Jack O'Lantern

 





Jack O'Lantern

 (Jack O' lantern")  É uma Lenda celta do povo  anglo-saxão, da região da Irlanda. Diz  a lenda um Irlandês de má conduta e alcoólatra  de nome Jack, no dia 31 de Outubro entrou em uma taberna e lá, bebeu todas, e queria mais, mas  não tinha nenhum dinheiro para continuar bebendo. Então ele chamou o Diabo para lhe  dar uma moeda  e Ele  veio a seu encontro,   em troca da moeda exigiu a alma de Jack; assim,  o Ser das trevas  se transformou em uma  moeda e Jack pode pagar a bebida, no entanto, o Beberrão Irlandês o qual era  esperto, pegou a moeda antes de pagar,  a riscou com seu crucifixo, e o Diabo ficou preso na moeda. 


Passaram-se anos  e  Jack tentou mudar sua natureza inóspita, tratou bem sua família, foi até à igreja, mas não conseguiu. Justamente em um determinado ano, "31 de Outubro" , voltando para casa, o Diabo foi ter com Ele, aborrecido com essa aparição, pediu ao Ser das trevas pegar uma maçã que estava em um galho próximo a Eles, assim que o Diabo subiu no tronco da árvore para apanhar a fruta, mas que depressa, Jack pegou seu cruxifixo e fez uma cruz  no galho o qual estava o Diabo aprisionando-o mais uma vez, com a promessa de solta-lo, se o mesmo não o oportunasse mais, e assim o Diabo aceitou. Após um ano desse episódio, Jack  morreu não pode entrar no céu pelos seus atos na terra, o alcoolismo e porventura  também  tinha negócios com o Mal o qual foi inaceitável sua entrada no Paraiso. Sem opção, foi até o inferno,  não fora aceito também, pois no passado Jack havia enganado o Diabo duas vezes, o qual  não queria saber dele;  por esse fato,  Jack foi condenado a perambular pelo umbral  na escuridão, o  Diabo  compadecido, deu a Jack uma faísca  e esse a colocou dentro de um nabo    para iluminar   sua  triste eternidade a caminhar na escuridão eterna.Então veio a crendice de ornamentar os nabos com caricaturas e colocar uma vela acesa no seu interior para afugentar maus espíritos




""Embora o nabo seja mais difícil de cortar, o English Heritage, órgão público inglês responsável pela proteção e promoção da história da Inglaterra, defende sua utilização, porque faz parte da tradição inglesa criar esculturas em nabos para o Halloween."

Quando a lenda chegou nos  Estados unidos  os nabos não eram abundantes e sim as abóboras  e as  adotaram  como a lanterna de Jack , a lenda diz mais, nas abóboras sem iluminação, na noite do dia 31 de Outubro se alguém conseguir ver uma pequena luz, é  a lanterna do  Jack tentando uma saída para se libertar do  limbo.


As pessoas aludem A lenda do Jack O'Lantern com o Cavaleiro sem Cabeça, o qual  fora retirado de Adaptações de conto The Legend of Sleepy Hollow (1820), de Washington Irving, muitas vezes retratam o Cavaleiro Sem Cabeça com uma Abóbora ou Jack-o'-lantern no lugar de sua cabeça decepada.

Cavaleiro sem Cabeça é uma lenda muito popular no folclore Norte Americano vindo de lendas européias, onde era conhecido como Dullahan (significa sem cabeça ou decapitado em Irlandês).


Toda a Lenda tem início em um local e vai se propagando com o deslocamento das pessoas para outros locais, a mixegenação de fatos é relevantes para as crendices populares, com modificações ou fatos acrescentados. O Halloween é uma cultura vasta com muita "antropofagia", que remete muito a crendices norte-americanas e estadunidense.


Mais sobre esse assunto:

https://analice-alves.blogspot.com/2009/10/lendas-celtas-e-druidas.html?m=1

https://analice-alves.blogspot.com/2009/10/lendas-celtas.html?m=1

https://analice-alves.blogspot.com/2009/10/lendas-druidas.html?m=1

https://analice-alves.blogspot.com/2010/03/lendas-urbanas-brincadeira-do-copo-ou.html?m=1


Por Lady Hannah

Fontes: livros e sites da cultura celta, norte americana e Canadense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos