Avatar e Vanguardas Européias


 

Avatar é um filme épico de ação dirigido por James Cameron. O primeiro desde Titanic em 1997. Sua data de lançamento em dezembro de 2009.

Produção

James Cameron começou a escrever o roteiro em 1995 e terminou em 2006, e se fizesse sucesso lançaria mais duas continuações.
Avatar foi filmado em 3D, com os atores sendo transformados em versões digitais por captura de movimento. Cameron disse que optou por esse sistema pelos avanços trazidos em personagens como Gollum, King Kong e Davy Jones.

Foi uma das produções mais caras do cinema cerca de 500 milhões de dólares. Os efeitos, criaturas e ambientes digitais foram totalmente computadorizados pela empresa de Peter Jackson, WETA Digital. Cameron a preferiu depois de assistir ao O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, e testemunhar ao resultado espetacularmente fantasioso, do qual ele precisava.Essa é a primeira produção cinematográfica "totalmente" computadorizada que não é considerada uma mera animação digital.

A história do filme  começa na Terra. Jake Sully " Sam Worthington" é um soldado que perdeu os movimentos da perna e não encontrou nada pelo o que valesse a pena lutar. Quando a oportunidade de trabalhar em exploração de minas no Planeta Pandora chega, ele aceita. Pandora é um local exuberante e hostil. O ar é venenoso para humanos. Plantas e criaturas são predadoras e perigosas. E os nativos, humanóides azuis com mais de três metros, os Na´vi, não ficaram satisfeitos com humanos e máquinas que lá aportaram. Mas ficariam ali, Porque esse local seria rico em um mineral com fontes extraordinária de energia, devido ao planeta ser um lugar tão adverso, exércitos tradicionais são insuficientes para protegerem as minas. Para isso, uma espécie de programa de clones nomeado AVATAR que combina o DNA de humanos e de Na´vi foi criado. O resultado é essencialmente o clone de um Na´vi que pode preservar a percepção de um humano. O irmão de Jake Sully foi o doador original e controlador de um desses avatares. Mas ele foi morto e a corporação responsável pelo projeto chama Jake para ir a Pandora pilotar o tal corpo, já que ele tem o DNA que combina. Em troca, ele poderá andar novamente.

Após alguns anos,  Jake chega em Pandora. Ele encontra um lugar de beleza indescritível, onde as florestas são densas, com muitas cores e formas, e a flora e a fauna produzem luz à noite, criando um jardim dos sonhos. Enquanto Jake está trabalhando em um mina, ele encontra ViperWolf, um dos perigos de Pandora. Antes que ele seja atacado, uma flecha perfura a criatura. Ela foi atirada por uma Na´vi "Zöe Saldaña", que o ensina sobre os perigos do planeta.


Os Na´vi vivem em harmonia com os perigos de Pandora. Através de sua salvadora, Jake começa a ver as tentativas humanas no planeta em um novo ângulo e percebe que descobriu algo pelo que lutar. Mas se juntar aos Na´vi em uma batalha contra os humanos tem um preço terrível: ele não poderá ficar no interior de seu avatar para sempre. Quando o avatar dorme, Jake acorda em seu corpo e precisa usar uma interface para conectar sua consciência com o avatar. Se ele se unir aos Na´vi na guerra contra os humanos, ele perderá a opção de tornar a reunir com seu avatar, podendo ficar preso como um humano imóvel e sem a Na´vi que aprendeu a amar.
Uma estória muito bonita aonde as diferenças são usadas para o bem comum, o respeito mútuo de cada ser é representado por ações pertinentes à benevolência a cada ser da natureza, religiosidade muito intensa e aspectos metafísicos para a explicar a relevância da fé que envolve as personagens do enredo, lições  de vida que seres extraterrestres ensinaram para o povo da terra, além de citar que a  ganância, o poder, o egoísmo destrói tudo até o próprio ser. São destacadas duas vanguardas européias, bem enfatizadas no enredo do Filme são elas: Futurismo e Dadaísmo, Surreal.


Vamos às Vanguardas Européias Futurismo e Dadaísmo  "Um resumo"

Futurismo

Fundado em  1909, na Itália, por Filippo Tonmaso Marineti, O Futurismo, de acordo com seu lider, defende uma arte sintonizada com a “beleza da velocidade, as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta”...Ainda nas palavras de Marinetti:

“Depois do reino animal, eis o início do reino mecânico.Com o conhecimento e a amizade da matéria, da qual os cientistas não poderão conhecer senão as reações físioquímicas, nós preparamos a criação do homem mecânico de partes mutáveis. Nós o livramos da idéia da morte e, por conseguinte, da própria morte, suprem DEFINIÇÃO Da inteligência lógica”

Dadaísmo

Nascido em Zurique, Suíça,  em 1916 o movimento agrupou um conjunto de artistas que, durante memoráveis noitadas no “Cabaré Voltaire” – espécie de teatro de variedades -, criaram e desenvolveram todas as formas possíveis de contestação às atrocidades decorrentes da Primeira Guerra mundial.

Surrealismo

Surrealismo nasce em Paris, desenvolvendo-se principalmente no período entre duas guerras (1918-1939).Defende que o caráter destrutivo dadaísta deveria corresponder apenas uma das etapas do processo de criação. Como etapa posterior à demolição das tradições burguesas, estaria a inauguração de um novo conceito de realidade, baseado no surreal.
O surreal, isto é, o que subjaz à noção de “real”até então conhecia, acrescenta à razão a imaginação, o sonho e a fantasia criadora do inconsciente, desvendada em seus mistérios mais profundos pela psicanálise de Freud, que influenciou fortemente o movimento.

Avatar e as Vanguardas


 A Estória possue aspectos futuristas, o próprio filme em si foi produzido nas dimensões futuristas "computação  gráfica e muita tecnologia" e ressalta os Clones, mapeamento do DNA em aspectos grandiosos, fato esse talvez para um futuro muito distante para nós, ressalta a mixigenação em avatar e Dnas, o ambiente futurista que conota os robôs de guerra e as naves em Avatar; sobre o dadaísmo é a luta da sobrevivência dos seres que o contexto da estoria enfatiza, em  defender o habitat e tudo aquilo que lá habita em forma conjunta, até as últimas consequências; sobre o Surreal, a magia da religiosidade metafísica nós faz viajar no real e no surreal ao mesmo tempo.
Uma das estórias mais notáveis que já escreveram, com muito conteúdo para discutir.

Trailer  Avatar 1



Por Lady Hannah

Fontes: sites de busca cinematográfica e histórico










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção