Dia dos Mortos Mexicano e Significado da Caveira Mexicana

 



Dia dos mortos "Comemoração Mexicana"


"El dia de Los muertos" Comemorado entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro no País Mexicano; de origem indígena, coincide com as Comemorações  católicas sobre o dia de finados. Além do México também é comemorados em outros países da América central, em algumas regiões dos Estados Unidos, e países da América, onde a população de origem Mexicana é intensa. Uma cerimônia realizada na França em 7 de novembro de 2003, a UNESCO consagrou essa festividade Indígena do dia dos mortos como "Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade".


Origem da celebração no México 


Essa celebração do "Dia dos mortos", relatos e estudos dizem que tem mais de três mil anos entre os povos que habitavam a Região do México naquela época:"os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas ",praticavam este culto. Esse povo  antes da era pré-hispânica praticava o ato  de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.


O Festival que se tornou o Dia dos Mortos, era celebrado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, nos dias de hoje é comemorado na data cristã, por causa da colonização européia.

"La Catrina" de José Guadalupe Posada"


Enfatizavam a Deusa da Morte, hoje em dia representada pela gravura criada pelo Mexicano José Guadalupe Posada (1852-1913) "La Catrina",   esposa de Mictlantecuhtli, Senhor do Reino dos Mortos; mas existem outros significados para "Catrina" : a vontade do povo indígena de  transformar-se em Europeus "hispânicos", pelo fato da  dama ser  representada por uma caveira com vestimenta da  alto sociedade Européia, ou pela descrição que na morte somos todos iguais, justamente pela gravura ser uma caveira, ou invés ser uma Dama normal "A personagem da gravura   é o significado da famosa Caveira Mexicana"; nas festividades as "Mulheres" adoram se fantasiarem de "La Catrina"  com ou sem seu Esposo.


Realmente é   uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes; a comemoração é bem parecida no sentido temático de ser "uma festa alegre para reverenciar os mortos  com decorações e fantasias", mas cada cultura com suas peculiaridades.  Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de "Días de Muertos", os mortos têem permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados, se fantasiam de motivos relacionados com a  morte ou Catrina já citada.



"Para os povos Astecas,  Maias e outros que viveram no México antes da colonização hispânica tinham um simbolismo de Ancestralidade, ou seja, de adoração aos ancestrais e também acerca de religiosidade, o valor da pessoa depois da morte, não era sobre  o que ela foi enquanto vivo, mas pelo tipo de morte que teve. Hoje em dia entre os Mexicanos os valores de antigamente são parciais, devido à colonização hispânica- católica, " mixegenação de  culturas" mas o amor pelos entes queridos que já se foram é representado nessa festividade com muito afinco, e esperamos que essa essência nunca se perca com o tempo e modernidade."


Mais sobre esse assunto:

https://analice-alves.blogspot.com/2009/10/lendas-celtas-e-druidas.html?m=1


Por Lady Hannah

Fontes: Sites de cultura mexicana, povos maias e astecas, Wikipédia







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos