Filme: Contra o Tempo ( Resumo e Possível Análise)
Resumo
O capitão Colter Stevens (Jake Gyllenhall), estava em combate no Afeganistão e acorda em uma cápsula, com uma nova missão, a qual a Capitã Carol Goodwin (Vera Farmiga), lhe dá instruções; a Corporação o envia para um trem, ao lado de uma jovem, Christina (Michelle Monaghan); ele não entende nada, mas descobre que sua face e seu nome haviam mudado, naquele trem, Ele era Shan, um Professor de História; após oito minutes o trem explode e O Capitão volta à Cápsula.
Nessas idas e vindas para o trem, o Soldado exige uma explicação para o que estava acontecendo com ele; e as obteve, descobriu, que o atingiram na missão, que parte de seu cérebro funcionava, próprio inventor o Doutor Rutledge (Jeffrey Wright), desse experimento deu uma explicação sobre Mecânica quântica, mundos paralelos, e essa experiência, fazia parte projeto Código Fonte, o qual permite a colocação da inteligência de um ser humano em outro, 8 minutos antes da morte. O Escolhido pela Corporação foi o Professor Shan morto na explosão, o qual se adequava ao Piloto ; portanto, não era possível salvar àquelas pessoas, pois, já estão mortas. Na verdade, o Código Fonte, não permitia uma realidade paralela e sim a recriação de um determinado tempo.
O que motivou Colter/Shan, a voltar e a descobrir o Terrorista, foi a voz de seu pai ao ouvi-la através de uma gravação e o amor à Jovem Christina, e assim aconteceu; descobriu o Terrorista, e esse, foi pego com mais um arsenal de Bombas, para destruir e através da destrução, renasça uma terra melhor.
Após isso, O Capitão Colter, faz um pedido especial à Goodwin, que o envie novamente para ele tentar salvar as pessoas do trem, e depois que lhe dessem paz.
"Capitã Goodwin" |
E Ele conseguiu fazer tudo em 8 minutos, localizar e desarmar a bomba, prender o terrorista, e por fim dar um pouco de alegria àquelas pessoas, as quais estavam dentro do trem, e passou o um minuto mais feliz da vida dele com Christina.
O que Ele não sabia, era que, só mudar o rumo das coisas, "salvando o trem da explosão", criaria uma realidade alternativa, e viver lá; então o Capitão/Shan envia uma mensagem para Goodwin, relatando esse episódio.
"O que Você Faria se tivesse somente um Minuto de vida?" Faria cada segundo valer A pena" |
Possível Análise
Contra o Tempo, Produção Cinematográfica de 2011, título original (Source Code), Roteiro de Ben Ripley e Direção de Duncan Jones.
Um enredo, cheio de ação, apesar das repetições de idas e vindas da personagem no tempo através de estímulos cerebrais, pois a personagem estava meio vivo e meio morto, com apenas uma parte do cérebro estimulada por um programa de computador e suas funções vitais controladas por máquinas. Isso nos mostra como as atividades cerebrais são complexas, e muitas experiências supostamente são feitas sobre o que o cérebro pode fazer, até mesmo criar uma realidade alternativa, como, o enredo da produção cinematográfica; há um enredo "Koma", uma produção Russa de 2020, dirigido por Nikita Argunov, expõe o mesmo contexto "A Mente em mundos Paralelos" , com espectativas diferentes; o enredo retrata a estória de um homem, que sofre um acidente e acorda em um mundo paralelo criado pelo seu inconsciente em estado de coma. Nessa nova realidade induzida, ele ganha poderes e se une a um grupo de pessoas que habitam esse universo, mas querem voltar ao o mundo real.
"Koma, Filme" |
O tempo é Psicológico, ressaltado a Personagem do Capitão Colter, somente ele e mais ninguém teve aquela experiência de estar em uma recriação do tempo; como se fosse um sonho, o qual as ações são únicas e restrita a Quem sonha.
Os supostos "Déjà vus" da, os quais acontecem com a personagem, de sempre estar no mesmo lugar, induzido pelos programas de computador se contextualiza com as teorias Dr. Michio Kaku, um futurólogo americano, físico teórico e divulgador da ciência; universos paralelos podem explicar o fenômeno misterioso e afirma que a física quântica realmente fornece os detalhes necessários que sugere que o déjà vu pode ser provocado por sua capacidade de projetar entre diferentes universos. Mas essas ondas desses vários mundos não interagem ou influenciam uns aos outros. São como ondas de rádio, transmitindo individualmente energias para pessoas diferentes, não no coletivo." Michi kaku, Parallel Words: A Journey Through, Dimensões Superiores, e o Futuro do Cosmos".
E foi através desses "Déjà vus", induzidos, que O Capitão na Mente de Shan, conseguiu entrar em uma realidade alternativa, paralela à primeira. Algo que muitas pessoas se questionam ao assistir o filme: "Afinal O Capitão Colter morreu ou não? Na verdade tem 3 realidades paralelas; 1- Ele no experimento; 2- Ele na recriação do tempo no trem; 3 - Quando Ele salva as pessoas; O Capitão Colter no corpo de Shan, pois como o Professor já tinha morrido na Realidade 1, não poderia estar na realidade 3, Quando Ele Colter no corpo de Shan salva o trem e muda toda a trajetória do tempo, e das pessoas, até dele próprio.
Uma estória realmente para se pensar e refletir sobre nós mesmos, não é um enredo apenas de ficção científica, mas de amor ao próximo e motivação.
Assista o Trailer:
Por Lady Hannah
Fontes: Wikipédia, sites Científicos,. Filme, YouTube, Sites Cinematográficos
Comentários
Postar um comentário