My Lost Lenore, Canção de Tristania (Tradução, Análise Poética e Contextualização Com Poema O Corvo)


"Tristania"



My Lost Lenore (Letra) 

Dancing heart I mourn
My lost desire
Dancing heart I mourn
Rape the soul forever

(For thy promise bewailed by her raveneyes
By her beauty and a scarlet sunrise
May thy river bury her silvertears
A fallen angel enshrined in moonlit seas)

Leaving vitality
So serene breeds my darkness
Entreating winterwinds
Though I leave, I embrace thee

Winternight
Conceal thy precious angellore
I secrete my soul
Under thy wings of sorrow
Dark I embrace thy eyes
Wander lost on life's narrow path
I reveal my heart
To this beauty dressed in dark

Dancing heart I mourn
My lost desire
Dancing heart I mourn
Rape the soul forever

When my shadows devotetly cast
My moon will rise with lost

Grieving raveneyes
Falls asleep with the sunrise
Delightful midsummer breeze
Though I leave, I await thee

Winternight
Conceal thy precious angellore
I secrete my soul
Under thy wings of sorrow
Dark I embrace thy eyes
Wander lost on life's narrow path
I reveal my heart
To this beauty dressed in dark

Grant me thy last midsummer breeze
May thou ascend from endless sleep
...My desire
Dance me above thy moonli seas
Glance yearningly into the deep
A cold and weary night

Widwinternight
Descending me like flakes of snow
I embrace the cold
For a life that morrows
Dark I embrace thy heart
Wanderer lost beyond veils of dawn
I conceal thy loss
Enthralled in life yett still I mourn
My lost Lenore


Artista: Tristania
Álbum: Widow's Weeds
Data de lançamento: 1998
Gêneros: Gothic/Metal

"Álbum"


Tradução


Minha Lenore Perdida

Coração que dança eu lamento
Meu desejo perdido
Coração que dança eu lamento
Violenta para todo sempre  minha alma

Por tua promessa lamentada pelo seus olhos de corvo
Por sua beleza e um nascer do sol escarlate
Possa teu rio sepultar suas lágrimas prateadas
Um anjo caído consagrado em listados  mares 

Deixando a vitalidade
Tão serena resplandesce minha escuridão
Suplicando ventos de inverno
Ainda que eu parta, eu abraço a ti

Noite de inverno
Oculte tua preciosa sabedoria angelical
Eu segrego minha alma
Sob tuas asas do sofrimento
Escuridão eu abraço teus olhos
Viagem perdida no estreito caminho da vida
Eu revelo meu coração
Para esta beleza vestida de preto

Coração que dança eu lamento
Meu desejo perdido
Coração que dança eu lamento
Violente para todo o sempre  minha alma

Quanto minha alma devotadamente moldada
Minha lua surgirá com perda

Angustiantes olhos de corvo
Cai adormecido com o nascer do sol
Deleitável brisa de solstício de verão
Ainda que eu parta... eu espero por ti

Noite de inverno
Oculte tua preciosa sabedoria angelical
Eu segrego minha alma
Sob tuas asas do sofrimento
Escuridão eu abraço teus olhos
Viagem perdida no estreito caminho da vida
Eu revelo meu coração
Para esta beleza vestida de preto

Conceda-me tua última brisa de solstício de verão
Possa tu erguer-se do sono eterno
... minha paixão
Dance comigo sob teus enluarados mares 
Espiando ansiosamente dentro do abismo
Uma fria e exaustiva noite

Noite de inverno
Descendo-me como flocos de neve
Eu abraço o frio
Por uma vida tão seguinte
Escuridão eu abraço teu coração
Viajante perdido além dos véus da madrugada
Eu oculto tua perda
Encantado em vida ainda silencioso eu lamento
Minha Lenore perdida...


Translate by Lady Hannah


Click no link e assista ao vídeo da Canção: 


Possível Análise


Toda Letra de Música é um texto Poética, e possue todas as características  de uma poesia tais como: musicalidade, recursos estilísticos (figuras de linguagem), aliterações em parágrafos para um texto conter o Eu-lírico mais atrativo e subliminar, os quais dão maior ênfase e argumento na mensagem no intuito de atrair o interlocutor. Nas Canções são   utilizados os recursos de voz, musical, corporal e mídia.

My Lost Lenore, composição do Grupo Norueguês (Gótico Metal) Tristania, é uma adaptação dentre muitas citando principalmente cinematográficas do Poema o "Corvo" do Mestre da Literatura Gótica Norte Americana do Séc XIX, "Edgar Alan Poe". Esse instrumento de análise não terá a estilística da Poesia da canção, mas destacando a mensagem e a Contextualização com o Poema (O Corvo) e as características Góticas e Românticas.


Mensagem da Canção My Lost Lenore (Minha Lenore Perdida) 

Em um ambiente noturno, sombrio  e frio em meio a devaneios o Eu-lírico, assiste e compara  sua Lenore, o qual já se fora dessa terra, acerca de um Anjo Caído com olhos penetrantes de Corvo,   entre dois mundos, a qual, o Eu-lírico deseja que sua amada Lenore  levante de seu sono e venha  encontrá-lo na noite de solstício de verão, noite em que o sol atua;  para abraçar-lhe o coração e assim, arrebata-lo do sofrimento das noites gélidas, o qual ele abraça os flocos de neve,  sem sua Lenore Perdida.

"My Lost Lenore" 



Características Românticas/Góticas 


Na estética Literária Romântica e Gótica, os elementos da Natureza como a noite, aspectos sombrios e soturnos, escuros  estão presentes em   todas as produções, da referida estética; destacamos a Musa inspiradora do Eu-lirico, pois é através dela, toda a exposição de sentimentos são atribuídos,  a morte como o fim do sofrimento e  seres sobrenaturais são enfatizados (Anjos, Fantasmas e etc), assim  como os delírios e todo  sofrimento. Na Canção "My Lost Lenore", encontramos todos os itens Psicológicos e símbolos citados ao apreciar cada estrofe Poética.


Poema "O Corvo" 


Edgar Allan Poe é um dos Escritores mais apreciados da literatura Gótica, O Poema "The Raven" (1849) é muito rico, a musicalidade das palavras hipnotizam, além de ser um poema Gótico/Romântico sombrio, nos faz sofrer juntamente com o Eu-lirico a perda da  doce Lenore.


Mensagem do Poema 

São precisamente cento e oito versos que narram o desespero do eu-lírico que perde a sua amada, Leonore; mas resumindo: 

Um corvo entra subitamente na casa do Eu-lírico e pousa sobre uma estátua (o busto de Pallas Atenas, considerada a deusa da saberia grega). O corvo e o eu-lírico, então, passam a dialogar:

"E esta ave estranha e escura fez sorrir minha amargura

Com o solene decoro de seus ares rituais".

"Tens o aspecto tosquiado", disse eu, "mas de nobre e ousado, Ó velho corvo emigrado lá das trevas infernais!"

Dize-me qual o teu nome lá nas trevas infernais."

Disse o corvo, "Nunca mais".

Na noite em que o corvo invade a casa chove em demasia. É uma noite do mês de dezembro, nos Estados Unidos o período é marcado pelo princípio do inverno. Ambiente Propício para desencadear a fúria Solitária de Um homem insano, por consequência delirante, vê um Corvo ou não o vê, ora o julga ser um ser celestial ou " a própria Lenore, amada do insano, triste e perturbado Eu-lírico, mas quando conversa com o Pássaro pergunta sobre a Amada Lenore, este responde sempre com negativas "Lenore nunca mais", julga o Corvo como um ser Infernal e estava ali para ir consumindo pouco a pouco a vida do Eu-lírico.

"O Corvo"



Características  Românticas/Góticas:

Tal como A Canção My Lost Lenore, o Poema O Corvo é recheado de características Góticas e Românticas,  muito mais intensas do que a canção, precisaria apreciar os cento e oito versos para constatar essa afirmativa; mas os elementos da Escuridão, das Noites Sombrias, Soturnas, Gélidas, a presença da morte da Musa e Amada do Eu-lírico, os devaneios, a aparição do Pássaro Místico "O Corvo", já são características extremamente Góticas e Românticas;  e todo o sofrimento narrado nas estrofes poéticas, do início ao fim.


Contextualização

A Canção de Tristania e o Poema de Edgar Alan Poe conversam entre si; My Lost Lenore, de uma forma mais amena e resumida  retrata o sofrimento da perda do Eu-lírico sobre sua Musa e Amada Lenore; uma adaptação muito rica e inteligente, o qual, incentiva o interlocutor da mensagem, no sentido cultural  a conhecer  um pouco e se interessar em apreciar as obras da qual surgiu a adaptação ou adaptações, nesse caso, O Poema o Corvo,  desse Fantástico Escritor Gótico da Literatura Norte Americana e Universal Edgar Alan Poe.

"O Livro" 



Por Lady Hannah
Fontes: Livros Literários, o Poema o Corvo, YouTube, Wikipédia 





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção