis  quando  ajudadas com afeto e amizade platônica; a humildade também é enfatizada e todo humilde se sacrifica para o bem comum; destaca que  o ser humano não pode ficar "estático" no sentido de só pensar em si, que precisa ver o que está acontecendo ao redor, "pois todos nós precisamos um do outro".

Universo Paralelo - uma breve explicação e relação com o enredo da estória


A obra e filme retrata "O Universo Paralelo temporal", que consiste em hipótese da viagem no tempo se refere ao conceito de mover-se para trás e ou para frente através de pontos diferentes no tempo em um modo análogo à mobilidade pelo espaço-tempo. Algumas interpretações de viagem no tempo sugerem a possibilidade de viajar através de realidades paralelas. A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje em dia, praticamente nula do ponto de vista prático, devido ao fato de que as partes responsáveis pela descoberta de meios para se efetuar uma viagem temporal não terem conseguido ainda produzir a suposta tecnologia capaz de possibilitar (ou resistir) a viagem. No entanto, a viagem no tempo é teoricamente possível, embora ainda não exista a tecnologia necessária para tal.

O tempo de viagem entre dois pontos no universo hiperespaço é muito mais curto do que o tempo de viagem entre pontos análogos em nosso universo. Isto pode ocorrer por causa da velocidade diferente da luz, diferente velocidade da passagem do tempo ou os pontos análogos no universo hiperespacial são muito mais próximos um do outro.

Um portal na ficção científica e fantasia é uma magia ou tecnologia que cria uma passagem que conecta dois distantes locais separados pelo espaço-tempo. Ele geralmente consiste em duas ou mais passagens, com um objecto de entrar através de um gateway deixando o outro instantaneamente; também um mundo paralelo (portal inter-dimensional), o passado ou o futuro (portal do tempo), e outros planos de existência , tais como céu, inferno ou outra dimensão do pós-vida; A viagem no tempo  que resultou através de uma espécie de portal representada pela aurora boreal em  que se refere o enredo da estória consistente em quinze  minutos no futuro, o qual as pessoas não existem, ou seja, um mundo paralelo, que está lá,  mas  não existente, que foi destruído pelos seres  "Langoliers", que faziam parte das alucinações do investidor  psicótico, que se tornaram realidade naquele mundo e estavam ali justamente para destruir o que ainda não aconteceu. É possível que Stephen king ao escrever essa estória também refletiu "Que o futuro incerto, mesmo se adiantarmos poucos minutos na linha do tempo. É interessante esse assunto, pois muitas pessoas gostariam de voltar ao passado e corrigir talvez suas más escolhas, ir para o futuro e saber o que vai acontecer ou burlar o tempo e encontrar um mundo paralelo e encontrar um outro "Eu" com a vida mais confortável.

Sobre o Autor


Stephen Edwin King (Portland, 21 de setembro de 1947) é um escritor norte-americano de terror, ficção sobrenatural, suspense, ficção científica e fantasia. Os seus livros já venderam mais de 400 milhões de cópias,com publicações em mais de 40 países. É o nono autor mais traduzido no mundo. Muitas de suas obras foram adaptadas em filmes, minisséries, séries de televisão e quadrinhos. King já publicou 59 romances, incluindo 7 sob o pseudônimo de Richard Bachman, e 6 livros de não ficção. Ele já escreveu cerca de 200 contos, a maioria dos quais foram publicados em coleções de livros.

Stephen king é um dos gênios do suspense na nossa atualidade, podemos constratar suas obras com as de Edgar Alan Poe por exemplo, que foi o destaque na literatura (gotico-romantico)no estilo e por conter traços do modo de escrever de Poe, mas a peculiaridade é única no estilo "King".

Trailer do filme


Leia o Livre e Compare



Por Lady Hannah

Fontes: Llivro "Langoliers", adaptaçao da obra "Minissérie, sites cinematográficos e científicos, livros de literatura, Wikipédia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção