O Gênio da Lâmpada e O filme Mestre dos desejos (Contextualização)



Gênio ou Génio  (do latim genìus) é uma espécie de espírito que rege o destino de alguém ou de um lugar, frequentemente sendo associado a algum dos elementos da natureza, das artes, vícios etc. O termo pode ser empregado como um equivalente em português do árabe "Jinni", uma vez que na mitologia árabe pré-islâmica e no Islã, um jinn (também "djinn" ou "djin") é um membro dos jinni (or "djinni"), uma raça de criaturas sobrenaturais. A palavra "jinn" significa literalmente alguma coisa que tem uma conotação de dissimulação, invisibilidade, isolamento e distanciamento.


Entre os arqueólogos lidando com antigas culturas do Oriente Médio, qualquer espírito mitológico inferior a um deus é freqüentemente referenciado como um "gênio", especialmente quando descrevem relevos em pedra e outras formas de arte. Esta prática se inspira no sentido original do termo "gênio" como sendo simplesmente um espírito de algum tipo.

De acordo com a mitologia, os jinni foram criados dois mil anos antes da criação de Adão e eram possuidores de elevada posição no paraíso, grosso modo igual ao dos anjos, embora na hierarquia celeste fossem provavelmente considerados inferiores àqueles. É dito que eles são feitos de ar e fogo. Depois que Deus fez Adão, todavia, sob a liderança do seu orgulhoso líder Iblis, os jinni se recusaram a curvar-se perante a nova criatura. Pela sua má conduta, os jinni foram expulsos do paraíso, tornando-se entes perversos e asquerosos. Iblis, que foi atirado com eles na Terra, tornou-se o equivalente do Satanás cristão.


Na Terra, os jinni teriam adotado as míticas Montanhas Káf (que supostamente circundam o mundo) como seu lar adotivo. Todavia, sendo compostos de fogo ou ar e tendo a capacidade de assumir qualquer forma humana ou animal, os jinni podem residir no ar, no fogo, sob a terra e em praticamente qualquer objeto inanimado concebível: pedras, lamparinas, garrafas vazias, árvores, ruínas etc. Na hierarquia sobrenatural, os jinni, embora inferiores aos demônios, são não obstante extremamente fortes e astuciosos. Eles possuem todas as necessidades físicas dos humanos, podendo até mesmo serem mortos, mas estão livres de qualquer restrições físicas.
Nem todos os jinni são casos totalmente perdidos. De alguns diz-se que possuem uma disposição favorável em relação à humanidade, ajudando-a quando precisa de ajuda, ou mais provavelmente, quando isto é conveniente para os interesses do jinn. Na maioria dos casos citados na literatura e no folclore, contudo, eles se divertem em punir os seres humanos por quaisquer atos que considerem nocivos, e são assim responsabilizados por muitas moléstias e todos os tipos de acidentes. Todavia, quem conhecer os necessários procedimentos mágicos para lidar com os jinni, pode utilizá-los em proveito próprio.


TIPOS DE JINN

Ghut :espíritos traiçoeiros que mudam de forma
Ifrit : espíritos diabólicos
So"la:  espíritos traiçoeiros de forma invariável.


DJINN NA RELIGIÃO ISLÂMICA


A crença nos Djinn era corrente na antiga Arábia, onde se dizia que inspiravam poetas e adivinhos. O próprio Profeta Muhammad temeu a princípio que as revelações divinas que lhe foram feitas pudessem ser obra dos Djinn. O fato de que posteriormente tenham sido reconhecidos oficialmente pelo Islamismo implica que eles, como os seres humanos, serão eventualmente obrigados a encarar a salvação ou a danação perpétua.
Segundo Mohammad cada enviado de Deus legaliza ou ab-roga crenças antigas analisando quais partes delas são verdadeiras ou não. No caso Mohammad canonizou a existência dos "gênios" Djinn, porém fez grandes modificações de como ela era anteriormente creditada. Segundo Mohammad que trazia mensagens de Deus, os Djinn nada mais são do que se chama no Brasil de "espirito desencarnado", porém eles mesmos não são desencarndados porque nunca encarnaram.
A palavra Djinn(Gênio) como ficou conhecida no ocidente vem justamente do arabe Djinn, em arabe porem quer dizer "aqueles que não se pode ver", uma referência clara ao que se chama de "espiritos desencarnados" em crenças modernas, porem conforme disse Mohammad nem eles nem as pessoas não desencarnam.
Quando então se vai a um centro a pessoa recebe na verdade segundo Mohammad, um Djinn e o Djinn recebe a pessoa, porém tais comunicações foram vetadas por Mohammad.
Como tem livre arbitrio os Djinn são iguais a gente: serão julgados por seus atos, quando por exemplo se vai ao centro e o Djinn pede
Segundo Deus revelou no Alcorão o homem e todos os animais surgiram da água e o homem também de um sanguessuga(algo que se agarra) na barriga da mãe(o feto parece um sanguessuga), mais a pele do homem é de argila(barro maleavel), os Djinn tem sua "pele" de fogo sem fumaça.
No AlCorão Deus informa que o próprio Alcorão é revelado para humanos e Djinn e pede que os Djinn sigam o islam para poderem também se salvar.
Deus informa no Alcorão que alguns Djinn são bons outros são maus, igualmente os homens(alguns são bons e outros são maus), porque ambos tem livre arbitrio, esta é a explicação do islam para por exemplo ir num centro e o "espirito desencarnado" pedir para fazer um prato de farofa com frango e vinho, isto é uma "ironia" do Djinn com a pessoa que esta em comunicação com ele achando ser uma pessoa que morreu, eles fazem tais fatos porque tem livre arbitrio.
Deus também informa no alcorão que satanás é um Djinn e não um anjo como se pensou anteriormente, esta crença do diabo que era anjo nasceu com o profeta persa Zoroastro criador do dualismo no mundo e foi acoplada por judeus na babilonia quando foram libertados pelo rei persa Ciro "o grande" que derrotou a babilonia, os judeus nesta época carregaram muitas crenças persas. Segundo Deus no Alcorão Satanás uma vez esteve com os anjos no céu porque era crente, igualmente a alma de qualquer Djinn ou humano também pode estar no céu por acreditar.

Jinni no ocidente

                           Aladinn

Os jinni (com suas características nocivas consideravelmente atenuadas ou convenientemente esquecidas), apareceram em produções ocidentais para cinema e TV e que não tinham necessariamente o mundo árabe como tema, como no caso dos vários filmes e desenhos como "Aladim" (Contos Árabes das Mil e Uma noites) e Shazzan. O melhor exemplo desta "diluição de conteúdo" ocorreu com o seriado "I Dream of Jeannie’ ("Jeannie é um Gênio", no Brasil),  que foi escrita pelo escritor Sidney Sheldon, estreou em 1964 e foi até is anos 70, com 139 episódios, onde a protagonista Jeannie, interpretada pela bela Barbara Eden, é uma jinn que vive dentro de uma garrafa sob os cuidados de seu amo  um astronauta da NASA (Larry Hackman).

                                   
"Jeannie é um Gênio"


"Quadrilogia Wishmaster"


 SINOPSE


Tudo começa com o operador de guindastes, bêbado, deixa cair uma estátua persa do século XII. O acidente mata um pedestre e libera uma pedra preciosa que aprisiona um demônio poderoso chamado Djinn (Divoff), capaz de atender a qualquer desejo humano. Em troca, o demônio fica com a alma de quem faz o pedido. Após assumir uma forma humana, Djinn vai atrás de Alexandra (Tammy), que sem querer o libertou. Se conseguir dela, três pedidos ele terá vida eterna.

"cenas  Wishmaster 1"Clic no link para
assistir




Resenha


O Filme Wishmaster é Uma QUADRILOGIA(1997, 1999, 2001,2002) cuja personagem
(Jinn) tenta libertar se e ser o Senhor do Mundo mortal, junto com toda a raça de Jinn do Mundo Infernal, através da ganância e vaidade Humana! A estratégia dele é persuadir as pessoas a fazerem pedidos de desejos mais cobiçados por elas. Ao desejarem, seus pedidos eram realizados, mas como toda a palavra, ou expressão conota várias possibilidades de interpretação, o Jinn realiza o desejo na interpretação dele, tal como a Cena em Wishmaster 1, O Jinn persuade Uma Linda jovem a desejar o que Ela mais queria "Ser bela para sempre", o Mestre dos desejos a transfornou em Uma manequim de loja, ou seja, ficará "bela para sempre", mas não desfrutaria de sua beleza. O enredo destaca, dois pecados capitais, "A ganância e a Vaidade", que Todo o ser humanos possue,  isso é biblíco e está em todas as religiões, um ser puro de Coração, sem ganância e sem vaidades não é presa do Demônio, essa é Uma das principais mensagens desse Filme.

                Andrew Daniel Divoff

O ator que interpretou o Jinn no Wishmaster 1 e 2, " Andrew Divoff"foi o melhor,  aquele olhar e a forma de expressão persuasiva não tem para ninguém, aliás, os dois primeiros filmes foram sensacionais, talvez por causa da atuação De Divoff, mas sem dúvida toda a Saga desse Filme "persuadiu  e persuadi "muitos fãs até nos dias de hoje.
Wishmaster é um Filme com excelente contexto histórico, relata com exatidão a Lenda do Jinn, além de proporcionar um aspecto importante na comunicação, "a dupla interpretação no ato da comunicação ", depois de assistir o Filme, o expectador reflete e começa a tomar cuidado com as palavras, para realizar o turno de conversação com outra pessoas, portanto "cuidado como você se expressa, ou o que você  deseja"...


  Lady Hannah 

Mais sobre esse assunto



https://analice-alves.blogspot.com/2009/11/mil-e-uma-noites-conto-infantil.html?m=1


Fontes: sites de pesquisas históricas e cinematográficos, Wikipedia, youtube









Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção