A lenda do Cavaleiro sem Cabeça
A origem
A estória do Cavaleiro sem Cabeça, é uma lenda urbana norte americana muito comum na lembrança das comemorações do Halloween, é o conto mais extenso do livro de Contos de suspense de Washington Irving o qual adotou o pseudônimo de Geoffrey Crayon; intitulado em inglês "The Legend of Sleepy Hollow", " Cavaleiro sem Cabeça, em português publicado em 1820, relatos dizem que esse conto foi baseado em uma das lendas Alemã de Rubezah do alemão Karl Musaus a qual Um Cavaleiro Fantasma no lugar da cabeça havia um nabo," nisso a alusão com a lenda de Jack O'Lantern", em outras escritos ele perambulava cavalgando com a cabeça em uma das mãos ou até mesmo , sem a cabeça e justamente cavalgava sem ermo a procura da mesma.
No conhecimento popular, o Cavaleiro é ainda anterior, tendo bases folclóricas imemoráveis. Na Irlanda, o "Dullahan", homem das trevas, carrega as mesmas características da personagem do conto de Irving, mas é muito mais associado à morte. Já na tradição literária inglesa, seu nome é Cavaleiro Verde e sua jornada começa após ser decapitado por Gawain das "Novelas de Cavalaria" que protagoniza o poema em que a criatura aparece.
Resumo do Conto
Ichabod Crane, Um Professor muito excêntrico, apaixonado por Misticismo, mudou-se para Sleepy Hollow, um vilarejo de colonos alemães, próximo a New York. Lá conseguiu emprego e começou a lecionar com afinco, pois gostou muito do lugar e logo já estava entre o roll de pessoas populares da pequena cidade; mas o que mais o chamou a atenção naquela cidadezinha, além da bela Katrina filha do rico fazendeiro Baltus Van Tassel, eram as estórias místicas que as pessoas contavam em rodas em volta a fogueira.
O Professor Crane, deveras, gostaria muito de fixar moradia em Sleepy Hollow, já que tinha emprego e a atenção de Katrina, além da formosura da moça, o pai dela tinha muito dinheiro, "uma herança muito gorda", mas sempre há algo para atrapalhar os planos das pessoas, no caso de Ichabod era o outro pretendente da filha dos Van Tassel, o valentão "Brom Bones".
As coisas aconteciam sem novidades no pacato vilarejo de Sleepy Hollow, até certo dia, Ichabod Crane, ao sair de uma festa dos Van Tassel, no mês de "Outubro", foi perseguido na estrada pelo Fantasma do Cavaleiro sem cabeça, o qual sua estória é narrada em toda a cidade por se tratar de um combatente que teve sua cabeça arrancada por uma bala de canhão na época da luta pela independência dos Estados Unidos, não se sabe se o Cavaleiro queria a cabeça de Echabod ou era o seu adversário Brom Bones, disfarçado e aproveitando-se da lenda do Cavaleiro para amendrontar e afungentar o pobre Professor, a narrativa desse episódio é muito rica de fatos históricos, que o autor fez questão de enfatizar, pois se tratava de um marco muito importante "A Independência do Estados Unidos colonial" . Esse fato mudou todos os planos do Professor, além de excêntrico era muito supersticioso, decidiu deixar a Vila e o amor de Katrina e ir embora.
Adaptação para o Cinema
A adaptação mais famosa foi a de 1999, dirigida por Tim Burtun, Ganhador do Oscar de melhor figurino, o roteiro é bem mais rico do que o original. A estória acontece em 1799 começa com mortes atribuída ao Fantasma do Cavaleiro sem Cabeça no vilarejo de Sleepy Hollow, é contratado o policial investigativo Ichabod Crane (Johnny Deep), sendo um homem muito cético, apesar dos pesadelos com sua mãe, a qual morreu torturada na "Donzela de Ferro", aonde puniam os hereges e adeptos à bruxaria, Ele sempre tentava atribuir os crimes de forma, os quais não fossem de ordem sobrenatural.
Ichabod ficou hospedado na casa do fazendeiro Van Tassel, ora Viúvo, sua bela filha Katrina(Christina Ricci) e a nova Esposa; com as mortes acontecendo e a principal semelhança entre elas era a falta da cabeça, que porventura, era decapitada, Katrina, a qual desenvolveu um especial carinho pelo Policial investigativo, o protegia pela magia que aprendera com a mãe.
O Ceticismo de Ichabod termina quando ele mesmo fora atacado pelo Cavaleiro sem cabeça( Christopher Walken) e assim decide tomar aquilo como pessoal e descobrir quem manipulava o Cavaleiro sobrenatural, e nesse intento, contava com a ajuda de Katrina.
A estória termina com a Madrasta de Katrina sendo desmascarada, por causa de uma vingança ela se apoderou da cabeça do Cavaleiro através de bruxaria, para conseguir manipula-lo e matar a todos que ela assim o desejasse, por fim, o Cavaleiro a levou consigo para trevas, Ichabod e Katrina deixam a vila e vão para a cidade grande.
Curiosidade
O sucesso do conto foi tão grande , a cidade americana Noth Tarrytown, em que foi inspirado, teve seu nome mudado para Sleepy Hollow oficialmente em 1996. Em seu cemitério, encontra-se enterrado o corpo do escritor do conto, Washington Irving. Em 2006, uma grande estátua do Cavaleiro sem Cabeça perseguindo Ichabod Crane foi inaugurada na Route 9 em Sleepy Hollow/Tarrytown, New York.
Um pouco do Autor
Washington Irving (Nova Iorque, 3 de abril de 1783 — Tarrytown, 28 de novembro de 1859) foi um escritor, biógrafo, ensaísta, historiador e diplomata dos Estados Unidos, do início do século XIX. Ficou conhecido por seus contos "The Legend of Sleepy Hollow" e "Rip Van Winkle", os quais foram publicados no livro The Sketch Book of Geoffrey Crayon, Gent, de 1819. Suas obras históricas incluem biografias de George Washington, Oliver Goldsmith e Maomé, além de vários acontecimentos do século XV na Espanha que tratam de assuntos tais como Cristóvão Colombo, os mouros, e Alhambra. Irving também serviu como embaixador dos Estados Unidos na Espanha entre 1842 e 1846, foi um dos primeiros autores a ser reconhecido na Europa, consolidou a profissão de escritor nos Estados Unidos e encorajou vários autores da época a escrever obras como ofício, inclusive o notável Edgar Alan Poe.
"A importância desse conto para os Norte-americanos é o ênfase na descrição dos locais e a história de lutas travadas, enquanto colônia, e o ápice da independência. Um conto escrito por um norte-americano, que apesar de ter bases no folclore anglo-saxão, teve e tem grande relevância na literatura clássica universal".
Mais sobre esse assunto:
https://analice-alves.blogspot.com/2020/10/jack-olantern.html?m=1
https://analice-alves.blogspot.com/2009/10/lendas-celtas-e-druidas.html?m=1
https://analice-alves.blogspot.com/2010/03/lendas-urbanas-brincadeira-do-copo-ou.html?m=1
Comentários
Postar um comentário