Blutengel - Vampiros Contemporâneos e a Canção Navigator


Blutengel "Anjo de Sangue"é um grupo alemão com gênero voltado ao Futurepop e de estilo gótico. A banda é formada por seu fundador, Chris Pohl (também integrante e criador do Terminal Choice, Tumor, Pain of Progress e Seelenkrank), todos seus projetos musicais. As letras são escritas em duas línguas, inglês e alemão, juntando vocais masculino e feminino.
O estilo da banda é bem excêntrica no palco, nos sentimos como estar numa estória de Vampiros pela performance dos integrantes liderada pelo Vamp Chris Pohl.

História

Após enfrentar problemas legais no Seelenkrank, o conjunto voltou com novos integrantes e um nome redefinido: Blutengel. No começo as letras eram escritas em alemão, passadas mais tarde ao inglês. Usando os conhecimentos de D.J. do próprio Chris, mesclaram vozes femininas masculinas a um som eletrônico. As letras geralmente tratam de amor, tragédia, esperança e de todos os desejos do ser humano.

No começo as vocalistas eram Kati Roloff e Nina Bendigkeit. Kati e Nina em dueto no Blutengel no álbum Child of Glass em 1999. Mesmo tendo o álbum como grande sucesso, demoraram dois anos para conseguir gravar outro disco, o Seelenschmerz.

No ano de 2000, Nina saiu da banda e Gini Martin foi encontrada para substitui-la, completando o dueto. "Children of the Night", "Der Spiegel", "Soul of Ice"' entre outras do CD "Seelenschmerz" obtiveram grande êxito, chegando ao mais alto Top da Alemanha.

No final de 2001,Kati e Gini saíram do grupo a fim de começar um projeto próprio, Tristesse de la Lune. Kati foi substituída por Constance Rudert e Gini por Eva Pölzing.

Renovado, o Blutengel lançou o Angel Dust, ficando na 58ª posição do Top 100, graças às músicas "Angel Of The Night" e "Vampire Romance" que aumentaram sua fama.

O ano de 2004 foi marcado pelo lançamento do álbum Demon Kiss, seguido pelo DVD Live Lines vendido em 2005, porém notícias ruins aguardavam o grupo. No mês de outubro do mesmo ano Eva Pölzing saiu para cuidar de seus projetos pessoais.

Assim foi como Ulrike Goldmann (ex-Say-Y) que substituiu Eva gravando os singles The Oxidising Angel e My Saviour.

Em Setembro de 2007 lançaram mais um álbum, o Labyrinth.

Ulrike Goldmann é a única vocalista que permaneceu na banda até os dias atuais depois da saída da Constance.

"Chris Pohl" líder do Blutengel"



A banda possue várias letras muito bonitas, destacomos  essa: 

Navigator

Every time I look in to your deep blue eyes,
A todo momento eu olho nos seus profundos olhos azuis,
I can see myself, covered behind the wall of lies
Eu posso ver eu mesmo, coberto atrás de um muro de mentiras
I know you want me to be like the angel in your dreams
Eu sei Você me quer como O Anjo em seus sonhos
But I'm not that strong, I don't have wings to fly
Mas seu não sou forte, Eu não tenho asas para voar

Tell me what you think of me
Diga-me o que você pensa de mim
Tell me your desire
Diga-me seus desejos
Tell me what you want from me
Diga-me o que você quer de mim
Will I ever understand ?
Eu alguma vez entenderei?

I'm not the angel of your dreams
Eu não sou o Anjo dos seus sonhod
Nothing is quite as it seems
Nada é o que parece
And I'm not from heaven sent
E Eu não sou enviado do paraiso
I'm not holy just like you
Eu não sou sagrado como Você

I'm just a ride around the storm
Eu sou apenas um viajante envolto da tempestade
At the edge of time I was born
Na ponte do tempo Eu nasci
I'm the lonely navigator
Eu sou o Navegador solitario
I guide you through this passage of life
Eu fui você  através desta passagem da vida
I'm not the angel of your dreams
Eu não sou o anjo dos seus sonhos
Nothing is quite as it seems
Nada é o que parece
And I'm not from heaven sent
E eu não sou enviado do paraiso
I'm not holy just like you
Eu não sou sagrado como você

Can you hear the demon cry ?
Você pode ouvir o demônio chorar?
Can you hear, they are coming,
Você pode ouvir, eles estão vindo,
Can you hear the demon cry ?
Você pode ouvir o demônio chorar?
Will you ever understand ?
Você alguma vez entenderá?

All you you want is just a helping hand
Tudo que você quer é somente uma mão amiga
Helping you to live your life
Ajudando você viver sua vida
You're on your knees and pray for the angel
Você está de joelhos e reza para o Anjo
That brings you salvation and despair
Que traga a você a salvação e aflição
You falling deep into an endless sleep
Você caindo fundo dentro de um sono sem fim
And I know I'm free
E eu sei ..eu estou livre

I'm free again...
Eu estou livre outra vez...
I'm not the angel of your dreams
Eu não sou o Anjo de seus sonhos
Nothing is quite as it seems
Nada é o que parece
And I'm not from heaven sent
E eu não sou enviado do paraiso

I'm not holy just like you
Eu não sou sagrado como você
I'm just a ride around the storm
Eu sou um viajante envolto na tempestade
At the edge of time I was born
Na ponte do tempo eu nasci
I'm the lonely navigator
Eu sou um Navegador solitário

I guide you through this passage of life
Eu fui você através desta passagem da vida 
I'm not the angel of your dreams
Eu não sou o anjo de seus sonhod
Nothing is quite as it seems
Não é o que parece
And I'm not from heaven sent
E eu não sou enviado do paraiso
I'm not holy just like you
Eu não sou como você

I'm just a ride around the storm
Eu sou apenas um viajante envolto na tempestade
At the edge of time I was born
Na ponte do tempo eu nasci
I'm the lonely navigator
Eu sou um Navegador solitário
I guide you through this passage of life
Eu guio você através desta passagem da vida

I'm not the angel of your dreams
Eu não sou o anjo dos seus sonhos
Nothing is quite as it seems
Nada é o que parece
And I'm not from heaven sent
E eu não sou enviado do Paraiso
I'm not holy just like you
Eu não sou sagrado como você

Tradução: Lady Hannah

O Movimento Gótico-Romântico é o estilo de muitas bandas, mas o Blutengel se dedica a isso de forma fantástica, desde as letras com Carácteristicas da estética Literatura até na performance no palco,  lembram muito o estilo das das novelas Góticas, principalmente Bram stoker,  com a personagem envolvente e excêntrica do Vampiro, realmente é  uno o Blutengel.

Sobre a canção "Navigator", Navegador em português, conhecendo o estilo da banda, é um texto poético com Características Gótico-Românticas, é uma poesia psicóloga, a qual o Eu-lírico transmite a mensagem para o interlocutor através de paradoxos de sentido contrário,  muitas metáforas como " como  "a ponte do tempo", referência de palavras símbolisticas; tempestade, tempo, demônio, asas, sonho e outras; enfatizando  símbolo psicólogico do Anjo que ao mesmo tempo não é o Anjo  guarda que pensamos, mas uma outra  figura sobrenatural; o qual tanto faz para o bem ou para o mal " Um Navegador Solitário" que de alguma forma controla o tempo, o espaço, está entre a linha da vida e da morte, é uma força a qual está entre o bem e o mal, e ambas podem conceder  trajetórias e caminhos conforme o que  quisermos, porque tudo é uma questão de escolha na  vida; temos o livre arbitreo para isso, os anseios da humanidade é encontrar a felicidade, seja aonde for ou com quem for.

Poesia riquíssima em elementos literários, os quais podemos inferir ou contextualizar à muitas obras clássicas da literatura universal, tais como "Drácula de Bram Stoker" e a Brasileira "Alma Solitária" de Augusto dos Anjos, pelo contexto da estética Gótica-Romântica, e o simbolismo  do referido de Augusto  dos Anjos. 

Veja o Clip, ouça a música





Por Lady Hannah

Fontes: Wikipédia, sites biográficos, Sites literários; YouTube, livros literários



Comentários

  1. lindo sempre amei os blutengel mal que ouvi uma musica nunca mais larguei
    é a minha banda preferida só que tenho pena que na ilha que estou nunca tenha ouvido falar neles.
    bjx amei o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até nos dias de hj bandas Góticas não são muito conhecidas, mas os que conhecem é eterno, tal como as características Góticas 🥰

      Excluir
    2. Bandas Góticas não são muito conhecidas, mas o que conhecem é eterno obg😊🥰

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção