O Gato de Schrödinger - na concepção humanista



O Gato de Schrödinger


Foi uma experiência do Austríaco Erwin Schrödinger, trata-se de explicar pela física quântica aspectos das menores partículas subatômicas,  quando se lê  mais parece   uma situação  Metafísica, "sobre a concepção humana" acerca  dessa experiência; um fato Interessante para discorrer sobre o tema de forma simples ao entendimento. 


PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA


Erwin Schrödinger nasceu em Viena, na Áustria, em 1887, e tornou-se um dos cientistas que mais contribuíram para o desenvolvimento da mecânica quântica.

Sua polêmica hipótese do gato simultaneamente vivo e morto foi lançada em 1935, dois anos depois do Cientista  ter ganhado o Prêmio Nobel de Física. Schrödinger faleceu em 1961.

"Erwin Schrödinger"


EXPERIÊNCIA


A caixa onde seria feita a experiência de Schrödinger contém um recipiente com material radioativo e um contador Geiger, aparelho detector de radiação. Se esse material soltar partículas radioativas, o contador percebe sua presença e aciona um martelo, que, por sua vez, quebra um frasco de veneno.
O Gato é colocado dentro da caixa e fecha-se a mesma, e então, abserva-se as teorias.
Diz a lei da mecânica quântica, de acordo com as leis da física quântica, a radioatividade pode se manifestar em forma de ondas ou de partículas e uma partícula pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, ou seja, se não abrir a caixa o Gato pode estar vivo, se o detector geiger não detectar nenhuma partícula o frasco de veneno não irá quebrar, ou estar morto pois o contator geiger detectou partículas e o frasco de veneno rompeu-se.
Mas,  segundo  o raciocínio de Schrödinger, as duas realidades aconteceriam simultaneamente e o Gato estaria vivo e morto ao mesmo tempo até que a caixa fosse aberta, entretanto, a presença de um observador acabaria com a simultaneidade e  só poderia ver ou um Gato vivo ou um Gato morto.
É evidente quando se trata de Cientistas, terão uma visão lógica do experimento, de acordo com o que a lei da física quântica abrange; se há subpartículas menores que o átomo, com uma quase certeza o detector Geiger iria detectar, mas teria que ter certeza se seria suficiente para quebrar o frasco de veneno, em  outra  concepção, em pessoas leigas por exemplo,  seria  o pensamento de Sbhrödinger, não é necessário ser um Cientista, mas é uma explicação "lógica" de uma pessoa de humanas, por exemplo. Visto que a mecânica e a física quântica tenta explicar fatos  inexplicáveis na Ciência.Isso se torna  um quebra cabeças para os Cientistas, a lógica a razão de tudo.
Mas voltando à cencepção de entendimento de um leigo,  se esse experimento não fosse uma teoria, Gatos adoram caixas, e ao mesmo tempo eles percebem o perigo, seria fácil persuadir o Gato a entrar na caixa, mas seria difícil mantê lo dentro, com um contator geiger, um martelo e um vidro de veneno.


UM POUCO DE FÍSICA QUÂNTICA E ESPIRITUALIDADE


Em algum momento da evolução é esperado a reconciliação e o equilíbrio entre Ciência e Fé, a Física Quântica é praticamente uma fusão e harmonia entre essas vertentes. A resolução de um paradoxo.

Vários pensadores profetizaram essa aurora da era do conhecimento. No século passado todas as descobertas da ciência refutavam os preceitos das religiões, e a religião cerceava a ciência no que diz respeito á interpretação dos textos sagrados. Hoje em pleno século XXI somos convidados a olhar a realidade por um outro prisma, o de que somos todos parte integrante do todo e somos co-criadores do universo.

A física quântica nos diz que, para compreender a realidade, é preciso se despir da idéia tradicional de matéria: concreta, sólida. O espaço e o tempo são ilusões visuais. Que uma partícula pode ser detectada em dois lugares ao mesmo tempo. A idéia de realidade transcende tudo aquilo que podemos imaginar, é como se um véu existisse entre a nossa percepção e o que conseguimos enxergar seja apenas uma sombra ou miragem.


Por Lady Hannah

Mais sobre Ciências

https://analice-alves.blogspot.com/2018/11/uma-mente-brilhante-titulo-em-portugues.html?m=1

Fontes: livros de  física e mecânica quântica, sites de busca científica






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção