Hamlet -o Príncipe da Dinamarca - William Shakeaspere ( Resumo e Breve Análise)





Hamlet o Príncipe da Dinamarca é uma das peças de Shakeaspere muito apreciada, escrita entre 1599 e 1601. Uma tragédia com a temática  de traição, corrupção, vingança e moralidade.

Do resumo

Após a morte do rei Hamlet da Dinamarca, O Principe ficou muito triste e retraído, pois  seu Tio Cláudio assumiu o trono e  casou-se com a sua mãe Gertrudes, foi realmente um trauma  para o rapaz.

Pelos cantos e cada vez mais distante de tudo e todos, o Príncipe Hamlet continuava recluso em seus pensamentos, até no casamento da mãe não tirou o luto e assim ficou .

Passado o tempo o jovem começou a desconfiar levantando suspeitas a seu tio e sua mãe sobre as possíveis causas da morte de seu pai  o " Rei",  e com isso começou a ver o fantasma do Pai. Em um desses episódios  houve , rumores pelo palácio que o Rei havia sido visto também pelos guardas, foi nessa ocasião que o Jovem viu o Pai, e quase pronunciou algo mas o galo cantou e ele desapareceu.

Hamlet o "Príncipe",  contou a  Horácio o que acontecera, e que se tratava de uma mensagem sobre a  causa da morte de seu pai, o fantasma queria lhe transmitir algo.
Então a partir daquele dia, Hamlet decidiu agir como louco, pois tinha um plano para desmascarar o Tio usurpador.

Mas ele não queria que fosse por causa da morte do pai e sim por amor  à Ofélia filha do conselheiro da corte Apolônio, na realidade ele amava realmente Ofélia mas começou a tratá-la rudemente, mas as cartas do Príncipe para ela diziam ao contrário, o plano estava dando certo, pois a jovem Donzela mostrou as cartas ao pai que dirigir-se à rainha e declaram-no às atitudes de loucura pelo amor à Ofélia.

Nesse ínterim, Hamlet contratou uma peça para ser apresentada  à corte e o tema  foram  traição, assassinato e usurpação, os quais, fez com que o Rei ficasse atordoado e deveras pensativo: o "Príncipe poderia estar desconfiado de toda a trama".

Após isso, Gertrudes chamou Hamlet para uma conversa e pediu a Apolônio ficar as escondidas. Hamlet declarou todo seu repúdio daquela situação à sua mãe, que o advertiu dizendo que iria chamar o rei, nisso a cortina se mexeu e O Príncipe crava a espada naquele Movimento matando Apolônio pai da doce Ofélia. O jovem se arrependeu pois se tratava do progenitor de seu grande amor.
Nesse momento, o fantasma do Rei aparece e dessa vez falou, e queria vingança pelo sua morte atribuída ao  irmão traidor,  mas que se resguardasse a mãe, O Príncipe ficou pensativo, "Como poderia matar alguém dos seus?". Mas tinha que ser feito.


O rei decidiu enviar o jovem Hamlet para um reino amigo estruindo para que o matasse, mas o jovem interceptou a carta e rescreevendo-a, tirou seu nome e atribuiu às mortes ao homens que iriam escolta-lo. De repente a nau de Hamlet foi atacada por piratas, o qual lutou bravamente sozinho enquanto seus escoltas fugiram em direção ao destino, e selaram a sentença de morte para eles. Enquanto Hamlet cativo na nau pirata foi exaltada pela bravura e conduzido ao seu reino na Dinâmarca.

Quando o Príncipe chegou, foi seu espanto em encontrar um funeral, era o de Ofélia, que por acidente morreu tragada pelas águas de um rio próximo, ao colher flores e ervas, escorregou e caiu. Na verdade ela estava transtornada  desde a morte do pai por Hamlet, o qual ela amava muito; e ao ver sua mãe depositando flores no sepulcro de Ofélia,  esse fato o perturbou muito.

"Ophélia"

No enterro,  estava Laerte o irmão de Ofélia que repúdiou Hamlet, pois ele havia matado o pai e poderia ser o motivo de ter perdido a irmã.

O rei aproveitando a raiva de Laerte o induziu a desafiar Hamlet para um  duelo amigável e o matar com um espada envenenada, e foi feito. O Principe foi acertado mortalmente, enquanto a rainha foi envenenada com uma bebida  que era para Hamlet, a qual tomou acidentalmente.
Ferido, deparou-se com a mãe morta envenenada pelo Rei, pegou a espada que o feriu, verificou que ainda  havia veneno  e a cravou no peito do rei.

Após isso, chamou seu amigo Horácio e pediu-lhe  para contar a todos o que se passou e assim se foi. Sua alma foi encomendada aos anjos do céu.  E assim Horácio o fez e Hamlet que já era querido, foi exaltado pelo povo por suas ações   e sua estória passou de reino a Reino.


Sobre a Peça


O enredo é uma tragédia muito típico das criações de Shakeaspere baseado em tragédias antigas da mitologia, sempre há fatores da natureza humana como o amor, ciúmes, traições etc. Em Hamlet Príncipe da Dinamarca, a tragédia generalizada é de causa e efeito; o assassinato do rei pelo próprio irmão, a usurpação e o casamento com a cunhada leva Cláudio  atribuir-se dessas atrocidades e com esse fato,  o atributo da inveja, lembrando aspectos da Bíblia sobre  Cain e Abel, o galo que cantou na presença do espectro do rei assassinato simbolizando a traição, a esposa que aceitou o cunhado usurpador, para não perder o estato real, "Soberba" e o próprio Principe Hamlet que matou sem querer o pai da amada e está morreu por desgosto talvez, são dois assassinatos ",não matarás" Todos os envolvidos pagaram com a vida seus inóspitos atos; O rei Morto pelo filho do irmão o qual ele ceifou; a mãe por aceitar casar-se com o usurpador cunhado, morreu por acidente pelas mãos  do qual  ceifara seu esposo e filho; Hamlet pela morte de Apolônio e  supostamente também da filha "seu grande amor", pela mãos do futuro cunhado. Uma tragédia com um fundo moral que ressalta vaidades humanas e sentimentos de vingança;  Todos  esses mancham a conduta do ser humano como pessoa temente a Deus e aos dogmas religiosos e morais.


Sobre a famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão" in english "to be ir not to be, this is the question".

A cena na qual Hamlet segura uma caveira na mão ocorre na primeira cena do quinto ato, quando ele se encontra secretamente com Horácio no cemitério, essa caveira é do bobo da corte "Yorick". Nesta cena Hamlet está divagando sobre a morte. Como no final todos, sejam reis importantes ou bobo da corte, se tornam uma mera caveira e, depois, cinzas. 
É  o paradoxo que envolve sempre o questionamento de si mesmo sobre os problemas a solucionar e às atitudes a tomar, a questão da dúvida paira no pensamento sem uma resposta subjetiva. Hamlet pensa em tudo que há em sua volta, nas decisões que teria que tomar e no final, será que vale a pena? Se a morte é o que realmente resta para o futuro. É um questionamento que faz parte da humanidade; quantos de nós nos "pegamos" 
sozinhos divagando sobre o que é a vida, fazemos muito às vezes e conseguimos quase nada, para que existir se vamos morrer. 

Trecho do monólogo de Hamlet 

"Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e flechas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provocações
E em luta pôr-lhes fim? Morrer.. dormir: não mais.
Dizer que rematamos com um sono a angústia
E as mil pelejas naturais-herança do homem:
Morrer para dormir… é uma consumação
Que bem merece e desejamos com fervor.
Dormir… Talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo:
Pois quando livres do tumulto da existência,
No repouso da morte o sonho que tenhamos
Devem fazer-nos hesitar: eis a suspeita
Que impõe tão longa vida aos nossos infortúnios.
Quem sofreria os relhos e a irrisão do mundo,
O agravo do opressor, a afronta do orgulhoso,
Toda a lancinação do mal-prezado amor,
A insolência oficial, as dilações da lei,
Os doestos que dos nulos têm de suportar
O mérito paciente, quem o sofreria,
Quando alcançasse a mais perfeita quitação
Com a ponta de um punhal? Quem levaria fardos,
Gemendo e suando sob a vida fatigante,
Se o receio de alguma coisa após a morte,
–Essa região desconhecida cujas raias
Jamais viajante algum atravessou de volta –
Não nos pusesse a voar para outros, não sabidos?
O pensamento assim nos acovarda, e assim
É que se cobre a tez normal da decisão
Com o tom pálido e enfermo da melancolia;
E desde que nos prendam tais cogitações,
Empresas de alto escopo e que bem alto planam
Desviam-se de rumo e cessam até mesmo
De se chamar ação"...

Do Autor

"William Shakeaspere"

William Shakespeare (1564-1616) foi um dramaturgo e poeta inglês. Autor de tragédias famosas como "Hamlet", "Othelo", "Macbeth" e "Romeu e Julieta". É considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Nasceu em Stratford-upon-Avon, no condado de Warwick, Inglaterra, no dia 23 de abril de 1564. Filho de John Shakespeare e de Mary Arden, seu pai foi comerciante de lã e chegou a tesoureiro e prefeito de Stratford.

Uma curiosidade:

Machado de Assis escreveu um  conto  em "1876", o qual o título é  baseado na frase "Ser ou não ser, eis a questão" de Hamlet "Shakeaspere",  como a moral da estória: " os motivos que levam alguém a suicidar-se, é mais subjetivo, do que aspectos de fora, será? Eis a questão".

Filme atual sobre a Peça

Daisy Ridley é a protagonista de Ophélia, adaptações para o cima da obra de Lisa Klein, a qual conta a estória de Hamlet de Shakeaspere sob a visão da Amada 


Por Lady Hannah

Fontes: Livros de Literatura, sites de busca Literária, Wikipédia, sites de busca cinematográfica


Mais sobre Shakeaspere

https://analice-alves.blogspot.com/2010/01/intertextualidade-entre-o-mercador-de.html?m=1

https://analice-alves.blogspot.com/2009/10/nightwish-sleeping-sun.html?m=1

































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção