O Vilarejo de Raphael Montes - Resenha Curta Contextualizadora

 
"O livro"


Resenha Curta 


 O Vilarejo data de primeira publicação em 2015, é um Livro contendo sete contos, baseado  nos cadernos ilustrados de uma estrangeira já falecida de nome Elfrida Pimminstoffer, os quais, um Dono de  um Sebo em Copacabana, os deu para apreciação, em língua da ciméria antiga, portanto, uma língua morta, foi difícil a tradução, havia nesses cadernos a referência  do Padre e Demonólogo Peter Binsfeld ( 1589),  os quais os sete  pecados capitais representa um Demônio cada um; a partir desse intento, O Escritor Brasileiro Raphael Montes, depois de pesquisas e tradução, criou as sete histórias de suspense e horror contendo justamente Os Sete pecados capitais, Intitulado pelos Sete Demônios,(Asmodeus - Luxúria), (Belzebu - Gula), Mammom - Ganância), (Belphegor - Preguiça), (Satan -Ira), ((Leviathan - Inveja) e (Lúcifer - Soberba),   interligado com uma personagem; cada conto   é "Amarrado"  com o outro , mas podem ser apreciadas  separadamente, sem prejuízo do significado da mensagem;  Uma leitura com final inteligente e surpreendente, o qual nos faz pensar no que é real ou fantasia nas histórias narradas e até sobre o local dos fatos,  é uma das muitas habilidades da escrita  de Raphael Montes, que o faz um "Ícone" da nossa Literatura Contemporânea.

As histórias contém uma moral, se aplica a exaltação do ego, esse, o qual solta nossos Demônios e Pecados, mesmo sendo bons  de coração e pensamentos, somos corruptíveis e sucetíves à prática de ações os quais não são praticáveis pela raça humana;  o nosso livre-arbítrio, as necessidades subjetivas, as vaidades, o poder e etc,  infla o Ego, e muitas vezes, nos tornamos Demônios  para nós mesmos e principalmente para os outros; ou, para os religiosos abrimos as portas para o "Demônio entrar".


Há várias contextualizações possíveis com o Vilarejo,  tais como produções cinematográficas, referindo  duas: "A Encruzilhada", filme de 1986; trata-se de Eugene Martone é um jovem e talentoso guitarrista que está buscando uma canção de sucesso para alcançar o estrelato. Ele pede ajuda a Willie Brown, um veterano músico de blues, e o segue até sua cidade de origem. Aprendendo a arte do blues, o jovem não sabe que está a caminho de uma encruzilhada, onde um dia o velho negociou com o demônio sua alma em troca de fama.

"Cenas do filme a Encruzilhada de 1986"


O Mestre dos desejos (Saga, 1996 a 2002); Um Jinn,  poderoso Demônio, o qual fora preso entre a terra e inferno, consegue se livrar da prisão e alcança a terra, seu intento é dominar o nosso mundo  e trazer seus irmãos, para isso ele necessita de almas, e as consegue  através do Ego das pessoas, seduzindo-as com os desejos, as quais elas mais querem, após realizados,  momentaneamente parecem maravilhosos ,  mas não acabam nada bem; É aquele velho ditado: "Cuidado com o que Você deseja".

"Cena do Filme Mestre dos Desejos 2, 1998"


Em síntese, O Vilarejo de Raphael Montes, não deixa nada a desejar sobre os Clássicos Escritores internacionais do gênero; não é a toa, que suas obras, possui  excelente crítica Literária e são muito  bem aceitas pelo Público, os quais gostam do gênero suspense.


"O caráter do Homem é o seu Demônio" 

(Heráclito)


Um pouco do Autor 

"Raphael Montes" 


 Raphael Montes é um escritor e roteirista brasileiro de literatura policial. Estima-se que, até outubro de 2020, todos os seus livros juntos tenham vendido cerca de 125 mil cópias no Brasil e suas  obras  já tenham sido traduzidas para 10 idiomas. Nascido no Rio de Janeiro, Capital, aos 22 de setembro de 1990, é um Escritor jovem, o qual vem se destacando muito no gênero Policial e Suspense; seus principais trabalhos são: Suicidas (2012); Dias Perfeitos (2014); Bom dia Verônica (2020) ; Recebeu o Prêmio Jabuti em Literatura em 2020.



"Autógrafo do Autor" 



Por Lady Hannah
Fontes: Wikipédia, Material Literário, Sites Literários 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção