Morro dos Ventos Uivantes- Wuthering Heights - Emily Brönte (Resumo e Análise)



 
Emily Jane  Brönte, Poetisa e Escritora nasceu no Thornton, em Yorkshire, na Inglaterra,  em 30 Julho de 1818 e faleceu em 19 Dezembro de 1848, irmã mais nova de Charlotte Brontë e a quinta de seis crianças. Em 1820, sua família mudou-se para Haworth, onde o pai de Emily foi um curador, e nestes arredores o seu talento literário floreceu, anteriormente ela utilizava o Pseudônimo masculino de nome Ellis Bell. Depois da morte de sua mãe, as três irmãs e o seu irmão Branwell criaram terras imaginárias (Angria, Gondal, Gaaldine), que aparecem nas histórias que eles escreveram. Poucos dos trabalhos de Emily neste período sobreviveram, exceto por alguns poemas (The Brontës' Web of Childbood, Fannie Ratchford, 1941).
Ela publicou, então, sua única obra em prosa, O Morro dos Ventos Uivantes, em 1847. Embora tenha recebido críticas na época em que foi lançado, posteriormente o livro foi incluído no cânone dos clássicos da literatura inglesa. Recebeu quatro versões oficiais no cinema e inúmeras adaptações.

"Emily Brönte"

Wuttering Heights é um romance de ambiente soturno e musterioso. Uma estória sobre amor impossível e vingança. Narrada pela Governanta Nelly acerca dos acontecimentos na Charneca desde o início para o Sr. Lockwood inquilino do dono da Casa "Sr Heathcliff" situada no Morro dos Ventos Uivantes em Yorkshire na Inglaterra.

Da Estória

O Sr. Lockwood é o novo inquilino da Fazenda Thrush Cross, de propriedade de um Sr. Heathcliff. Por cortesia, o Sr. Lockwood vai visitar seu senhorio em Morro dos Ventos Uivantes. Ali ele encontra uma moça, um rapaz e Heathcliff. Ele tenta entender a ligação entre eles e termina por entendê-los de maneira errada. Isto aumenta sua curiosidade para descobrir mais sobre essa família muito estranha. Ele persuadiu  Nelly, a governanta, a lhe contar mais sobre estas pessoas. 
A estória volto  no tempo em que Heathcliff era apenas um menino. O Sr. Earnshaw havia trazido para casa um menino que ele havia encontrado abandonado na rua; este menino é Heathcliff. O Sr. Earnshaw tem um filho, Hindley, e uma filha, Catherine, que tem a mesma idade de Heathcliff. O Sr. Earnshaw favorece Heathcliff e isso deixa Hindley muito furioso. Todos os outros membros da fazenda acham Heathcliff estranho, exceto Catherine, que o adora. 
Depois que o Sr. Earnshaw morre, Hindley se volta contra Heathcliff, impedindo sua educação e tratando-o como um trabalhador braçal. Ele faz de tudo para erguer uma barreira entre Catherine e Heathcliff, pois odeia a amizade dos dois. Ele introduz Catherine para os  Lintons, e arquitetando uma possível aliança e futuro casamento para Cathy. Os Lintons é  uma família rica e respeitada que vive na Fazenda Thrush Cross. O filho dos Lintons, Edgar,  se enamora  de Catherine, pois ela passou uma temporada inteira com a família, surgindo assim muito afeto do Jovem para com Linda Cathy. Isto gera ciúmes em Heathcliff, mas ele tolera a distância  por amar e saber que  Catherine nunca iria abandoná-lo.
Logo,  Edgar pede Catherine em casamento e ela aceita. Heathcliff escuta Catherine dizendo a Nelly sobre a proposta  de  Edgar da família dos Lintons, ela aceitou porque  Heathcliff não é um cavalheiro e unir-se a ele  estragaria sua reputação  e de sua família aos olhos da  sociedade. Heathcliff fica muito magoado, deixa o Morro dos  Ventos Uivantes e vai embora. 
Catherine fica muito pensativa e triste pela ida de Heathcliff, apesar de não  suportar essa situação, casa-se com Edgar o qual  lhe ajudar a suportar a dor. Ela começa uma nova vida com seu esposo. Mas um dia Heathcliff retorna. Ele se tornou um cavalheiro e agora é tão desejável quanto Edgar. 
O conflito emocional de Catherine começa. Ela quer os dois homens na sua vida. Para conseguir isto ela termina ferindo Linton e a si mesma. Ela nunca consegue sair dess drama psicológico, e nessa situação, Ela dá à luz a uma filha de Edgar e morre pouco tempo depois por complicações do parto.
Heathcliff fica arrasado com a notícia da morte de Catherine. Ele fica obcecado e  declara guerra a todos aqueles que lhe separaram de Catherine. Ele jura tomar vingança que começa com Isabella  irmã de Edgar após galanteios recebidos por Heathcliff bela se apaixona por ele, se casam, e geram um filho.
Ao desenrolar da estoria Heathcliff  continua com sua vingança, destrói Hindley e toma os Morros Uivantes para si. Ele trata Hareton, filho de Hindley, da mesma maneira que ele foi tratado anos atrás por seu pai. Ele força a filha de Catherine, Cathy, a se casar com seu filho Linton. Então ele se apodera da Fazenda Thrush Cross. 
Heathcliff vivia atormentado pelo fantasma de Cathy, havia noites as quais ouviam Ele conversar com seu grande amor que jazia a muito tempo; certa vez, foi tão intenso esse fato, que parecia real para ele, Cathy dizia que estava com muito frio, era para ele abrir a janela, que ela estava voltando para ele, e de fato, Cathy voltou para redimir todo o engano do passado e tirá-lo daquela angústia, e assim  Heathcliff morre.



Um pouco mais sobre a obra

O Morro dos Ventos Uivantes, única obra de  Emily Brönte, é um dos romances mais lindos, com a dramaticidade trágica e perturbadora  que já existiram. Personagens fortes e intrigantes, Catherine e Heathcliff se tornaram quase como entidades, símbolos do amor intenso que dilacera o coração e sobrevive além do tempo e da morte, uma estória romântica com carácteristicas Góticas devido ao exagero de sentimentos, pessimismo exorbitante  e personagens fantasmagórico, o cenário também alude ao um ambiente sombrio.
A obra sempre foi bem conhecida, dada que foi escrita em 1847 e, apesar de receber graves críticas no início do século XIX pela intensidade considerada demais para a época, se tornou um clássico inglês e é venerado até hoje.
 Pode se dizer que se trata de um triângulo amoroso, mas com  traços Shakesperiano, e devido a narrativa sombria em determinado curso da estória, mescla o romantisno com goticismo.
Tem uma curiosidade muito interessante, 
O Morro dos Ventos Uivantes foi o livro preferido da personagem Bela da Saga Crepúsculo, que fez o obra ser um campeão de vendas na época do filme, a temática é quase a mesma do enredo "o triângulo amoroso, as jovens com complicações na gravidez, as duas morrem e retornam de forma diferentes para seus amados". Nas bibliotecas das escolas públicas brasileiras não faltaram ambas as obras nos acervos, bem pensado, se os adolescentes eram fascinados  pelo filme, consequentemente iriam ter curiosidade de  ler o clássico de Emily e também da Stephenie.
Vejam o Logotipo da capa dos livros,  referindo ao Morro dos ventos Uivantes em Versão atual, ambas se parecem muito, justamente para persuadir o Jovem Leitor que gosta da Saga Crepúsculo a ler o Clássico O Morro dos Ventos Uivantes.

"Ambas as obras com logos parecidos"

Adaptações para o cinema houveram muitas, mas a qual se destaca é a produção dos ano 90
Wuttering Heights de Peter Kosminsk, com Juliette Binoche e Ralph Fiennes, foi fiel a todos aos aspectos da obra.

"Wuttering Heights, 1992'

Música sobre a Obra 

Wuttering Heights
Kate Bush
Letra em Português



Lá fora na charneca
Nós girávamos e caíamos no gramado
Seu temperamento era como o meu ciúme
Ardente e ávido demais
Como você pôde me abandonar
Quando eu mais precisei te possuir?
Eu te odiei, eu te amei também
Pesadelos na noite
Você me dizia que eu iria perder essa luta
Deixar para trás meu morro, meu morro
Meu morro dos ventos uivantes
Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa
Sinto tanto frio, deixe-me entrar por sua janela
Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa
Sinto tanto frio, deixe-me entrar por sua janela
Oh, aqui é escuro e solitário
Deste outro lado, longe de você
Eu definho tanto, eu percebo que o destino
Fracassa sem você
Estou voltando, amor, cruel Heathcliff
Meu único sonho, meu único mestre
Há muito tempo eu vagueio pela noite
Estou voltando para o seu lado para consertar isto
Estou voltando para meu morro, meu morro
Meu morro dos ventos uivantes
Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa
Sinto tanto frio, deixe-me entrar por sua janela
Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa
Sinto tanto frio, deixe-me entrar por sua janela
Oh, deixe-me ter, deixe-me levar sua alma embora
Oh, deixe-me ter, deixe-me levar sua alma embora
Você sabe que sou eu, Cathy
Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa
Sinto tanto frio, deixe-me entrar por sua janela
Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa
Sinto tanto frio, deixe-me entrar por sua janela
Heathcliff, sou eu, Cathy, eu voltei para casa
Sinto tanto frio...

"Kate Bush"



"nota se que a letra da música é muito parecida com o enlace amoroso entre Heathcliff e Caty"


Por Lady Hannah

Fonte : Livros de literatura, sites de busca Literária, Wikipédia





 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção