Filme Sexto Sentido (Resumo e Análise)

 

"Filme Sexto Sentido" 


Resumo 

O enredo é sobre um conceituado psicológico infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis)    casado com Anna (Olivia Williams). 

Numa noite em que o casal comemorava sobre um prêmio de Reconhecimento do trabalho de Malcolm, algo aconteceu inesperadamente; um rapaz  Vincent Grey ( Donnie Wahlberg)    adentrou à casa, ele foi um antigo paciente do Doutor, o qual completamente depressivo e fora de controle, argumentava que Malcolm não pôde ajudá-lo e num ímpeto atirou  em direção ao Dr Malcolm e seguida   comete o suicídio.





Meses se passaram e Malcolm conhece Cole ( Haley Joel Osment), um menino retraído e cheio de medos .O Primeiro encontro foi em uma igreja aonde o menino Cole gostava de frequentar após as aulas; e Malcolm percebeu que o pequeno garoto de 8 anos tinha grandes problemas de socialização e medos talvez de ordem  subconscientes que o fazem roubar pequenas imagens de Santos.

A mãe de Cole Lynn Sear (Toni Collete),  uma mãe separada do marido, a qual trabalhava em dois empregos e cuidava do filho com super proteção, pois sabia que de certa forma seu filho era diferente das outras crianças e sofria com o sofrimento de seu filho.

O Dr Malcolm começou a frequentar a casa de Cole para continuar a terapia lá e
para constatar, o comportamento da mãe de Cole para com ele, e percebeu que Lynn era uma boa mãe.

Cole com o passar do tempo, 
 foi ficando mais introspectivo, foi quando ele começou a ver pessoas que já se foram dessa terra constantemente e essas pessoas o atormentavam e o machucavam; Quando o Dr Malcolm soube de Cole sobre esses acontecimentos, percebeu que não podia ajudar o menino, pois se tratava de Psiquiatra e não era a área dele, e disse ao menino que indicaria um Especialista na área.




Malcolm não estava bem no casamento com Anna, ele se sentia distante dela, sem diálogo, de fato, a união dos dois estava sendo prejudicada; e já havia outro homem cortejando Anna isso o deixava com ciúmes e furioso.

Passaram-se alguns dias, e Malcolm resolveu ouvir as fitas gravadas da terapia de Vicent e ao ouvi-las, havia algo de estranho; vozes ao fundo, as quais não eram para estarem lá, eram pedidos de ajuda. Então o Dr Malcolm constatou que Vicent tinha algum dom sobrenatural tal como o menino Cole e rapidamente foi vê-lo e saber mais sobre o que se passava  com o garoto.

Malcolm foi até a igreja porque ele sabia que encontraria Cole lá, o menino também de certa forma sabia que o Doutor estaria lá também. 

Foi então que Malcolm conversou com o menino sobre ver gente que já se foi, e a resposta foi: " Eu vejo gente morta o tempo todo, eles não sabem que estão mortos, só vêem o que querem ver" . Malcolm lembrando da fita, a qual ouvira sobre Vicent aconselhou o menino a indagar àquelas pessoas, sobre o que elas queriam com ele. E assim começou a trajetória de Cole a ouvir e tentar ajudar  aqueles seres sobrenaturais, os quais apareciam para ele.

Sendo assim  Dr Malcolm auxiliu Cole a resolver o caso de uma jovem diabética Kyra Collins (Angelica Page) que morrera vítima da negligência da sua madrasta. A partir daí, Cole seria  o intermediário entre um mundo espiritual e o  mundo terreno, ajudando até  a sua própria mãe no esclarecimento de uma situação que sempre a traumatizara, o relacionamento com sua mãe no passado, avó de Cole, a qual já falecera e sempre visitava o Menino.




Depois disso, O Dr Malcolm sabia que já tinha acabado sua missão de ajudar Cole e se despediu do garoto, com um conselho de Cole de como se comunicar com Anna.


Em casa, Malcolm encontrou sua esposa dormindo e constatou que estava sem sua aliança de casamento, foi nesse momento,  ele percebeu que já não pertencia ao mundo material, se despediu de Anna, falando ao ouvido dela que a amava.




Possível Análise 

Essa produção cinematográfica, a qual tem mais de 20 anos, foi criada  por Manoj Nelliattu Shyamalan, conhecido profissionalmente como M. Night Shyamalan no momento com 51 anos; é  um cineasta, ator  indiano, naturalizado norte-americano.
Sixty Sense ou Sexto Sentido em Português foi lançado em 1999, indicado ao Oscar como melhor ator para Haley Osmond. 

A partir de um argumento da sua própria autoria, M.Night  construiu uma interessante visão de um mundo sobrenatural, apresentando uma criança como seu elo de ligação com o universo físico. 

Além da visão sobrenatural religiosa, enfatizada no filme, em que a igreja percebe-se que o enredo da estória, pode concentrar-se na concepção de  um mundo Paralelo, uma espécie de Portal, para o mundo espiritual de Deus ou na visão da mecânica quântica; onde há vários mundos paralelamente existindo ao mesmo, os quais  as pessoas, são elas mesmas vivendo vidas diferentes; o que acontece com as pessoas  que  se foram desse plano, por intermédio de fendas no tempo e espaço  se materializam  e podem ser vistas ou percebidas por pessoas, as quais, estão na mesma sintonia sensorial  (sensitivos) dessas pessoas.

No filme, Malcolm usa seus objetos de trabalho, tais como livros, se materializa na sua casa, percebe que as portas estão trancadas e ele não tem a chave; mas sua mente o transporta para aonde ele precisa ou quer ir, ele não sabia que estava morto, sua mente implicitamente não queria aceitar, pois queria se  redimir por aquilo, o qual não conseguiu realizar.

Na doutrina espiritualista, pessoas, as quais não conseguem se desprender desse mundo; ficam entre os dois mundos perdidas, vagando, sem paz; o enredo de Sexto Sentido retrata muito bem essa situação das Almas perturbadas procurando por ajuda. 

Muitos fatos a citar nessa produção cinematográfica de Shyamalan;  por sinal são fantásticas: Cole  sabia que Malcolm poderia ajudá-lo, não estava explícito no filme, mas pode-se fazer alusão de que Vicent também o visitou e Malcolm morreu com a culpa de não ter ajudado Vicent e Cole foi um elo entre os dois, para que Malcolm também  cumprisse a missão de ajudar Cole e seguir seu caminho em outro plano.



O enredo possue, situações  de preconceito sobre o garoto Cole na escola e situações informais, as crianças não se aproximavam dele, caçoavam e sofria bullying, uma situação a qual, muitas pessoas sofrem na vida real, por  serem diferentes de alguma forma; e devemos todos nós lutarmos contra essas ações, pois somos todos iguais e temos o mesmo propósito: viver em sociedade, seja qual for as nossas diferenças. Outro fato interessante é a personagem da mãe de Cole, uma mulher que divide o tempo entre dois emprego e cuidar do filho, e tenta de várias maneiras ajudá-lo, mas não consegue, suprimento o menino com superproteção.

Uma produção realmente sensacional, podemos comparar com  Hitchcock no estilo do suspense, com   pistas para quem assiste decifrar, o qual prende a atenção do público do começo ao fim. O diretor Indiano, também atuou no filme como o Dr. Hill;  tal como Stephen King atuava nas adaptações das obras literárias do mesmo. 
Shyamalan, também fez muitos filmes interessantes,  um deles foi a Villa, com Joaquim Cruz.

Um pouco do Diretor e Autor do filme 



Manoj Nelliyattu Shyamalan nasceu na Índia em 1970 em 6 de Agosto, mas foi morar ainda na sua infância na Filadélfia, nos Estados Unidos. Filho de médicos, demonstrou paixão pelo cinema desde que ganhou uma câmera quando tinha oito anos de idade. Seu grande ídolo sempre foi Steven Spielberg.

Na época em que freqüentou a Universidade de Nova Iorque, Shyamalan resolveu alterar seu sobrenome do meio para Night, passando a assinar desse modo ao invés de Nelliyattu.

Apesar de ter nascido na Índia, cresceu no subúrbio de Filadélfia, onde rodou todos seus filmes (menos Praying with Anger). Durante a adolescência fazia filmes caseiros, fato que prenunciou sua brilhante vida de cineasta. Desde seu filme Olhos Abertos, de 1998, sempre aparece atuando em seus filmes.

Em 2009, Shyamalan lançou oficialmente seu site pessoal, assim como seus filmes o site é completamente fora dos padrões normais. No site a pessoa será acompanhada por um corvo enquanto entra em uma estranha casa abandonada. O interessante do site é tentar descobrir onde achar cada local que mostra detalhes dos seus filmes.


Mais sobre o filme 


Não costumo  explicitar em minhas análises concepções subjetivas minhas,ou conversar com o leitor  em primeira pessoa, mas esse filme para mim "Lady Hannah", foi um dos melhores, o qual assisti, me arrepio e me emociono cada vez que assisto, uma estória para refletir no que é a vida terrena, para uns não existe vida após a morte, para outros a vida começa após ela,  em várias concepções e filosofias.



Por Lady Hannah 

Fontes: Sites Biográficos, sites cinematográficos, enredo do filme, sites e livros de mecânica quântica, Sites sobre mecânica quântica e mundo Paralelo, Wikipédia

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos