Procurando Dory - Uma lição de respeito às adversidades




Procurando Dory

Procurando Dory é um desenho animado com direção de Andrew Stanton lançado em 2016, mas que serve especialmente para os adultos.
É a estória da peixinha "Dory" com amnésia anterógrada,  ( ela não consegue registrar as coisas), explica o Dr. Paulo Mattos, neurocientista do Instituto D'or de pesquisa e Ensino "IDOR", a qual  Dory é a protagonista.

Da estória
 Após ajudar"  Marlin" a procurar e resgatar o filho "Nemo" de um aquário, começa ter lembranças  "frashbacks," sobre seus pais, que infelizmente havia se esquecido após se perder no vasto oceano, foi nesse ínterim, que a peixinha Dory encontrou uma família que a acalheu e ambos se ajudaram em "Procurando Nemo", citando a estória do pequeno Nemo ele também tem um problema físico nas nadadeiras, o qual, nos deu muitas lições para levarmos para a vida sobre o respeito às  adversidades, companheirismo,  e sobretudo amor ao próximo.


Em Procurando Dory o enredo da estória é mais sério e dramático e é um "cutucão"  em todos nós. Dory se lembra da família e mais uma vez se perde dos amigos e atual família Marlin e Nemo, ela teve um "frashback" e se lembrou do local aonde morava anteriormente com seus pais, a linda "Califórnia"; Dory pergunta para os outros habitantes do Oceano "Você pode me Ajudar", muitos não dão a mínima, outros respondem " não posso te ajudar" , pois você não se lembra o que procura"; disso tiramos  infelizmente uma conclusão muito  pessimista, muitas vezes as pessoas não querem ajudar, por egoísmo, preconceito e outras vezes porque não sabem como ajudar; na verdade  ela pede ajuda não só para encontrar os pais, mas também, alguém que a estimule a lembrar, ou seja, a vencer a síndrome da amnésia;  no filme ela aprende a lidar com a doença de forma alegre, mas no íntimo ela sabe que perturba os amigos com sua síndrome.
Quando ela chega na Califórnia, ela é resgatada por cientistas que a colocam em quarentena e lá ela conhece um polvo traumatizado  o qual  quer a etiqueta da quarentena que puseram em Dory, "na verdade" ele pensa que vai para um aquário aonde ninguém irá lhe fazer mal, nesse sentido, é enfatizado o medo que faz as pessoas se retraírem, ficarem mais duras  e a intenção é o isolamento; e nisso Dory percebe o coração duro do Polvo e diz: "Octobos tem 3 corações", apesar de um ser que se tornou duro tem a sensibilidade muito mais do que os normais. ele a ajuda a encontrar o local aonde a casa de Dory está; quando ela chega lá não encontra seus pais, disseram que eles estão na quarentena, ela volta para lá, e obtém a notícia que talvez seus pais estejam mortos; e o polvo traumatizado continua  na quarentena procurando o seu sossego.


Dory conhece também uma baleia, que tem problemas com locomoção,  ela a todo momento bate em algo,  conhece também um golfinho branco, cabeçudo, mais conhecido como golfinho melão, é enfatizado a cabeça grande dele, o qual o torna diferente fisicamente, mas com uma grande percepção e inteligência.
A essa altura,  Marlin e Nemo já haviam chegado na Califórnia por causa de uma ostra solitária a qual deu informações sobre o lugar exato que Dory estava  "que só precisava de um pouco de atenção", encontraram habitantes marinhos de lá, também dispostos a ajudar, leões marinhos indicaram um ave que era difícil se comunicar com ela, mas havia uma forma "olhar nos olhos dela" e soltar um som, essa avezinha também é "especial", contudo, fez seu trabalho direitinho.
Ao desenrolar da trama,  o caminhão que levava os peixes em quarentena caiu na costa da praia e todos, tratados após a quarentena iriam ser trazidos de volta ao habitat, mas foram de uma forma ilusitada.  O polvo foi sem querer e sem saber também de volta ao seus antigos medos, mas agora com o amparato de novos amigos.
Enquanto a nossa Dory, encontrou ela mesma sua família atravéz dos frashbacks, se lembrou que seus pais sempre colocavam conchas para que ela não se perdesse de casa, e assim, eles fizeram todo o tempo que Dory esteve fora, momento emocionante do filme.


Os amigos de Dory continuavam preocupados com ela, mas perceberam que ela poderia sobreviver assim,  nos seus limites, com a amnésia, mas com o estímulo e amor, seriam menos recorrentes.
A estória toda é uma lição de como lidar com às adversidades, que todos nós temos, fisicas, mentais orgânico, não orgânicos, psicológicas, culturais, sociais etc.
Só achei estranho sobre os leões marinhos tinha um que era especial também, os outros dois o repudiavam, "creio que  ele simboliza toda a inocência, ingenuidade  e pureza que os especiais teem".


Curiosidade e conhecimento sobre as espécies de peixes  da Dory, Marlin e Nemo:

Marlin e  do pequeno Nemo são da espécie Amphiprion é um gênero de pequenos peixes com intensa coloração corporal pertencente à subfamília Amphiprioninae da família Pomacentridae, conhecidos e comercializados para aquariofilia sob os nomes comuns de peixe-palhaço e peixe-das-anémonas. O género inclui 17 espécies, todas com distribuição natural nos recifes coralinos dos oceanos tropicais.


A nossa Adorável Dory é  da espécie Paracanthurus hepatus, conhecido como cirurgião-patela,  é um peixe de tamanho médio, colorido e que vive em recifes. Pertence à família Acanthuridae, sendo o único membro do gênero Paracanthurus.



*Nunca aprisonem esses peixes ditos "ornamentais"  em aquários artificiais, na maioria das vezes não sobrevivem sem seu habitat natural, aliás, não apriosem nenhum animal, todos teem direito à liberdade  junto à natureza.

Por Lady Hannah

Fontes: Wikipédia, sites  de artigos de neurociência





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção